“Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Mayrhon José Abrantes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35767
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
id UNB_b153822398e3c095103a49869297eca4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35767
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escolaInteração socialCrianças - aspectos sociaisInfância - aspectos sociaisCentro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo compreender as zonas de ruptura do “corpo-cotidiano” forjadas nas mediações entre o brincar e o brigar, como formas de interação social no universo infantil, em um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), situado em Sobradinho – DF. Golpeando, empurrando e esbarrando na escola, as crianças expõem significados sociais que trazem à tona ambiguidades que marcam a relação entre os universos infantis e adultos. Com base nisso, o estudo dispõe de natureza qualitativa e apresenta como aportes teórico-metodológicos as sociologias do cotidiano e da infância. A investigação em campo foi realizada ao longo de sete meses do ano letivo de 2017, com trinta e quatro crianças, sendo dezenove meninas e quinze meninos, com idades entre 9 e 12 anos, organizadas em duas turmas do 4º ano na referida escola. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante, entrevistas semiestruturadas e a produção de cinco desenhos temáticos. A análise de dados foi concebida a partir da triangulação entre a literatura, o ponto de vista do pesquisador e o dos sujeitos, convertidos, em alguns momentos do texto, em recortes episódicos. Os registros de campo permitiram a identificação de categorias que compreendem a interpretação das crianças acerca do “corpo-cotidiano”, um corpo simbólico e ritualizado que transpassa tensões, rupturas e idiossincrasias, frutos das interações sociais. Ademais, as impressões apresentadas sugerem que as brincadeiras de lutinha e as brigas são fundadas por dimensões paradoxais do cotidiano infantil, que carregam no seu bojo o conflito enquanto mediador das relações concebidas dentro e fora da escola. Nesse contexto, o lúdico e a violência se mostraram importantes moduladores, uma vez que dispõem de significados que transitam entre as narrativas reais e imaginárias, bem como entre o bater de “verdade” e o bater de “mentirinha”.The present PhD research aimed to understand the rupture zones of the "daily body" forged in the mediations between playing and fighting, as forms of social interaction in the infant universe, in a Center for Integral Attention to Children and Adolescents (CAIC), located in Sobradinho - DF. By striking, pushing, and bumping into school, children expose social meanings that bring up ambiguities that mark the relationship between the infant and adult universes. Based on this, the study has a qualitative nature and presents as theoretical-methodological contributions the sociologies of daily life and childhood. Field research was carried out during seven months of the 2017 school year, with thirty-four children, with nineteen girls and fifteen boys, aged between 9 and 12 years old, organized in two classes of the 4th year in said school. The research instruments used were participant observation, semi-structured interviews and the production of five thematic designs. The data analysis was conceived from the triangulation between the literature, the researcher's point of view and that of the subjects, converted, in some moments of the text, into episodic clippings. The field records allowed the identification of categories that include the children's interpretation of the "daily body", a symbolic and ritualized body that transgresses tensions, ruptures and idiosyncrasies, fruits of social interactions. In addition, the impressions presented suggest that playfights and real fights are based on paradoxical dimensions of children's daily life, which carry the conflict as mediator of relationships conceived inside and outside school. In this context, play and violence have been important modulators, since they have meanings that pass between real and imaginary narratives, as well as between the beating of "truth" and the beating of " little lie".Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaWiggers, Ingrid DittrichFarias, Mayrhon José Abrantes2019-11-08T17:36:04Z2019-11-08T17:36:04Z2019-11-082019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFARIAS, Mayrhon José Abrantes. “Tio, eu gosto é de treta...”: o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola. 2019. 247 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35767A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:11:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/35767Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:11:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
title “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
spellingShingle “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
Farias, Mayrhon José Abrantes
Interação social
Crianças - aspectos sociais
Infância - aspectos sociais
Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC)
title_short “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
title_full “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
title_fullStr “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
title_full_unstemmed “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
title_sort “Tio, eu gosto é de treta...” : o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
author Farias, Mayrhon José Abrantes
author_facet Farias, Mayrhon José Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiggers, Ingrid Dittrich
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Mayrhon José Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Crianças - aspectos sociais
Infância - aspectos sociais
Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC)
topic Interação social
Crianças - aspectos sociais
Infância - aspectos sociais
Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08T17:36:04Z
2019-11-08T17:36:04Z
2019-11-08
2019-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Mayrhon José Abrantes. “Tio, eu gosto é de treta...”: o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola. 2019. 247 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35767
identifier_str_mv FARIAS, Mayrhon José Abrantes. “Tio, eu gosto é de treta...”: o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola. 2019. 247 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580913997742080