As emoções e o ensino da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elias Caires de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7805
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_a4a6d879bb19590582de1aae12f979fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7805
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As emoções e o ensino da músicaEmoçõesMúsica - instrução e estudoProfessores - músicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.Este trabalho tem como objetivo geral investigar como os professores de música percebem e articulam as emoções na processualidade do ensino da música. Os objetivos específicos foram: conhecer algumas representações dos professores quanto às implicações das emoções no ensino da música; identificar como os professores percebem as suas emoções e de seus alunos enquanto geradoras de visibilidade para o ensino musical; compreender como os professores lidam com as emoções de seus alunos, as suas e com os desdobramentos destas na prática pedagógica. A pesquisa encontra-se ancorada na teoria da Subjetividade de Fernando González Rey e sua metodologia fundamenta-se na Epistemologia Qualitativa do mesmo autor. Participaram desse estudo três professores de uma escola de música da rede pública. Os instrumentos utilizados foram: a conversação aberta, o diálogo coletivo, o completamento de frases e a observação de aulas. As expressões verbalizadas pelos participantes foram transcritas, analisadas e a construção da informação gerou alguns eixos temáticos como: I) Ser professor de música: seus significados, considerações sobre a profissão e possíveis sentidos subjetivos; II) Algumas conceituações pessoais dos professores sobre as emoções; III) As emoções na sala de aula da música e a prática docente. A construção da informação está dividida em dois momentos sendo o primeiro referente às construções originadas das conversações individuais com os professores e, o segundo, do diálogo coletivo denominado “mesa redonda”. Esta divisão não implica a ausência de articulação entre estes dois momentos na elaboração da construção da informação. As informações apontam que os professores consideram as emoções na sala de aula da música, contudo, estas estão mais associadas com a condição do outro no processo de comunicação em sala de aula e não ao aspecto técnico e pedagógico do ensino na música.This general goal of this work is to investigate how music teachers perceive and articulate the emotions on the music teaching process. The specifics goals were: to know some music teachers‟ representations as to the implications of emotions in the music teaching; to identify how music teachers perceive the emotions, in class room, while generating visibility for the music teaching; to understand how the music teachers deal with their students‟ emotions and with their own, in the class room, and the unfolding of these in pedagogic practice. This research is based on Theory of Subjectivity and in principles of Qualitative Epistemology both developed by Fernando González Rey. Three music teachers from a public music school participated in this work. The tools used were: open conversation, collective dialogue, complement of phrases (sentences) and classes‟ observations. The expressions the participants talked were transcribed and analyzed, and the information constructed produced some thematic ways as: I) To be a music teacher: their meanings, considerations about this profession and the possibility of subjective senses; II) Some music teachers‟ personal conceptions about emotions; III) The emotions in the music class room and the music teaching practice. The construction of the information is separated in two parts: the first is related to the individual conversation with the music teachers and, the second refers to the collective dialogue called “round table”. This division does not signify lacking of articulation between these two parts in the construction of the information process. The informations demonstrate that music teachers consider emotions in the music class room; however, these are associated with the condition of the other – into the process of class room‟s communication – and not with the technical and pedagogical aspects of music teaching.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonzález Rey, Fernando LuisSouza, Elias Caires de2011-05-16T16:55:56Z2011-05-16T16:55:56Z2011-05-162011-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Elias Caires de. As emoções e o ensino da música. 2011. ix, 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7805info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/7805Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As emoções e o ensino da música
title As emoções e o ensino da música
spellingShingle As emoções e o ensino da música
Souza, Elias Caires de
Emoções
Música - instrução e estudo
Professores - música
title_short As emoções e o ensino da música
title_full As emoções e o ensino da música
title_fullStr As emoções e o ensino da música
title_full_unstemmed As emoções e o ensino da música
title_sort As emoções e o ensino da música
author Souza, Elias Caires de
author_facet Souza, Elias Caires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González Rey, Fernando Luis
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elias Caires de
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Música - instrução e estudo
Professores - música
topic Emoções
Música - instrução e estudo
Professores - música
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-16T16:55:56Z
2011-05-16T16:55:56Z
2011-05-16
2011-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Elias Caires de. As emoções e o ensino da música. 2011. ix, 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7805
identifier_str_mv SOUZA, Elias Caires de. As emoções e o ensino da música. 2011. ix, 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580729670664192