Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Hamanda Maiara Nascimento
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Weller, Wivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48280
https://doi.org/10.1590/1980531410374
https://orcid.org/0000-0002-8808-6827
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
Resumo: O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.
id UNB_748e0e1c2d7de9b578163a632494d86e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48280
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativaSchool experience in evening upper secondary education : a comparative analysisExperiencia escolar en la escuela secundaria nocturna : un análisis comparativoEnsino médioEnsino regular noturnoAnálise comparativaO artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.The article examines the school experience of young female students enrolled in the regular curriculum at evening upper secondary education. We conducted eight group discussions with female students from two public schools in the Federal District (Brazil), which were analyzed with the documentary method. The results of the comparative analysis reveal that the construction of school experience during evening upper secondary education, along with its underlying set of practices, is structured by a frame of orientation that is empirically constituted in the conflict relationship between an institutionalized standard of school career development and the habitus of the female students. The problem of habitual misfit connects different evening school students to the same conjunctive space of experience.El artículo analiza la experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna de jóvenes estudiantes matriculadas en la modalidad regular. Fueron realizados ocho grupos de discusión con estudiantes mujeres de dos escuelas públicas del Distrito Federal (Brasil), interpretados mediante el método documental. Los resultados del análisis comparativo constataron que la construcción de la experiencia escolar durante la secundaria nocturna, y el conjunto de prácticas que la fundamentan, está estructurada por un marco de orientación constituido empíricamente en la relación de conflicto que se establece entre un patrón institucionalizado de desarrollo de la carrera escolar y el habitus de las estudiantes. El problema del desajuste habitual conecta a diferentes estudiantes del período nocturno a un mismo espacio conectivo de experiencia.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFundação Carlos ChagasUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaPontes, Hamanda Maiara NascimentoWeller, Wivian2024-06-17T12:18:25Z2024-06-17T12:18:25Z2024-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPONTES, Hamanda Maiara Nascimento; WELLER, Wivian. Experiência escolar no ensino médio noturno: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 54, e10374, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374. Acesso em: 17 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48280https://doi.org/10.1590/1980531410374https://orcid.org/0000-0002-8808-6827https://orcid.org/0000-0003-1450-2004poreng(CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-17T12:23:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/48280Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-17T12:23:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
School experience in evening upper secondary education : a comparative analysis
Experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna : un análisis comparativo
title Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
spellingShingle Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
Pontes, Hamanda Maiara Nascimento
Ensino médio
Ensino regular noturno
Análise comparativa
title_short Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
title_full Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
title_fullStr Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
title_full_unstemmed Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
title_sort Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa
author Pontes, Hamanda Maiara Nascimento
author_facet Pontes, Hamanda Maiara Nascimento
Weller, Wivian
author_role author
author2 Weller, Wivian
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Hamanda Maiara Nascimento
Weller, Wivian
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino regular noturno
Análise comparativa
topic Ensino médio
Ensino regular noturno
Análise comparativa
description O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-17T12:18:25Z
2024-06-17T12:18:25Z
2024-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Hamanda Maiara Nascimento; WELLER, Wivian. Experiência escolar no ensino médio noturno: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 54, e10374, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374. Acesso em: 17 jun. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48280
https://doi.org/10.1590/1980531410374
https://orcid.org/0000-0002-8808-6827
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
identifier_str_mv PONTES, Hamanda Maiara Nascimento; WELLER, Wivian. Experiência escolar no ensino médio noturno: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 54, e10374, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374. Acesso em: 17 jun. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48280
https://doi.org/10.1590/1980531410374
https://orcid.org/0000-0002-8808-6827
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508316984868864