Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339 |
Resumo: | Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue. |
id |
UNB_aabe673588cde4d88f9f7c30e83d7bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30645 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento biculturalSchool trajectories of the deaf : between teaching practices and bicultural development processesSurdosEducação inclusivaComunicação interculturalPsicologia do desenvolvimentoCaracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2018-01-04T19:14:15Z2018-01-04T19:14:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Camila de BritoSilva, Daniele Nunes Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/30645Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural School trajectories of the deaf : between teaching practices and bicultural development processes |
title |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural |
spellingShingle |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural Ribeiro, Camila de Brito Surdos Educação inclusiva Comunicação intercultural Psicologia do desenvolvimento |
title_short |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural |
title_full |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural |
title_fullStr |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural |
title_full_unstemmed |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural |
title_sort |
Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural |
author |
Ribeiro, Camila de Brito |
author_facet |
Ribeiro, Camila de Brito Silva, Daniele Nunes Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Daniele Nunes Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Camila de Brito Silva, Daniele Nunes Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos Educação inclusiva Comunicação intercultural Psicologia do desenvolvimento |
topic |
Surdos Educação inclusiva Comunicação intercultural Psicologia do desenvolvimento |
description |
Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-01-04T19:14:15Z 2018-01-04T19:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580893167779840 |