Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Inara Carvalho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45938
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
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O estudo se justificou em função das particularidades desse grupo de estudantes, mulheres mães que se deslocam, com seus filhos, do campo até o campus UnB Planaltina e exigem da Universidade estruturas para recebê-las de maneira adequada. Também justifica-se pela importância da assistência estudantil, que no caso fomenta a permanência de estudantes de origem quilombola, interiorana e camponesa – entre as quais é possível identificar o entrelaçamento de fatores de diferença como: raça, gênero, maternidade, ruralidade. Embora os resultados da pesquisa mostrem que a assistência estudantil é insuficiente para atender as especificidades das discentes mães, principalmente na conjuntura de crise política, onde acontecem cortes orçamentários indiscriminados no âmbito da educação superior, é reconhecido que a maioria das discentes não teria condição de concluir o curso sem o aporte da assistência existente, destacando-se alojamento, auxílio emergencial, auxílio socioeconômico, bolsa permanência MEC para quilombolas, bolsa alimentação e auxílio-creche. A pesquisa mostra ainda que, em razão do baixo alcance do auxílio-creche e da desconsideração da especificidade da maternidade nos demais mecanismos formais de assistência, destaca-se uma estratégia extensionista de cuidado conhecida por “Ciranda” e concretizada em forma de ação coletiva, como resultado dos esforços de uma rede local de apoio às discentes e seus filhos.The main goal to this research is to understand the perceptions when it comes to student assistance for students of Field Education who are mothers that take their children to college with them – Faculdade UnB Planaltina (FUP Campus) throughout the duration of the course named as Tempo Universidade. In order to reach its goals, the research made use of multifactorial approaches by applying a survey and preplanned individual interviews to get effective participation with multifactor analysis as well as the analysis of public service tools available to the student assistance of mothers from LEdoC. The research justified itself based on the group’s particularities, who are mothers and come from rural areas with their kids to the campus, demanding particular structures available at the university in order to receive them properly. Also, student social assistence is relevant to the permanence of these quilombola and rural students, whose differences regarding to race, gender, motherhood and rural origins are intersectional. Even though the results from the research shows that the applied resources are insufficient to attend the specificities that comes from the students, especially considering a political scenario where budget cutbacks oftenly happens in the educational funds, it shows clearly that most of the students wouldn’t be able to finish their degrees if it weren’t for the program’s support. The research also shows that, due to the low scope of day care assistance and the disregard of the maternity specificity in other formal assistance mechanisms, an extension care strategy known as "Ciranda" stands out and implemented in the form of a collective action, as a result of the efforts of a local support network for students and their children.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalCruz, Fernanda Natasha Bravoinaracarvalho@unb.brAndrade, Inara Carvalho de2023-06-02T16:14:48Z2023-06-02T16:14:48Z2023-06-022022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Inara Carvalho de. Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45938porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-12T04:10:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/45938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-12T04:10:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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