Educação e saúde indígena : preâmbulo a um futuro cidadão
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12659 |
Resumo: | Os autores se referem à presença de estudantes indígenas nas universidades brasileiras, que constitui objeto de críticas e debates. Os indicadores de saúde das comunidades indígenas atestam as desvantagens e iniqüidades acumuladas após séculos de exclusão. Diante desse quadro, faz-se um contraste entre as estratégias possíveis de “perdão e esquecimento” ou de “justiça reparadora”. Da formulação de políticas de proteção e garantia de direitos à sua efetivação, há um percurso complexo e, por vezes, atribulado. Sempre haverá pressões e, ocasionalmente, abusos e distorções que são sempre habilmente aproveitados pelos inimigos da política pública e defensores do Estado mínimo. Os autores acreditam que devem ser fomentados e criados espaços de diálogo para a realização de debates que contribuam a superar as grandes dicotomias e tensões dialéticas entre: aculturação versus preservação; a etnologia tradicional versus antropologia na multiculturalidade; etnopolítica versus resistência étnica; reconhecimento versus reifcação excludente; identidade hegemônica de nação versus identidades coletivas particulares, dentre outros. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Educação e saúde indígena : preâmbulo a um futuro cidadãoBrazilian indians’ education and health : the beginning of a citizen’s futureEducacion y salud indígena : preámbulo a un futuro ciudadanoIndígenas - aspectos sociaisIndígenas - educaçãoIndígenas - saúde - BrasilUniversidades e faculdades - ingressoOs autores se referem à presença de estudantes indígenas nas universidades brasileiras, que constitui objeto de críticas e debates. Os indicadores de saúde das comunidades indígenas atestam as desvantagens e iniqüidades acumuladas após séculos de exclusão. Diante desse quadro, faz-se um contraste entre as estratégias possíveis de “perdão e esquecimento” ou de “justiça reparadora”. Da formulação de políticas de proteção e garantia de direitos à sua efetivação, há um percurso complexo e, por vezes, atribulado. Sempre haverá pressões e, ocasionalmente, abusos e distorções que são sempre habilmente aproveitados pelos inimigos da política pública e defensores do Estado mínimo. Os autores acreditam que devem ser fomentados e criados espaços de diálogo para a realização de debates que contribuam a superar as grandes dicotomias e tensões dialéticas entre: aculturação versus preservação; a etnologia tradicional versus antropologia na multiculturalidade; etnopolítica versus resistência étnica; reconhecimento versus reifcação excludente; identidade hegemônica de nação versus identidades coletivas particulares, dentre outros. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe authors focus on the presence of Brazilian indian students at universities, which is object of criticism and debate. Health indicators of Brazilian indigenous communities show inequities resulting from centuries of marginalization. This is the framework for a contrast between two types of response, discussed by the authors: “forgiving and forgetting “ or “justice and reparation”. From the formulation of policies until their implementation there is a diffcult and occasionally turbulent path. There will be always pressures and also abuses which are exploited by the enemies of public policy and defenders of the minimal State. Authors believe that we have to promote and create dialogue spaces for debating issues which may contribute to the solution of great dichotomies and dialectic tensions between: acculturation versus preservation; traditional ethnology versus multicultural anthropology; ethnic politics versus ethnic resistance; respectful acknowledgement versus reifcation; national hegemonic identity versus collective particular identities, among others. __________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENLos autores se referen a la presencia de estudiantes indígenas en las universidades brasileñas, que constituye objeto de críticas y debates. Los indicadores de salud en las comunidades indígenas muestran las desventajas e inequidades acumuladas al cabo de siglos de exclusión. Delante de este cuadro, los autores hacen un contraste entre las estrategias posíbles de “perdón y olvido “ o de “justicia y reparación”. De la formulación de políticas de protección y garantía de derechos hasta su efectivación, hay un recorrido complejo y, a veces, azaroso. Siempre habrá presiones y, ocasionalmente, abusos y distorciones que son habilmente aprovechados por los enemigos de la política pública y defensores del Estado mínimo. Los autores creen que deben ser fomentados y creados espacios de diálogo para la realización de debates que contribuyan a superar las grandes dicotomías y tensiones dialécticas entre: aculturación versus preservación; etnología tradicional versus antropología en la multiculturalidad; etnopolítica versus resistencia étnica; reconocimiento versus reifcación excluyente; identidad hegemónica de nación versus identidades colectivas particulares, entre otros.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)2013-04-01T18:01:37Z2013-04-01T18:01:37Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMERCHÁN-HAMANN, Edgar; SOUSA, Maria de Fátima. Educação e saúde indígena: preâmbulo a um futuro cidadão. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1089>. Acesso em: 28 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12659Tempus: Actas de Saúde Coletiva - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1089. Acesso em: 28 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessHamann, Edgar MerchánSousa, Maria Fátima deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T21:05:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/12659Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T21:05:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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