Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Ribeiro da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Baptista, Joice de Aguiar, Gauche, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12082
Resumo: Este texto descreve as atividades realizadas em oficinas oferecidas para alunos de Ensino Médio de escolas públicas em Brasília, Distrito Federal, Brasil. Esta estratégia enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de formação de professores de Química (licenciatura em Química) em atividades de regência de classe. As oficinas, planejadas e conduzidas por alunos licenciandos, abordaram aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e ao automóvel. Os resultados observados mostraram ser esta uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão universitária, eficaz na formação inicial de professores de Química. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_c1f1def97300d9e34ca87b3d23241842
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12082
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de QuímicaProfessores - formaçãoExtensão universitáriaProfessores de químicaEste texto descreve as atividades realizadas em oficinas oferecidas para alunos de Ensino Médio de escolas públicas em Brasília, Distrito Federal, Brasil. Esta estratégia enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de formação de professores de Química (licenciatura em Química) em atividades de regência de classe. As oficinas, planejadas e conduzidas por alunos licenciandos, abordaram aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e ao automóvel. Os resultados observados mostraram ser esta uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão universitária, eficaz na formação inicial de professores de Química. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper describes the activities carried out in workshops offered for high school students attending public schools in Brasília, Brazil. This strategy fits a proposal in teacher training in chemistry (BA in Chemistry). The workshops, designed and conducted by undergraduate students, discussed issues related to Chemistry and automobiles. The results show that this is an effective integration between undergraduate courses and university extension in the initial training of Chemistry teachers.Instituto de Química (IQ)Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília2013-02-14T19:58:45Z2013-02-14T19:58:45Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Roberto Ribeiro da; BAPTISTA, Joice de Aguiar; GAUCHE, Ricardo. Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6393>. Acesso em: 14 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12082Revista Participação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/about. Acesso em: 14 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Ribeiro daBaptista, Joice de AguiarGauche, Ricardoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T13:16:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/12082Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T13:16:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
title Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
spellingShingle Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
Silva, Roberto Ribeiro da
Professores - formação
Extensão universitária
Professores de química
title_short Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
title_full Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
title_fullStr Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
title_full_unstemmed Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
title_sort Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
author Silva, Roberto Ribeiro da
author_facet Silva, Roberto Ribeiro da
Baptista, Joice de Aguiar
Gauche, Ricardo
author_role author
author2 Baptista, Joice de Aguiar
Gauche, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
Baptista, Joice de Aguiar
Gauche, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Extensão universitária
Professores de química
topic Professores - formação
Extensão universitária
Professores de química
description Este texto descreve as atividades realizadas em oficinas oferecidas para alunos de Ensino Médio de escolas públicas em Brasília, Distrito Federal, Brasil. Esta estratégia enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de formação de professores de Química (licenciatura em Química) em atividades de regência de classe. As oficinas, planejadas e conduzidas por alunos licenciandos, abordaram aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e ao automóvel. Os resultados observados mostraram ser esta uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão universitária, eficaz na formação inicial de professores de Química. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2013-02-14T19:58:45Z
2013-02-14T19:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Roberto Ribeiro da; BAPTISTA, Joice de Aguiar; GAUCHE, Ricardo. Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6393>. Acesso em: 14 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12082
identifier_str_mv SILVA, Roberto Ribeiro da; BAPTISTA, Joice de Aguiar; GAUCHE, Ricardo. Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6393>. Acesso em: 14 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580713618014208