Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisita, Ana Carolina Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34835
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
id UNB_800b14c8438746c9a6c8059df0460316
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34835
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visualPrincesas da DisneyEstereótipos de gêneroIdentidade de gêneroRepresentações de gêneroCultura visualDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.entretenimento, têm como seu principal repertório contos de fadas e princesas, que são espaços de constituição de identidades de gênero e de construção da heterossexualidade normativa. A presente dissertação entrecruza os estudos da Educação da Cultura Visual e os das representações de gênero, transitando através da retirada das discussões de gênero do Plano Nacional de Educação e a proibição do uso deste em salas de aula do Brasil. Tendo como objeto de análise inicial os filmes Aladdin (1992), Mulan (1998), Valente (2012) e Moana (2017), que integram a marca Princesas Disney, percebe-se que estas obras exercem influência sobre a construção de gênero no público feminino em idade escolar, sendo filmes que foram se transformando e mudando ao decorrer dos anos. Sendo assim, estes filmes continuam com seus princípios excludentes e com um olhar familiarista e colonizador sobre tudo aquilo que foge do padrão euromericano. Como abordagem metodológica alcunhada e usada neste processo, os filmes foram levados a dois grupos focais de alunas do primeiro ano do ensino médio, com faixa etária entre 14 anos e 18 anos, em duas escolas públicas localizadas em Brasília-DF e Formosa – GO. Foi utilizado como abordagem metodológica neste processo, o uso do método de conversações e narrativas visuais produzidas pelas alunas, que possibilitaram criar categorias de analises e compreender através da perspectiva da Educação da Cultura Visual, como a noção do olhar acerca dos arquétipos femininos repercutem na formação de meninas. Esta abordagem metodológica foi importante para perceber o quanto as meninas possuem dificuldade em diferenciar a forma de se fazer princesa, observado nos filmes, com a realidade. Com base na análise, conclui-se que educadoras(es), pesquisadoras(es) culturais e famílias discutam criticamente a influência que a Disney possui na formação e construção do olhar das meninas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The visuals produced by Disney, far from being just entertainment mechanisms, have as its main repertoire fairy tales and princesses, which are spaces for the constitution of gender identities and the construction of normative heterosexuality. The following dissertation crosses the studies of the Visual Culture Education and representations of gender, transiting through the removal of the gender discussion from the National Plan of Education and the prohibition of its use in classes in Brazil. The films Aladdin (1992), Mulan (1998), Valente (2012) and Moana (2017), which are part of the Disney Princess brand, show that these works have influence on the gender construction in the female school age public, being films that have been changing over the years. Thus, these films continue with their exclusionary principles and with a familiaristic and colonizing look at everything that escapes the euromericano pattern. As a methodological approach used in this process, the films were taken to two different groups of students from freshman year - between 14 and 18 years old - in two public schools located in Brasília-DF and Formosa - GO. It was used as methodological approach in this process, the use of the method of conversations and visual narratives produced by the students, making possible to create categories of analysis and to understand from the perspective of Visual Culture Education, as the notion of the gaze on the female’s archetypes results in the shaping of the girls mentality. This methodological approach was important to realize how difficult it is for girls to differentiate how it is to be a princess, observed in the movies, with reality. Based on the analysis, it is concluded that educators, cultural researchers and families critically discuss the influence Disney has on the shaping and construction of the girl’s mentality.Fernández Méndez, Maria Del Rosario TatianaLisita, Ana Carolina Rocha2019-06-17T16:48:50Z2019-06-17T16:48:50Z2019-06-172018-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLISITA, Ana Carolina Rocha. Quando crescer quero ser princesa: um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual. 2018. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34835A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/34835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
title Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
spellingShingle Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
Lisita, Ana Carolina Rocha
Princesas da Disney
Estereótipos de gênero
Identidade de gênero
Representações de gênero
Cultura visual
title_short Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
title_full Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
title_fullStr Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
title_full_unstemmed Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
title_sort Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual
author Lisita, Ana Carolina Rocha
author_facet Lisita, Ana Carolina Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisita, Ana Carolina Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Princesas da Disney
Estereótipos de gênero
Identidade de gênero
Representações de gênero
Cultura visual
topic Princesas da Disney
Estereótipos de gênero
Identidade de gênero
Representações de gênero
Cultura visual
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-10
2019-06-17T16:48:50Z
2019-06-17T16:48:50Z
2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LISITA, Ana Carolina Rocha. Quando crescer quero ser princesa: um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual. 2018. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34835
identifier_str_mv LISITA, Ana Carolina Rocha. Quando crescer quero ser princesa: um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual. 2018. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580721911201792