Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciano de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32808
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
id UNB_ca5341eb7df89a533a292510f2f10102
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32808
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadigaVeículosSuspensão veicularAmortecimento (Mecânica)FadigaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.O presente trabalho utiliza técnicas MBS e MEF para avaliação de fadiga da bandeja inferior de uma suspensão independente do tipo Duplo “A”, visando a proposição de uma metodologia capaz de representar de maneira simplificada um perfil de pista experimental a partir de um sinal teórico, composto por parcelas senoidais. Para tanto, primeiro se realiza uma avaliação sobre o conjunto mola – amortecedor para obtenção da curva de amortecimento deste componente, com a utilização de uma bancada de testes desenvolvida para este fim. Em seguida, o sistema de suspensão é modelado em ambiente multicorpos, onde se desenvolve uma análise dinâmica do componente para aquisição do histórico de carregamento da estrutura. O método dos elementos finitos é empregado para modelagem da bandeja e análise de fadiga, para a qual é desenvolvido o Diagrama S-N utilizando-se do perfil de pista experimental e teórico.This paper uses MBS and MEF techniques to evaluate fatigue life for the lower control arm of an independent Double “A” suspension, aiming the proposition of a methodology capable of representing, in a simplified way, an experimental road profile from a theoretical signal, composed of sinusoidal components. So, an evaluation of a shock absorber was carried out to obtain the damping curve of this component, using the test bench developed for this purpose. Then, the suspension system was modeled in a multibody environment, where a dynamic analysis was performed to acquire the load history of this structure. The Finite Element Method was used for modeling the lower control arm and to carry out the fatigue analysis. The S-N diagram was developed using the experimental and theoretical road profile.Silva, Rita de CássiaOliveira, Alessandro Borges de SouzaRodrigues, Luciano de Paula2018-10-09T20:40:34Z2018-10-09T20:40:34Z2018-10-092018-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Luciano de Paula. Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga. 2018. xiii, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32808A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:17:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/32808Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:17:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
title Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
spellingShingle Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
Rodrigues, Luciano de Paula
Veículos
Suspensão veicular
Amortecimento (Mecânica)
Fadiga
title_short Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
title_full Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
title_fullStr Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
title_full_unstemmed Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
title_sort Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
author Rodrigues, Luciano de Paula
author_facet Rodrigues, Luciano de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rita de Cássia
Oliveira, Alessandro Borges de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luciano de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos
Suspensão veicular
Amortecimento (Mecânica)
Fadiga
topic Veículos
Suspensão veicular
Amortecimento (Mecânica)
Fadiga
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09T20:40:34Z
2018-10-09T20:40:34Z
2018-10-09
2018-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Luciano de Paula. Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga. 2018. xiii, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32808
identifier_str_mv RODRIGUES, Luciano de Paula. Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga. 2018. xiii, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580751361507328