A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Filipe de Andrade Vaz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_c86694c81fad37164b7cc3008583906e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22701
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidadeThe multiethnic village : in the space-time of interculturalityInterculturalidadeEcologia humana - educaçãoAprendizagem - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Esta dissertação consiste em processo de investigação, estudo e pesquisa sobre a interculturalidade e sua relação com a aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, com viés qualitativo e etnográfico cujos referenciais teóricos são: a teoria da complexidade, o diálogo e a ecologia de saberes, a escuta sensível, a interculturalidade e a ecopedagogia. O principal objetivo é compreender como ocorrem as relações de aprendizagem e a formação humana do sujeito num contexto multiétnico, sob a luz da ecologia humana. Para tanto, em 2014 e 2015, realizou-se observação participante e confeccionou-se diário de campo, bem como se realizaram entrevistas na Aldeia Multiétnica (projeto/espaço criado no âmbito do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge - Goiás). Com base no referencial teórico e na pesquisa de campo, emergiram as seguintes categorias de análise e interpretação: 1) Interculturalidade interna e externa; 2) Tensão interétnica e intercultural; 3) Diálogo de saberes; 4) Visibilidade cultural e 5) Mercantilização da cultura. Pode-se afirmar que essas categorias contribuem para a problematização e compreensão de como ocorrem as interações e relações de troca e aprendizagem num contexto multiétnico.This dissertation consists of an investigation, study and research process on interculturality and its relationship with learning. It is a case study with qualitative and ethnographic bias whose theoretical frameworks are: complexity theory, dialogue and ecology of knowledge, sensitive listening, interculturality and ecopedagogy. The main objective is to understand how occur the relations of learning and human formation of individuals in a multiethnic context, in the light of human ecology. To this end, in 2014 and 2015, there was participant observation and a field diary was elaborated as well as interviews were conducted in Multiethnic Village (a project/ space created under the Meeting of Traditional Cultures of Chapada dos Veadeiros in Vila de São Jorge – State of Goiás). Based on theoretical and field research, emerged the following categories of analysis and interpretation: 1) internal and external interculturality; 2) interethnic and intercultural tension; 3) dialogue of knowledge; 4) cultural visibility 5) commodification of culture. It can be said that these categories contribute to the questioning and understanding of how interactions and relations of exchange and learning take place in a multi-ethnic context.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCatalão, Vera Margarida LessaParente, Filipe de Andrade Vaz2017-02-21T15:24:03Z2017-02-21T15:24:03Z2017-02-212016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPARENTE, Felipe de Andrade Vaz. A aldeia multiétnica: no espaço-tempo da interculturalidade. 2016. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:56:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/22701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:56:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
The multiethnic village : in the space-time of interculturality
title A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
spellingShingle A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
Parente, Filipe de Andrade Vaz
Interculturalidade
Ecologia humana - educação
Aprendizagem - avaliação
title_short A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
title_full A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
title_fullStr A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
title_full_unstemmed A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
title_sort A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
author Parente, Filipe de Andrade Vaz
author_facet Parente, Filipe de Andrade Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catalão, Vera Margarida Lessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Filipe de Andrade Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Ecologia humana - educação
Aprendizagem - avaliação
topic Interculturalidade
Ecologia humana - educação
Aprendizagem - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
2017-02-21T15:24:03Z
2017-02-21T15:24:03Z
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARENTE, Felipe de Andrade Vaz. A aldeia multiétnica: no espaço-tempo da interculturalidade. 2016. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701
identifier_str_mv PARENTE, Felipe de Andrade Vaz. A aldeia multiétnica: no espaço-tempo da interculturalidade. 2016. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580822774775808