Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
id |
UNB_86cf52b58164115379993c6e698ed70b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/46633 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantilPráticas pedagógicasRelações interétnicasPovos indígenasEscolas - Distrito Federal (Brasil)Educação antirracistaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A pesquisa em tela teve por objetivo mapear e analisar as práticas educativas para as relações étnico-raciais desenvolvidas no Centro de Educação Infantil 01 (CEI 01) da cidade de São Sebastião/DF. Mais especificamente, focalizei os desafios e as inovações que atravessam as abordagens, as estratégias e os conteúdos mobilizados pelos docentes do referido centro, visando à implementação das leis n°10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação Básica. Buscando favorecer a participação ativa de professoras/es e estudantes no processo investigativo, foram adotadas estratégias de pesquisa colaborativa, tais como: participação observante; rodas de conversa; entrevista narrativa; e intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: 1) acompanhamento e registro das práticas educativas voltadas para o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola; 2) entrevistas narrativas com professoras e demais funcionários da escola; 3) intervenção pedagógica sobre a diversidade indígena e afro-brasileira junto às crianças do CEI 01, tendo em vista o desenvolvimento de uma análise crítica em perspectiva com as práticas usualmente realizadas na escola. O aporte teórico da pesquisa envolve a vasta literatura das relações étnico-raciais e educação antirracista, em chave decolonial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).La investigación en pantalla tuvo como objetivo mapear y analizar las prácticas educativas para las relaciones étnico-raciales desarrolladas en el Centro de Educación Infantil 01 (CEI 01) en la ciudad de São Sebastião/DF. Más específicamente, me centré en los desafíos e innovaciones que atraviesan los enfoques, estrategias y contenidos movilizados por los profesores del referido centro, con el objetivo de la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 que establecen la enseñanza obligatoria de las historias afrobrasileñas. y culturas y pueblos indígenas en la Educación Básica. Buscando favorecer la participación activa de profesores y estudiantes en el proceso investigativo, se adoptaron estrategias de investigación colaborativa, tales como: participación observadora; círculos de conversación; entrevista narrativa; e intervención pedagógica. El camino metodológico se desarrolló en tres etapas: 1) seguimiento y registro de prácticas educativas dirigidas a la enseñanza de las historias y culturas afrobrasileñas e indígenas en la escuela; 2) y entrevistas narrativas con maestros y otros empleados de la escuela; 3) intervención pedagógica sobre la diversidad indígena y afrobrasileña con niños del CEI 01, con miras a desarrollar un análisis crítico en perspectiva con las prácticas habitualmente realizadas en la escuela. El aporte teórico de la investigación involucra la vasta literatura sobre las relaciones étnico-raciales y la educación antirracista, en clave decolonial.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Ana Tereza Reis daAlmeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de2023-10-06T16:57:12Z2023-10-06T16:57:12Z2023-10-062023-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:51:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/46633Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:51:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
spellingShingle |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Práticas pedagógicas Relações interétnicas Povos indígenas Escolas - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
title_short |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_full |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_fullStr |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
title_sort |
Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil |
author |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de |
author_facet |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Tereza Reis da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Relações interétnicas Povos indígenas Escolas - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
topic |
Práticas pedagógicas Relações interétnicas Povos indígenas Escolas - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
description |
Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06T16:57:12Z 2023-10-06T16:57:12Z 2023-10-06 2023-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580883833356288 |