O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Barbosa dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18842
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18842
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_99dc2746c5ac5171f80cd99f49e3efc9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18842
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizadosSindicatos - universidades e faculdadesEnsino a distânciaAssociação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES) - sindicato nacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.A presente pesquisa teve como finalidade analisar criticamente as visões do ANDES-SN e de professores sindicalizados em relação ao trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público, além de traçar os desafios postos por essa modalidade de ensino dentro das IES públicas. Os conceitos norteadores da pesquisa foram a ideologia em Karl Marx, a noção de trabalho no campo do pensamento marxista e o conceito de campo em Pierre Bourdieu. Como procedimento de pesquisa foi utilizada a análise crítica de discurso em John B. Thompson, Resende e Ramalho. A abordagem de pesquisa escolhida foi o materialismo histórico e dialético, utilizando como alicerce o procedimento da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Ramalho e Resende (2011) e também lançando mão das técnicas de entrevista semiestruturada a quatro sujeitos da pesquisa, além da análise documental e bibliográfica de textos do ANDES, quais sejam, relatórios de congressos e artigos produzidos em sua revista Universidade e Sociedade desde 2005, ano de criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O estudo também buscou investigar como o sindicato em questão e os docentes entrevistados enxergavam o tema trabalho docente na educação a distância no ensino superior público. Os dados analisados mostram que a visão hegemônica no ANDES-SN é de que a modalidade em questão no contexto do ensino superior público contribui para precarização do trabalho docente. Já em relação aos docentes entrevistados, a pesquisa aponta que há visões antagônicas, visto que alguns corroboram a visão pessimista do sindicato e outros se mostram sensíveis às possibilidades de democratização do ensino público superior que a modalidade traz.This research aims to critically analyze the position adopted by the National Association of Teachers (ANDES-SN) and by union leaders and unionized teachers in relation to distance education in higher education public schools, as well as the challenges imposed by this sort of education in these institutions. The principles that conducted this research were Karl Marx’s concept of ideology, the notion of field work in the Marxist thought and Pierre Bourdieu’s concept of field. The procedure used throughout the study was John B. Thompson’s and Resende and Ramalho’s critical discourse analysis, while the approach chosen was historical and dialectical materialism, with the use of Critical Discourse Analysis (CDA) of Ramalho and Resende (2011) as well as semi-structured interview techniques applied to six teachers. ANDES’s documents produced as a result of congresses and articles published in their magazine since 2005 - when the Open University of Brazil was created - were also analyzed. The study also tried to find out how the Union and the interviewees saw the work conditions in distance higher public education. The data seem to show that the Union sees distance in higher public education as a degradation of teachers’ work conditions. Among the teachers interviewed, though, the data revealed mixed feelings about distance education in higher public institutions. Some agree with the union in that it degrades the work conditions of teachers and others seem to believe that distance education has the potential it takes to guarantee mass access to public higher education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Carlos Alberto Lopes deSantos, Fernando Barbosa dos2015-12-03T14:50:35Z2015-12-03T14:50:35Z2015-12-032015-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Fernando Barbosa dos. O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público: o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18842http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18842A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:37:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/18842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:37:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
title O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
spellingShingle O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
Santos, Fernando Barbosa dos
Sindicatos - universidades e faculdades
Ensino a distância
Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES) - sindicato nacional
title_short O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
title_full O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
title_fullStr O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
title_full_unstemmed O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
title_sort O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
author Santos, Fernando Barbosa dos
author_facet Santos, Fernando Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carlos Alberto Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernando Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sindicatos - universidades e faculdades
Ensino a distância
Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES) - sindicato nacional
topic Sindicatos - universidades e faculdades
Ensino a distância
Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES) - sindicato nacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03T14:50:35Z
2015-12-03T14:50:35Z
2015-12-03
2015-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Fernando Barbosa dos. O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público: o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18842
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18842
identifier_str_mv SANTOS, Fernando Barbosa dos. O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público: o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18842
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580678884982784