Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29341 https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285 |
Resumo: | A partir da revisão da tradição da pesquisa participante, origens e tipologias, este artigo sugere a intercessão com o método Paideia, usando-o como estratégia para intervenção dos pesquisadores, o que vem sendo denominado pesquisa-apoio. Essa integração busca incorporar a participação dos sujeitos investigados no processo de pesquisar, considerando ainda a inserção ativa do pesquisador com suas ofertas e seu projeto. São apresentados conceitos do método Paideia, seu referencial operativo e dialógico, a metodologia da pesquisa-apoio, que integra tanto momentos participantes como de intervenção dos pesquisadores, com a construção de narrativas interpretativas. Analisa-se que as premissas do metódo destacam o esforço para a reflexão e a produção de conhecimento em três planos: do objeto ou problema, da sociabilidade/da instituição (relações de poder) e da análise de si mesmo (pesquisador e investigado). |
id |
UNB_b2118986e8d49a0f205972c7fd312f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29341 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucionalSupport research : participatory research and the Paideia method of institutional supportInvestigación-apoyo : la investigación participante y el método Paideia de apoyo institucional.Pesquisa qualitativaObservação participanteApoio institucionalPaideiaA partir da revisão da tradição da pesquisa participante, origens e tipologias, este artigo sugere a intercessão com o método Paideia, usando-o como estratégia para intervenção dos pesquisadores, o que vem sendo denominado pesquisa-apoio. Essa integração busca incorporar a participação dos sujeitos investigados no processo de pesquisar, considerando ainda a inserção ativa do pesquisador com suas ofertas e seu projeto. São apresentados conceitos do método Paideia, seu referencial operativo e dialógico, a metodologia da pesquisa-apoio, que integra tanto momentos participantes como de intervenção dos pesquisadores, com a construção de narrativas interpretativas. Analisa-se que as premissas do metódo destacam o esforço para a reflexão e a produção de conhecimento em três planos: do objeto ou problema, da sociabilidade/da instituição (relações de poder) e da análise de si mesmo (pesquisador e investigado).From reviewing the tradition of participatory research and its origins and types, this article suggests that intercession by means of the Paideia method should be used as a strategy for researchers’ interventions. This has been termed “support research”. This integration seeks to incorporate participation in the research process by the subjects investigated, and also envisages active involvement by researchers, with their offers and projects. The concepts of the Paideia method are presented, with its operating and dialogical framework. The “support research” methodology integrates participatory moments and interventions by the researchers, with construction of interpretive narratives. This analysis shows that the premises of the method highlight the efforts made towards reflection and knowledge production in three planes: the object or problem, sociability/institution (power relations) and self-analysis (researcher and subject investigated).A partir de una revisión de la investigación participante, orígenes y tipologías, este artículo propone la intersección con el método Paideia, usándolo como una estrategia de intervención de los investigadores, lo que se ha denominado investigación-apoyo. El propósito de esta intervención es incorporar la participación de los sujetos investigados en el proceso de investigación, considerando también la inserción activa del investigador con sus ofertas y su proyecto. Se presentan los conceptos del método Paideia, su marco operativo y de diálogo, la metodología de investigación-apoyo que integra tanto momentos participantes como de intervención de los investigadores, con la construcción de narrativas interpretativas. Se analiza que las premisas del método destacan el esfuerzo para la reflexión y la producción de conocimiento en tres planos: del objeto o problema, de la sociabilidad/institución (relaciones de poder) y del análisis de sí mismo (investigador y investigado).Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)UNESP2017-12-07T05:07:40Z2017-12-07T05:07:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFURLAN, Paula Giovana; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Pesquisa-apoio: pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 1, p. 885-894, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500885&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29341https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285Interface - Comunicação, Saúde, Educação - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500885&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFurlan, Paula GiovanaCampos, Gastão Wagner de Sousaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-28T12:31:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/29341Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-28T12:31:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional Support research : participatory research and the Paideia method of institutional support Investigación-apoyo : la investigación participante y el método Paideia de apoyo institucional. |
title |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional |
spellingShingle |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional Furlan, Paula Giovana Pesquisa qualitativa Observação participante Apoio institucional Paideia |
title_short |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional |
title_full |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional |
title_fullStr |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional |
title_sort |
Pesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional |
author |
Furlan, Paula Giovana |
author_facet |
Furlan, Paula Giovana Campos, Gastão Wagner de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Gastão Wagner de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan, Paula Giovana Campos, Gastão Wagner de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Observação participante Apoio institucional Paideia |
topic |
Pesquisa qualitativa Observação participante Apoio institucional Paideia |
description |
A partir da revisão da tradição da pesquisa participante, origens e tipologias, este artigo sugere a intercessão com o método Paideia, usando-o como estratégia para intervenção dos pesquisadores, o que vem sendo denominado pesquisa-apoio. Essa integração busca incorporar a participação dos sujeitos investigados no processo de pesquisar, considerando ainda a inserção ativa do pesquisador com suas ofertas e seu projeto. São apresentados conceitos do método Paideia, seu referencial operativo e dialógico, a metodologia da pesquisa-apoio, que integra tanto momentos participantes como de intervenção dos pesquisadores, com a construção de narrativas interpretativas. Analisa-se que as premissas do metódo destacam o esforço para a reflexão e a produção de conhecimento em três planos: do objeto ou problema, da sociabilidade/da instituição (relações de poder) e da análise de si mesmo (pesquisador e investigado). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-12-07T05:07:40Z 2017-12-07T05:07:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FURLAN, Paula Giovana; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Pesquisa-apoio: pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 1, p. 885-894, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500885&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29341 https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285 |
identifier_str_mv |
FURLAN, Paula Giovana; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Pesquisa-apoio: pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 1, p. 885-894, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500885&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29341 https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508160540475392 |