Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222 |
Resumo: | Neste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_74331726a2c733f3e4a3bfac6dc6081c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12222 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídiaPublicidadeArte narrativaMídiaMitoNeste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper discusses advertising discourse as one of man’s narratives in everyday life, inserted within media culture. This work uses narratology as its theoretical-methodological support. A commercial spot for Havaianas flip flops is analyzed here in order to demonstrate how the act of reading these narratives can be guided, fusing together the comprehension frameworks of message viewers and producers.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Jornalismo (FAC JOR)Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP2013-02-26T18:17:45Z2013-02-26T18:17:45Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLAUSINO, Márcia Coelho; MOTTA, Luiz Gonzaga. Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 159-176, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/113>. Acesso em: 25 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222Revista Comunicação Mídia e Consumo adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/index. Acesso em: 25 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessFlausino, Márcia CoelhoMotta, Luiz Gonzagaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-16T22:02:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/12222Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-16T22:02:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
title |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
spellingShingle |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia Flausino, Márcia Coelho Publicidade Arte narrativa Mídia Mito |
title_short |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
title_full |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
title_fullStr |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
title_full_unstemmed |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
title_sort |
Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia |
author |
Flausino, Márcia Coelho |
author_facet |
Flausino, Márcia Coelho Motta, Luiz Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Luiz Gonzaga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flausino, Márcia Coelho Motta, Luiz Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Arte narrativa Mídia Mito |
topic |
Publicidade Arte narrativa Mídia Mito |
description |
Neste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11 2013-02-26T18:17:45Z 2013-02-26T18:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FLAUSINO, Márcia Coelho; MOTTA, Luiz Gonzaga. Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 159-176, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/113>. Acesso em: 25 fev. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222 |
identifier_str_mv |
FLAUSINO, Márcia Coelho; MOTTA, Luiz Gonzaga. Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 159-176, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/113>. Acesso em: 25 fev. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580828401434624 |