Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flausino, Márcia Coelho
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Motta, Luiz Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222
Resumo: Neste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_74331726a2c733f3e4a3bfac6dc6081c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12222
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídiaPublicidadeArte narrativaMídiaMitoNeste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper discusses advertising discourse as one of man’s narratives in everyday life, inserted within media culture. This work uses narratology as its theoretical-methodological support. A commercial spot for Havaianas flip flops is analyzed here in order to demonstrate how the act of reading these narratives can be guided, fusing together the comprehension frameworks of message viewers and producers.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Jornalismo (FAC JOR)Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP2013-02-26T18:17:45Z2013-02-26T18:17:45Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLAUSINO, Márcia Coelho; MOTTA, Luiz Gonzaga. Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 159-176, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/113>. Acesso em: 25 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222Revista Comunicação Mídia e Consumo adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/index. Acesso em: 25 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessFlausino, Márcia CoelhoMotta, Luiz Gonzagaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-16T22:02:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/12222Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-16T22:02:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
title Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
spellingShingle Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
Flausino, Márcia Coelho
Publicidade
Arte narrativa
Mídia
Mito
title_short Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
title_full Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
title_fullStr Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
title_full_unstemmed Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
title_sort Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia
author Flausino, Márcia Coelho
author_facet Flausino, Márcia Coelho
Motta, Luiz Gonzaga
author_role author
author2 Motta, Luiz Gonzaga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flausino, Márcia Coelho
Motta, Luiz Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Arte narrativa
Mídia
Mito
topic Publicidade
Arte narrativa
Mídia
Mito
description Neste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11
2013-02-26T18:17:45Z
2013-02-26T18:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLAUSINO, Márcia Coelho; MOTTA, Luiz Gonzaga. Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 159-176, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/113>. Acesso em: 25 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222
identifier_str_mv FLAUSINO, Márcia Coelho; MOTTA, Luiz Gonzaga. Break comercial : pequenas histórias do cotidiano : narrativas publicitárias na cultura da mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 159-176, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/113>. Acesso em: 25 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580828401434624