A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscilla da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19178
http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19178
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.
id UNB_9dd6064b1f27e22d790e8da376981b8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19178
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticasTexto argumentativoGramáticaProdução textual - estratégias de correçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.A presente tese tem como objeto de análise produções de textos argumentativos de alunos do sexto ano, de uma escola privada de Brasília, sob a perspectiva teórica da Usage-Based Linguistic, com base nos estudos de Bybee, Tompson, Tomasello e, no Brasil, Martelotta, Bispo e Cunha. A escolha teórico-metodológica foi baseada na necessidade de se analisar a língua escrita em uso pelos alunos, a fim de se buscar novas estratégias para o ensino de Produção de Texto. A partir desses pontos, objetivou-se (i) mapear os principais problemas de estrutura do texto argumentativo produzidos por alunos do sexto ano; (ii) analisar a compreensão dos alunos acerca da organização de textos argumentativos escritos, (iii) verificar em que medida a língua falada influencia na organização do texto escrito, quando se exige o uso da norma-padrão da língua; e (iv) observar a influência da prosódia da língua falada sobre a organização textual escrita em casos específicos de uso da vírgula. A pesquisa conta com a análise de três corpora, formados por um questionário aplicado aos alunos, 150 produções de textos e o áudio de um programa de rádio, para se comparar, acusticamente, a prosódia e o uso de vírgulas nos textos escritos. Os dados gerados por esses instrumentos foram submetidos à análise qualitativa e têm suporte para as discussões propostas na análise quantitativa. Além de descrição, análise e discussão dos dados à luz da Usage-Based Linguistic, esta pesquisa discute questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e Produção Textual, e propõe intervenções didáticas a partir dos resultados obtidos na análise de dados. Os corpora indicaram que o aluno domina, como conhecimento prévio à vida escolar, a norma padrão na linguagem escrita em alguma medida, e à escola cabe adequar esse saber à norma padrão da língua portuguesa nas produções escritas dos estudantes. Além disso, no que diz respeito à relação entre entonação e pontuação, as análises põem em cheque algumas afirmações clássicas sobre o assunto, como a relação entre uso da vírgula e a pausa. Com base nos resultados encontrados, foram feitas propostas didáticas para o ensino de Produção de Texto e Língua Portuguesa, no sexto ano. Por sua natureza analítica em relação à estrutura da língua, esta pesquisa se enquadra nos estudos referentes à Teoria e Análise Gramatical, e visa propor incremento ao ensino de Produção Textual a partir da intervenção docente efetiva na língua em uso pelo aluno de sexto ano.The present thesis will analyze the production of argumentative texts of sixth grade students from a private school in Brasilia, under the theoretical perspective of the Usage-Based Linguistic, based on the studies of Bybee, Tompson, Tomasello and, in Brazil of Martelotta, Bispo and Cunha. The theoretical methodological choice was based on the need to analyze the written language in use by students, in order to pursue new strategies for the teaching of text production. Based on such points, the objective was (i) to map the main problems of argumentative text structure produced by sixth grade students; (ii) to analyze the comprehension of the students regarding the organization of written argumentative texts; (iii) to verify the extent to which the spoken language influences the written text organization, when it requires the usage of the Standard Language; and (iv) to observe the influence of the prosody of spoken language on the written textual organization in specific cases of comma usage. The research includes the analysis of three corpora, formed by a questionnaire applied to the students, 150 text productions and an audio of a radio program to make an acoustically comparison between the prosody and the use of comma in the written texts. The data generated by such instruments were subjected to qualitative analysis and has the support for the discussions proposed in the quantitative analysis. Besides the description, analyses and discussion of the data based on the Usage-Based Linguistic, such research discusses issues related to the Portuguese Language teaching and Textual Production and it proposes educational interventions from the results obtained in data analysis. The corpora indicated that the student dominates, as prior knowledge to school life, the written Standard Language to a certain extent, and it is the responsibility of the school to adapt such knowledge to the Portuguese Standard Language in the written production of the students. Furthermore, regarding the relation between intonation and punctuation, the analyzes challenge some classic statements on the subject, as the relation between the use of comma and the pause itself. Based on the results found, educational proposals were made to the text production teaching and Portuguese Language in the