Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Auriane Meneses Mesquita
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10049
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.
id UNB_868c6da0915131cf6c971989f42f0cc1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10049
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discursoLetramentoLinguística - pesquisa aplicadaLeitura - práticaEscrita - práticaAvaliação educacionalEscolas - Brasília (DF)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.Essa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com 08 (oito) alunos amparados, que frequentaram aulas de Apoio Pedagógico (AP), no ano de 2011, no Colégio Militar de Brasília, em competências de leitura e escrita. Meus objetivos foram 1) verificar a adequação dos critérios das Avaliações Diagnósticas que determinaram a esses alunos a frequência às aulas de Apoio Pedagógico; 2) investigar se as aulas de AP serviram para colaborar no avanço escolar dos alunos em relação às habilidades de leitura e escrita; e 3) compreender por que alguns alunos após essas aulas avançam no processo, enquanto outros negligenciam ou dele se desinteressam. Para a realização dessa pesquisa, apoiei-me nas seguintes abordagens teóricas: Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1992; Chouliaraki e Fairclough, 1999; Fairclough, 2003); Novos Estudos do Letramento ( Street, 1984, 1985; Barton 1994; Barton e Hamilton, 2000) e Abordagens teóricas a respeito dos gêneros discursivos e de sua importância para o ensino, com base em Fairclough 2003; Bakhtin, 2000; Marcuschi, 2004, Dolz e Schneuwly, 2004; nos Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa, 1998; e nas Orientações Educacionais para o Ensino Médio, 2006). Por meio desse estudo sobre gênero busco comprovar que não é só viável, mas também produtivo e necessário, trabalhar com gêneros discursivos nas aulas de AP a fim de alcançar habilidades específicas da competência leitora e escritora. Na metodologia para coleta de dados, foram adotados métodos da pesquisa qualitativa, a pesquisa etnográfica e a etnografia crítica. Na análise, utilizei como dados concretos os resultados das AD, o questionário de pesquisa psicopedagógica, as transcrições das aulas de AP e as transcrições das entrevistas realizadas com os 8 (oito) alunos sujeitos participantes. Os resultados apontam que as práticas de leitura e escrita, realizadas durante toda a vida desses alunos, mostram-se reveladoras frente aos resultados obtidos na Avaliação Diagnóstica (AD) e na avaliação após as aulas de AP. Acredito, conforme Street (1984, p. 8), que "as práticas particulares de leitura e escrita que são ensinadas em qualquer contexto dependem de aspectos da estrutura social tais como estratificação e o papel das instituições educacionais". Nesse sentido, observei que o fato de o aluno ser filho de oficial ou de praça poderá influenciar significativamente os resultados desses alunos nas avaliações. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation is the result of research conducted with 08 (eight) supported students at Brasilia Military School, who attended Pedagogical Support (PS) classes in 2011, for reading and writing skills. Research objectives were 1) to verify appropriateness of criteria for Diagnostic Assessments (DAs) which determined the frequency with which these students would attend Pedagogical Support classes; 2) to investigate if the PS classes succeeded in contributing to the students‟ advancement at school in relation to reading and writing; and 3) to understand why some students advance after such classes, whilst others drop out or lose interest. In order to undertake this study, the following theoretical approaches were drawn-from: Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1992; Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003); New Literacy Studies ( Street, 1984, 1985; Barton 1994; Barton & Hamilton, 2000) and theoretical approaches to discourse genres and their importance in teaching, based on Fairclough 2003; Bakhtin, 2000; Marcuschi, 2004, Dolz & Schneuwly, 2004; as well as Curricular Parameters for Portuguese Language (1998) and Educational Guidelines for Upper-Secondary Education (2006). Through this study on genres, an attempt was made to prove that it is not only viable but also productive and necessary to work with discourse genres in PS classes in order to reach specific skills in reading and writing competence. For data collection methodology, qualitative research methods, ethnographic research and critical ethnography were adopted. In the analysis stage, concrete date from DAs, transcripts from PS classes and transcripts from interviews held with the 8 (eight) participating subjects were used. Results indicate that reading and writing practices, undertaken throughout the lives of these students, proved to be revealing in view of the results obtained in Diagnostic Assessments (DAs) and in evaluation after PS classes. The author believes, as does Street (1984, p. 8), that “specific reading and writing practices which are taught in any context depend on social aspects, such as stratification and the role of educational institutions”. In this sense, it was observed that the fact that a student is the child of an officer or of a soldier may significantly influence the results of these students in evaluations.Rios, Guilherme VeigaSilva, Auriane Meneses Mesquita2012-03-06T11:52:41Z2012-03-06T11:52:41Z2012-03-062011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Auriane Meneses Mesquita. Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília: um estudo em letramento e discurso. 2011. 133 f. Dissertação(Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10049info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/10049Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
title Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
spellingShingle Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
Silva, Auriane Meneses Mesquita
Letramento
Linguística - pesquisa aplicada
Leitura - prática
Escrita - prática
Avaliação educacional
Escolas - Brasília (DF)
title_short Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
title_full Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
title_fullStr Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
title_full_unstemmed Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
title_sort Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília : um estudo em letramento e discurso
author Silva, Auriane Meneses Mesquita
author_facet Silva, Auriane Meneses Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Guilherme Veiga
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Auriane Meneses Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Linguística - pesquisa aplicada
Leitura - prática
Escrita - prática
Avaliação educacional
Escolas - Brasília (DF)
topic Letramento
Linguística - pesquisa aplicada
Leitura - prática
Escrita - prática
Avaliação educacional
Escolas - Brasília (DF)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-26
2012-03-06T11:52:41Z
2012-03-06T11:52:41Z
2012-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Auriane Meneses Mesquita. Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília: um estudo em letramento e discurso. 2011. 133 f. Dissertação(Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10049
identifier_str_mv SILVA, Auriane Meneses Mesquita. Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília: um estudo em letramento e discurso. 2011. 133 f. Dissertação(Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878134345728