Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamboni, Júlia Simões
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13139
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação, 2013.
id UNB_c56176df568ca2e57b881e3a75e6a8e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13139
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitáriasPublicidadeMulheres na comunicação de massaDiscriminação de sexo contra as mulheresSexoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação, 2013.Esta dissertação analisa as imagens publicitárias que envolvem o corpo e a sexualidade femininos em anúncios de cerveja, lingerie e jeanswear. Foram incluídos também anúncios recepcionados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por denúncia de desrespeito às mulheres. O objetivo é entender as representações de gênero construídas pelo discurso publicitário a partir da ótica do construtivismo de gênero. A análise empreendida mostra que a publicidade opera com frequência com um discurso que chamo de hegemônico, que tem na hierarquia dos gêneros seu ponto de maior destaque. Esse discurso representa o homem como dominador e a mulher como submissa. Discuto também a erotização da violência nos anúncios que compõem o corpus. A despeito do avanço social da mulher nas últimas décadas, a publicidade ainda a representa em posição inferior à do homem, objetificando seu corpo como estratégia merdadológica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study analyzes the advertising images that surround the female body and sexuality in beer, jeanswear and lingerie ads. It were also included announcements received by the Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), that disrespect women. The goal is to understand the gender representations constructed by advertising discourse from the perspective of gender constructivism. The analysis undertaken shows that discourse, I call it hegemonic discourse, often operates with the hierarchy of genres. This speech represents man as dominant and women as submissive. I also discuss the sexualization of violence in ads that comprise the corpus. Despite the progress of women in society in recent decades, advertising still remains the female representation in a inferior position to that of men, objectifying her body as marketing strategy.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoLima, Marcelo Feijó RochaZamboni, Júlia Simões2013-05-17T14:36:25Z2013-05-17T14:36:25Z2013-05-172013-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZAMBONI, Júlia Simões. Para que serve a mulher do anúncio?: um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias. 2013. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13139A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:29:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/13139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:29:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
title Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
spellingShingle Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
Zamboni, Júlia Simões
Publicidade
Mulheres na comunicação de massa
Discriminação de sexo contra as mulheres
Sexo
title_short Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
title_full Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
title_fullStr Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
title_full_unstemmed Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
title_sort Para que serve a mulher do anúncio? : um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias
author Zamboni, Júlia Simões
author_facet Zamboni, Júlia Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Marcelo Feijó Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamboni, Júlia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mulheres na comunicação de massa
Discriminação de sexo contra as mulheres
Sexo
topic Publicidade
Mulheres na comunicação de massa
Discriminação de sexo contra as mulheres
Sexo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-17T14:36:25Z
2013-05-17T14:36:25Z
2013-05-17
2013-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZAMBONI, Júlia Simões. Para que serve a mulher do anúncio?: um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias. 2013. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13139
identifier_str_mv ZAMBONI, Júlia Simões. Para que serve a mulher do anúncio?: um estudo sobre representações de gênero nas imagens publicitárias. 2013. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580925319217152