A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pessoa, Rosane Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333
https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306
http://orcid.org/0000-0002-0539-0293
http://orcid.org/0000-0002-0538-2891
Resumo: Relatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente.
id UNB_a30478dd3beb5627d958faaf4eea5c13
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36333
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teachUm olhar crítico decolonial na formação de professoras/es de línguas no Brasil : sobre estar preparada/o para ensinarProfessores - formaçãoLínguaSujeitoEnsinoDecolonialidadeRelatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente.The decolonial accounts made by a student teacher motivated us to problematize discourses about the “unpreparedness to teach languages at schools”, recurrent in the area of language teacher education in Brazil, and confront them with accounts of other student teachers and of applied linguistics, poststructuralist and decolonial scholars. In this interpretive study, discussions on the themes language, the subject and teaching, coming from the empirical material, led us to a perspective of teacher education as an “impossible but necessary project” (LOPES; BORGES, 2015) and to the need to educate language teachers “to talk” (SKLIAR, 2006), in view of the great complexity of teaching contexts.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2020-01-24T10:30:20Z2020-01-24T10:30:20Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306http://orcid.org/0000-0002-0539-0293http://orcid.org/0000-0002-0538-2891(CC BY) - This content is licensed under a Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use and distribution, provided the original author and source are credited.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Mariana Rosa Mastrella dePessoa, Rosane Rochaengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/36333Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
Um olhar crítico decolonial na formação de professoras/es de línguas no Brasil : sobre estar preparada/o para ensinar
title A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
spellingShingle A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Professores - formação
Língua
Sujeito
Ensino
Decolonialidade
title_short A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
title_full A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
title_fullStr A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
title_full_unstemmed A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
title_sort A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
author Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
author_facet Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Pessoa, Rosane Rocha
author_role author
author2 Pessoa, Rosane Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Pessoa, Rosane Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Língua
Sujeito
Ensino
Decolonialidade
topic Professores - formação
Língua
Sujeito
Ensino
Decolonialidade
description Relatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:30:20Z
2020-01-24T10:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333
https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306
http://orcid.org/0000-0002-0539-0293
http://orcid.org/0000-0002-0538-2891
identifier_str_mv MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333
https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306
http://orcid.org/0000-0002-0539-0293
http://orcid.org/0000-0002-0538-2891
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580753775329280