O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Tereza Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24221
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24221
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_76c50fc1098674ae11b1159f1abe900f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24221
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didáticoTecnologia em educaçãoEducação - tecnologia da informaçãoPráticas pedagógicasRecursos didáticosProcesso de ensino - aprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.Diante do aumento do uso de tecnologias em sala de aula e do aperfeiçoamento dos recursos aplicados como ferramentas pedagógicas, este estudo tem como objetivo investigar o uso de mensagens eletrônicas instantâneas no processo de ensino-aprendizagem. O recorte busca documentar experiências de docentes que utilizam o aplicativo WhatsApp como recurso didático e que tenham obtido resultados que eles próprios considerem satisfatórios. O objeto foi delimitado com base nas seguintes perguntas: Como se dá o uso do WhatsApp como recurso didático? Quais as vantagens e os principais desafios apresentados por quem já vivenciou tal experiência? De que maneiras o aplicativo pode ser usado em atividades escolares? Partindo do pressuposto de que as tecnologias são mais bem aproveitadas quando o professor as aceita, prepara-se para apropriar-se delas e torná-las um material pedagogicamente adequado, buscase aqui compreender o potencial de transformação do WhatsApp reunindo reflexões de pesquisadores que se debruçam sobre o tema e relatos de educadores que inserem recursos pedagógicos tecnológicos em suas práticas diárias. A fundamentação teórica (BOTTENTUIT JUNIOR, 2016; CASTELLS, 2013; JENKINS, 2009; KENSKI, 2012; LEMOS, 2013; LEVY, 2009, MORAN, 2015) foi seguida de uma Revisão Sistemática da Literatura (GONÇALVES, NASCIMENTO & NASCIMENTO, 2015; RAMOS, FARIA & FARIA, 2014). A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (CRESWELL, 2010) e foi desenvolvida a partir da Amostragem Bola de Neve (BALDIN & MUNHOZ, 2011) com professores que são familiarizados com o uso do WhatsApp na escola. Foi aplicado um questionário on-line no qual 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam a cinco questões de múltipla escolha, três questões dissertativas e uma sobre o perfil. Na etapa posterior, 10 professores participaram de entrevistas semiestruturadas para responder detalhadamente sobre como concebem o uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica. A seleção dos entrevistados se deu a partir das respostas ao questionário on-line: os perfis dos mesmos deveriam demonstrar aptidão para responder as questões norteadoras deste estudo, além de, evidentemente, haver disposição dos mesmos para conversar com a pesquisadora. A conclusão aponta que quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas.In face of the increasing use of technology in classroom and the improvement of applied resources as pedagogic tools, this study has the objective of investigating the use of instantaneous electronic messages in the teaching-learning process. The cutting searches to document experiences of teachers who use the application WhatsApp as a didactic resource and have obtained results they consider satisfactory. The object was delimited by the following questions: How is the use of WhatsApp as a didactic resource for teachers of the Medium School Teaching done? Which are the advantages and the main challenges presented to those who have already lived such an experience? Based on the presupposition that the technologies are better taken advantage when the teacher accepts them, masters them and gets ready to turn them into didactically appropriate material, what is looked for here is to understand the potential of transformation of WhatsApp, through gathering reflections of researchers who lean over the theme and reports of educators who insert technological pedagogic resources in their daily practices. The theoretical foundation (BOTTENTUIT JÚNIOR, 2016; CASTELLS, 2013; JENKINS, 2009; KENSKI, 2012; LEMOS, 2013; LEVY, 2009; MORAN, 2015) was followed by a Systematic Revision of the Literature (GONÇALVES, NASCIMENTO & NASCIMENTO, 2015; RAMOS, FARIA & FARIA, 2014). The research has both quantitative and qualitative nature (CRESWELL, 2010) and it was developed according to the Snowball Sampling Technique (BALDIN & MUNHOZ, 2011) involving teachers that are familiarized with the use of WhatsApp at school. An on-line questionnaire was applied and 105 participants of different areas of Brazil answered to five multiple choice questions, three dissertative questions and one question on the profile. In the subsequent stage, 10 teachers participated in semistructured interviews answering in full detail on how they conceive the use of WhatsApp as a pedagogic tool. The interviewees' selection was defined by the answers to the on-line questionnaire: the profiles of the chosen ones should demonstrate aptitude to answer the guiding questions of this study and willingness to talk with the researcher. The conclusion demonstrates that when there are engagement, preparation and educational planning, WhatsApp has potential to be an ally of successful pedagogic practises.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaMiranda, Tereza Cristina Rodrigues2017-08-22T17:26:32Z2017-08-22T17:26:32Z2017-08-222017-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Tereza Cristina Rodrigues. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24221http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24221A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:14:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/24221Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:14:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
title O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
spellingShingle O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
Miranda, Tereza Cristina Rodrigues
Tecnologia em educação
Educação - tecnologia da informação
Práticas pedagógicas
Recursos didáticos
Processo de ensino - aprendizagem
title_short O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
title_full O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
title_fullStr O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
title_full_unstemmed O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
title_sort O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
author Miranda, Tereza Cristina Rodrigues
author_facet Miranda, Tereza Cristina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Tereza Cristina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia em educação
Educação - tecnologia da informação
Práticas pedagógicas
Recursos didáticos
Processo de ensino - aprendizagem
topic Tecnologia em educação
Educação - tecnologia da informação
Práticas pedagógicas
Recursos didáticos
Processo de ensino - aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22T17:26:32Z
2017-08-22T17:26:32Z
2017-08-22
2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Tereza Cristina Rodrigues. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24221
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24221
identifier_str_mv MIRANDA, Tereza Cristina Rodrigues. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24221
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580796520529920