Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aglailson Glêdson Cabral de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11115
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós–Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2012.
id UNB_a2a079b648c3ae19431d114f783c0856
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11115
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecniaQuímica - estudo e ensinoEnsino técnicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós–Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2012.Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, novos cursos na área de Química foram criados em todo o país. Existem alguns problemas nos cursos de Química, dentre os quais se destacam: a grande heterogeneidade de turmas formadas, dificuldade dos alunos em Química, a grande evasão dos alunos e diminuição da qualificação profissional do aluno egresso. Para tentar combater estes problemas, foi proposta uma componente curricular intitulada “Química para o Ensino Técnico”, para ser utilizada no módulo inicial dos cursos técnicos em Química na modalidade subsequente, com o objetivo de elevar o nível de aprendizagem dos alunos que estão ingressando no curso, para que assim seja possível evitar desistências, reprovações e melhorar a qualidade dos nossos alunos egressos. Para a construção da componente curricular utilizou-se como base teórica os princípios da Politecnia, que fundamenta a relação entre trabalho e educação. Além da fundamentação teórica, foi possível realizar visitas técnicas e desenvolver uma pesquisa com professores e alunos de cursos técnicos de Química. Todas as atividades deste trabalho contribuíram para a elaboração de um Módulo de Ensino, que poderá ser utilizado pelos professores dos cursos técnicos de Química, para elaborarem a componente curricular de acordo com as necessidades locais. Com este trabalho verificou-se a necessidade de uma preparação inicial para os alunos ingressarem nos cursos técnicos subsequentes de Química, como também fomentar uma maior discussão a respeito do Ensino de Química para o nível técnico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTWith the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, new courses in Chemistry were established throughout the country. There are some problems in chemistry courses, among which are: the great heterogeneity of groups formed, difficulty of students in chemistry, the great escape and a decrease in students' professional skills of the student graduates. To try to combat these problems, we proposed a curricular component entitled "Chemistry for Technical Education", to be used in the initial modulus of technical courses in Chemistry at the subsequent mode, with the aim of raising the level of learning of students who are entering the course, so that you can prevent dropouts, failures and improve the quality of our alumni. For the construction of a curriculum component was used as the theoretical basis of the principles of polytechnic, which underlies the relationship between work and education. In the theoretical framework, it was possible to carry out technical visits and develop a survey of teachers and students of technical courses in Chemistry. All activities of this work contributed to the development of a teaching module, which can be used by teachers of technical courses in chemistry, to develop a curriculum component according to their local needs. This work verified the need for an initial preparation for students enrolling in technical courses subsequent chemistry, but also foster greater discussion about the Teaching of Chemistry to the technical level.Murta, Maria MárciaSilva, Roberto Ribeiro daOliveira, Aglailson Glêdson Cabral de2012-09-06T13:48:40Z2012-09-06T13:48:40Z2012-09-062012-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Aglailson Glêdson Cabral de. Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11115info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/11115Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
title Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
spellingShingle Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
Oliveira, Aglailson Glêdson Cabral de
Química - estudo e ensino
Ensino técnico
title_short Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
title_full Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
title_fullStr Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
title_full_unstemmed Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
title_sort Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
author Oliveira, Aglailson Glêdson Cabral de
author_facet Oliveira, Aglailson Glêdson Cabral de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murta, Maria Márcia
Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aglailson Glêdson Cabral de
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Ensino técnico
topic Química - estudo e ensino
Ensino técnico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós–Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-06T13:48:40Z
2012-09-06T13:48:40Z
2012-09-06
2012-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Aglailson Glêdson Cabral de. Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11115
identifier_str_mv OLIVEIRA, Aglailson Glêdson Cabral de. Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580695051927552