A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4399
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
id UNB_ddacdb454c9d8d44c92ba471ab9d63e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4399
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamentalMotivação (Psicologia) - aprendizagemCriatividadeSala de aulaRendimento escolarEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.Diversos estudos ressaltam a importância da motivação, do conhecimento e das condições ambientais para o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Neste sentido, a motivação para aprender e o clima de sala de aula são fatores essenciais que contribuem para o desenvolvimento da criatividade e também para o processo de construção e aquisição de conhecimentos. No Brasil, existem poucos estudos que investigam a inter-relação entre o desenvolvimento do potencial criativo e da motivação para aprender, considerando seus possíveis reflexos no desempenho escolar dos alunos. Portanto, este estudo buscou investigar a relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com vistas a refletir sobre o planejamento e implementação de ações escolares que privilegiem a motivação para aprender, incentivem o potencial criativo e contribuam para o progresso escolar de todos os alunos. Participaram da pesquisa 222 alunos, 109 do gênero masculino e 113 do feminino, de cinco escolas do Plano Piloto de Brasília, três da rede pública e duas da rede particular de ensino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: (a) Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula que analisa a percepção do aluno em relação a cinco fatores: Suporte da professora à expressão de ideias do aluno, Autopercepção do aluno em relação à criatividade, Interesse do aluno pela aprendizagem, Autonomia do aluno e Estímulo da professora à produção de ideias do aluno; (b) Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental que mede os fatores motivação intrínseca e extrínseca, de acordo com a percepção dos alunos; (c) Teste de Desempenho Escolar – TDE que avalia conhecimentos básicos em Aritmética e Escrita. As questões de pesquisa foram examinadas por meio de uma análise de variância univariada (ANOVA) e da correlação de Pearson. Os resultados apontam que alunos de escolas públicas apresentam escores mais elevados em relação à motivação intrínseca para aprender e também uma percepção mais favorável do clima de sala de aula para criatividade do que alunos de escolas particulares. Tanto os alunos de escolas públicas quanto de particulares revelam maior motivação intrínseca do que extrínseca para aprender. A motivação intrínseca para aprender dos alunos está altamente correlacionada com o interesse pela aprendizagem. Nas escolas públicas, alunos com médio desempenho em escrita e elevado desempenho em aritmética apresentam maiores escores de motivação intrínseca. Alunos com alto desempenho escolar apresentaram maiores escores de motivação extrínseca para aprender, bem como uma percepção do clima de sala de aula mais favorável a sua autonomia e ao desenvolvimento do interesse pela aprendizagem. Em relação à motivação extrínseca para aprender evidenciou-se que alunos do gênero feminino possuem escores superiores aos do masculino. Nas escolas públicas, inversamente aos resultados das escolas particulares, os alunos do gênero masculino apresentam uma percepção do clima de sala de aula mais favorável a sua criatividade e maior estímulo da professora à produção de ideias do que as alunas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTVarious studies emphasize the importance of motivation, knowledge and classroom environmental conditions to develop the creative potential in students. In this way, motivation to learn and a positive classroom atmosphere are essential factors that contribute for the development of creativity and for the process of building and acquiring knowledge as well. In Brazil, there are few studies investigating the correlation between the development of creative potential and the motivation to learn, considering its possible effects on the students’ academic performance. Therefore, this study attempted to investigate the relationship between motivation to learn, perception of classroom creativity climate and academic performance of 5th grade Elementary School students, with the objective of pondering about planning and implementing educational policies that privilege the motivation to learn, stimulate the creative potential and contribute to the academic performance of all students. Two hundred and twenty-two students participated in the study, 109 males and 113 females, from five different schools in the Pilot Plan of Brasília, of which three were public schools and two were private ones. The instruments used for data collection were: (a) the Classroom Creativity Climate Scale which analyses the perception of students in relation to five factors: Teacher’s Support to Student’s Ideas Expression, Student’s self-perception on creativity, Student’s interest for learning, Student’s autonomy and Teacher’s incentive to student’s ideas production; (b) the Learning Motivation Assessment Scale of Elementary School Students, which measures the factors of intrinsic and extrinsic motivation, according to the students’ perception; (c) the Academic Performance Test – (TDE) which assesses fundamental knowledge in Arithmetic and Writing. The research questions were examined by means of an univariate analysis of variance (ANOVA) and a Pearson’s correlation. The results show that students from public schools have higher scores on intrinsic motivation to learn as well as a more favourable perception of classroom creativity climate than students from private schools do. Students from both public and private schools show more intrinsic than extrinsic motivation to learn. The students’ intrinsic motivation to learn is highly correlated with the interest in learning. In public schools, students with average writing performance and high arithmetic performance show higher intrinsic motivation scores. Students with high academic performance had higher scores of extrinsic motivation to learn, and also a classroom climate perception more favourable to their autonomy and development of the learning interest. In respect to the extrinsic motivation to learn, it became evident that female students have higher scores than male students do. In public schools, conversely to private schools, male students have a more favourable classroom environment perception towards creativity and higher incentive from teachers towards the expression of ideas than do female students.Fleith, Denise de SouzaCavalcanti, Maria Mônica Pinheiro2010-05-03T15:51:48Z2010-05-03T15:51:48Z2009-032009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Maria Mônica Pinheiro. A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental. 2009. 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4399info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/4399Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
title A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
spellingShingle A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
Motivação (Psicologia) - aprendizagem
Criatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Ensino fundamental
title_short A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
title_full A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
title_fullStr A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
title_sort A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental
author Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
author_facet Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação (Psicologia) - aprendizagem
Criatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Ensino fundamental
topic Motivação (Psicologia) - aprendizagem
Criatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03
2009-03
2010-05-03T15:51:48Z
2010-05-03T15:51:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTI, Maria Mônica Pinheiro. A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental. 2009. 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4399
identifier_str_mv CAVALCANTI, Maria Mônica Pinheiro. A relação entre motivação para aprender, percepção do clima de sala de aula para criatividade e desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental. 2009. 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043990957162496