A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Renata Lacerda Caldas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8946
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.
id UNB_c99664abf4f873a5f4ed9f3a58c53172
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8946
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementaçãoFísica - ensino secundário - metodologiaCiência - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.Neste trabalho utilizamos a estrategia de mapas conceituais no estudo da fisica como atividade complementar as aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Ondulatoria, Acustica e Optica no ensino medio. Para aplicacao da estrategia, elaboramos “Mapas de Referencia”, os quais nao sao propriamente os mapas conceituais propostos por Joseph Novak, mas que fornecem uma nocao inicial para utilizacao dessa estrategia. Para isso nos baseamos nos tres tipos de recursos didaticos propostos por Novak (1996) para a elaboracao de atividades com mapas conceituais: 1) Extração dos significados dos livros de texto, 2) Extração de significado de trabalhos de laboratório e 3) Preparação de trabalhos de exposições orais. Nosso referencial teorico foi a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, a qual tem como premissa o ensino a partir do conhecimento previo do aprendiz. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de segundo ano do Centro de Ensino Paulo Freire, na cidade de Brasilia/DF. Durante dois bimestres trabalhamos com vinte e cinco alunos em cada turma, tanto na turma experimental, a qual submetemos as atividades com mapas conceituais, quanto na turma de controle, a qual desenvolvemos metodos tradicionais, como: resenhas, resolucao de problemas e exercicios formais de fisica. Para identificarmos as concepcoes dos alunos sobre os temas a serem estudados, aplicamos um teste de concepcoes alternativas, que nos possibilitou conhecer melhor o nivel conceitual das turmas. A partir de uma analise qualitativa dos mapas elaborados pelos alunos foi possivel identificar deficiencias conceituais dos mesmos. Em nosso estudo, percebemos que os mapas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram qualitativamente superiores aos primeiros mapas, demonstrando maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposicoes e conclusoes. Os resultados quantitativos tambem apontam para uma melhoria estatisticamente significativa no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes da turma de controle. A aprovacao em utilizar essa estrategia foi comprovada pelo questionario que aplicamos ao final da pesquisa. Os diversos textos produzidos sobre os mapas conceituais e sua utilizacao, os exemplos de mapas elaborados, por nos e pelos alunos, sobre ondulatoria, acustica e optica, bem como os testes e questionarios aplicados nesta pesquisa fazem parte dessa dissertacao como um produto educacional a ser utilizado por professores e alunos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this assignment we used conceptual maps strategy in the study physics as complementary activity to class input and demonstrations, aiming at the significant learning of Wave, Acoustics and Optics in secondary education. For application of the strategy, we elaborate "Reference Maps", which are not properly the maps proposed by Joseph Novak, but supply an initial notion for the utilization of that strategy. For this we refer to three kinds of educational resources proposed by Novak for the elaboration of activities with conceptual maps: 1) Extraction of meanings from textbooks, 2) laboratory works meaning extraction and 3) oral expositions works preparation. Our theoretical reference was the theory of the significant learning of David Ausubel, premise of which is the prior knowledge of the learner. This study was developed with two groups of second year of the Center of Education Paulo Freire, in the city of Brasilia Federal District. We worked for two bimesters with twenty-five students, in the experimental group, to which were submitted activities with conceptual maps, and in the control group, to which we developed traditional approaches, like: reviews, problems solving and formal exercises of physics. To identify the conceptions that the students had about the subjects studied we applied a test of alternative conceptions, which gave us tools to identify the best the conceptual level among the groups. Our qualitative analysis shows that it is possible to identify the conceptual deficiencies of the student by means of the map he had elaborated. The conceptual maps elaborated by the students at the end of the semester were qualitatively superior to the first maps, showing bigger facility of the students in exposing their ideas in an organized manner, elaborate propositions and conclusions. The quantitative results also suggest a statistically significant improvement in the performance of the students of the experimental group, when compared to the students of the control group. The approval in utilization of the strategy was verified by the questionnaire applied at the end of the research. The diverse texts produced about the conceptual maps and their use, the examples of the maps elaborated by us and by the students, about waves, acoustics and optics, as well as the tests and questionnaires applied in this research are part of that dissertation as an educational product to be utilized by professors and students.Silva, Maria de FátimaMartins, Renata Lacerda Caldas2011-07-06T14:19:51Z2011-07-06T14:19:51Z2011-07-062006-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Renata Lacerda Caldas. A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio: uma proposta de implementação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8946info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/8946Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
title A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
spellingShingle A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
Martins, Renata Lacerda Caldas
Física - ensino secundário - metodologia
Ciência - estudo e ensino
title_short A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
title_full A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
title_fullStr A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
title_full_unstemmed A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
title_sort A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio : uma proposta de implementação
author Martins, Renata Lacerda Caldas
author_facet Martins, Renata Lacerda Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Renata Lacerda Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino secundário - metodologia
Ciência - estudo e ensino
topic Física - ensino secundário - metodologia
Ciência - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-14
2011-07-06T14:19:51Z
2011-07-06T14:19:51Z
2011-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Renata Lacerda Caldas. A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio: uma proposta de implementação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8946
identifier_str_mv MARTINS, Renata Lacerda Caldas. A utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio: uma proposta de implementação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580899158294528