Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rogério Lemos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38370
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
id UNB_8f87a8aa7cb3f0b453f3678eb66437bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38370
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuaisAmbientes virtuaisAuditoria de segurança viáriaConsistência de projetoLista de verificaçãoÓculos de realidade virtualTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.A Auditoria de Segurança Viária (ASV) é um procedimento que viabiliza a identificação e a correção de elementos que causem risco de acidentes em rodovias antes que eles ocorram. Em se tratando de vias existentes, a inspeção é uma importante atividade para subsidiar o desenvolvimento da ASV. Por outro lado, a tecnologia de ambientes virtuais vem sendo amplamente empregada em diversas áreas por viabilizar a imersão em um cenário virtual, onde é possível observar elementos de interesse repetidas vezes. Diante do exposto, o objetivo principal desta tese é propor, de forma pioneira na área, um procedimento de ASV para rodovias rurais em operação denominado Auditoria de Segurança Viária Híbrida (ASV-H), que inclui, de modo complementar, inspeções realizadas em ambientes virtuais. Para isso, foram desenvolvidos: a) uma lista de verificação em ASV para inspeção em campo e uma lista de verificação ajustada para inspeção em ambiente virtual; b) um método que emprega o uso de novas tecnologias, como óculos de realidade virtual e aplicativo eletrônico móvel com interface facilitada para o auditor; e c) um procedimento de ASV que inclui informações sobre a consistência de projeto da rodovia na ASV-H. A fim de analisar a aplicabilidade da ASV-H, um trecho de rodovia rural brasileira em operação foi utilizado como estudo de caso. Para averiguar a hipótese de que o emprego de tecnologia de ambiente virtual é adequado para complementar as Auditorias de Segurança Viária tradicionais, dois grupos de auditores realizaram inspeções de modo distinto: um grupo, denominado A, aplicou a lista de verificação in loco; e o outro, denominado B, realizou inspeções para o mesmo local, sendo parte in loco e parte utilizando óculos de realidade virtual. Os resultados obtidos foram testados tendo por parâmetro o teste t e não confirmaram haver diferenças significativas entre as médias das respostas obtidas pelos grupos A e B, indicando o potencial de realização da inspeção híbrida. O emprego de novas tecnologias para apoiar as atividades de inspeção de campo da ASV constitui-se de uma ferramenta nova e complementar às auditorias tradicionais. Essa proposta, que inclui a avaliação de trechos rodoviários em ambientes virtuais, pode garantir o processo sistemático requerido, facilitar a gestão por meio da coleta de dados e possibilitar a verificação em qualquer tempo pela revisitação do ambiente virtual, promovendo a segurança das equipes de auditores pela redução do tempo de exposição nos trechos rodoviários. Assim, a proposta tem potencial por tornar a ASV mais acessível, o que pode auxiliar as concessionárias e agências reguladoras em relação às melhorias necessárias quanto à promoção da segurança nas rodovias.The Road Safety Audit (RSA) is a procedure that allows for the identification and the correction of elements that create risk of accident situations on highways, before they actually occur. As one is dealing with existing roadways, inspection becomes an important activity when it comes to providing support for the development of an RSA. On the other hand, the technology associated with virtual environments has become widely employed in a number of areas, as it allows for immersion, of an individual, into a virtual scenario, where it is possible to observe elements of interest many times over. In light of the aforementioned, the main objective of this thesis is the proposal, in a pioneering form for this area, of RSA procedures for rural highways in operation, denominated as the a Hybrid Road Safety Audit (H-RSA), which includes, in complementary fashion, inspections performed in virtual environments. In order to achieve this, the following were developed: a) a checklist in RSA for field inspections and a checklist adjusted to virtual environment inspections; b) a method that employs the use of new technologies, such as virtual reality glasses and a mobile electronic app with an ease of use interface for the auditor; and c) an ASV procedure that includes information on the design consistency of the road in the H-RSA. Aimed at the analyzing the applicability of the H-RSA, a stretch of Brazilian rural highway, in operation, was used as a case study. To establish the hypothesis that the employment of virtual environment technology is adequate in a complementary role to traditional RSA techniques, two groups of auditors performed inspections in distinct ways: one group, denominated as A, applied the verification list in loco; while the other, denominated as B, performed inspections for the same location, with part in loco and part using virtual reality glasses. The results obtained through these experiments were tested taking as a parameter the t test, where it was highlighted that there existed no significant difference between the responses measured from group A and B, thus indicating the potential for the performing of a hybrid inspection. The incorporation of new technologies in the support of RSA field inspection activities, can be seen as a new and complementary tool to traditional audits. This proposal, which includes the evaluation of stretches of highway in virtual environments, can guarantee the required systematic process, facilitate management by means of data collection and permit verification at any time through the revisiting of the virtual environment, thus promoting auditor team safety through the reduction of time exposed on stretches of highway. Therefore, the proposal has the potential to make RSA more accessible, which can aid highway concessionaires and regulatory agencies when it comes to the necessary improvements concerning the promoting of road safety.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesAndrade, Michellerogerio.ribeiro@ufu.brRibeiro, Rogério Lemos2020-06-29T13:51:48Z2020-06-29T13:51:48Z2020-06-292019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rogério Lemos. Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais. 2019. xx, 201 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38370A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/38370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
title Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
spellingShingle Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
Ribeiro, Rogério Lemos
Ambientes virtuais
Auditoria de segurança viária
Consistência de projeto
Lista de verificação
Óculos de realidade virtual
title_short Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
title_full Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
title_fullStr Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
title_full_unstemmed Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
title_sort Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais
author Ribeiro, Rogério Lemos
author_facet Ribeiro, Rogério Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Michelle
rogerio.ribeiro@ufu.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rogério Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais
Auditoria de segurança viária
Consistência de projeto
Lista de verificação
Óculos de realidade virtual
topic Ambientes virtuais
Auditoria de segurança viária
Consistência de projeto
Lista de verificação
Óculos de realidade virtual
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
2020-06-29T13:51:48Z
2020-06-29T13:51:48Z
2020-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Rogério Lemos. Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais. 2019. xx, 201 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38370
identifier_str_mv RIBEIRO, Rogério Lemos. Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais. 2019. xx, 201 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580830184013824