sixth grade. Per its analytical nature in relation to language structure, such research falls inside the studies on the Theory and Analysis of Grammar, and it aims to propose an increase to the Textual Production from the effective teaching intervention in the language in use by the student of the sixth grade.ZUSAMMENFASSUNG - Die vorliegende Dissertation hat die Zielsetzung, die Produktion argumentativer Texte durch Schüler der sechsten Jahrgangsstufe einer Privatschule in Brasília zu analysieren. Der theoretische Rahmen für die Untersuchung ist Usage-Based-Linguistic auf der Grundlage der Arbeiten von Bybee, Tompson, Tomasello und der brasilianischen Beiträge von Martelotta, Bispo und Cunha. Die Auswahl dieses Rahmens ergab sich durch die Notwendigkeit der Analyse schriftlicher Schüleräußerungen mit dem Ziel, neue Strategien für die Produktion von Texten im schulischen Kontext zu finden. Auf dieser Grundlage ergeben sich die folgenden Frage- und Problemstellungen: a) Inventarisierung und Lokalisierung der grundsätzlichen Schwierigkeiten von Schülern der sechsten Jahrgangsstufe bei der Produktion von Texten; b) Analyse des Verständnisniveaus der Schüler bezüglich der Organisation schriftlicher argumentativer Texte; c) Bestandsaufnahme der Einflüsse der gesprochenen Sprache innerhalb eines normativen Kontexts; d) Beobachtung prosodischer Einflüsse auf die Verwendung von Kommata. Grundlage der Untersuchung sind drei Corpora: ein Fragebogen, 150 Textproduktionen und ein Radioprogramm um die Verwendung von Kommata in der geschriebenen Sprache zu überprüfen. Die aus diesen Corpora gewonnenen Daten wurden einer qualitativen Anlyse unterzogen und sie werden durch die Vorschläge, die innerhalb der Diskussion der quantitativen Analyse gemacht wurden, unterstützt. Neben der Beschreibung, Diskussion und Analyse der Daten im Lichte der Usage-Based-Linguistic werden zudem Probleme des muttersprachlichen Portugiesischunterrichts im Allgemeinen und der Texproduktion in diesem Kontext im Speziellen thematisiert, wobei auf der Base der vorliegenden Daten bestimmte didaktische Interventionen vorgeschlagen werden. Die Corpora lassen den Schluss zu, dass die Schüler durchaus über eine gewisse Kenntnis der Standardsprache und der geforderten Normen verfügen, dass es jedoch Aufgabe der Schule ist, diese Kenntnisse auf das entsprechende Niveau zu heben. Hinsichtlich des Verhältnisses zwischen Intonation und Zeichensetzung lassen die erhobenen Daten Zweifel an einigen klassischen Annahmen zu, dienen aber auch als Grundlage für eine Reihe von didaktischen Vorschlägen bezüglich der Produktion von Texten im sechsten Schuljahr. Wegen der analytischen Natur dieser arbeit, positioniert sie ich innerhalb der grammatischen Analyse und Theorie und versucht, Vorschläge für eine Verbesserung der Textproduktion durch die effiziente Intervention von Seiten der Lehrer zu machen.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaGrannier, Daniele MarcelleSantos, Priscilla da Silva2016-01-15T17:25:34Z2016-01-15T17:25:34Z2016-01-152015-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Priscilla da Silva. A redação nas séries finais do Ensino Fundamental: da análise de erros às estratégias didáticas. 2015. 218 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19178http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19178A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T16:54:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/19178Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T16:54:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
title A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
spellingShingle A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
Santos, Priscilla da Silva
Texto argumentativo
Gramática
Produção textual - estratégias de correção
title_short A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
title_full A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
title_fullStr A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
title_full_unstemmed A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
title_sort A redação nas séries finais do Ensino Fundamental : da análise de erros às estratégias didáticas
author Santos, Priscilla da Silva
author_facet Santos, Priscilla da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grannier, Daniele Marcelle
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Priscilla da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Texto argumentativo
Gramática
Produção textual - estratégias de correção
topic Texto argumentativo
Gramática
Produção textual - estratégias de correção
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-28
2016-01-15T17:25:34Z
2016-01-15T17:25:34Z
2016-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Priscilla da Silva. A redação nas séries finais do Ensino Fundamental: da análise de erros às estratégias didáticas. 2015. 218 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19178
http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19178
identifier_str_mv SANTOS, Priscilla da Silva. A redação nas séries finais do Ensino Fundamental: da análise de erros às estratégias didáticas. 2015. 218 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19178
http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580804220223488