A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz Rodriguez, Maria Débora
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18872
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18872
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
id UNB_deca325e231235122d54e5f03ea4c456
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18872
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médioAula de músicaObjetos de aprendizagemEnsino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.Os avanços tecnológicos na área da informação e das comunicações têm ampliado o acesso aos dados, informações, novos conhecimentos e têm promovido a interação entre os indivíduos e os novos modelos e maneiras de ensino e de aprendizagem. Entre as inovações na área educacional, se destacam os Recursos Educacionais Abertos (REA). O Portal do Professor como um tipo de REA disponibiliza aulas de música. Nesse cenário, esta pesquisa objetivou descrever e analisar as aulas de música disponibilizadas no “Espaço da Aula” do Portal do Professor do MEC, identificando: autoria e coautoria; como são planejadas essas aulas, quais os conteúdos, objetivos, atividades, recursos e avaliações disponibilizados. A metodologia de pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa a partir de um estudo de Análise Documental, para descrever, analisar e interpretar as aulas do Portal, a fim de responder às questões de pesquisa. Entre os resultados obtidos, destaca-se a pouca utilização das sugestões de aulas do Portal pelos professores no planejamento de suas atividades musicais. Nas aulas de música analisadas, o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) apresenta-se como uma ferramenta de apoio para atividades e ainda é pouco explorado como recurso músico pedagógico. Os autores das sugestões de aulas de música disponibilizadas no Portal demonstram uma preocupação com atividades e conteúdos que incluam produção musical e contextualização social das práticas musicais. As aulas analisadas revelam as concepções dos autores e coautores sobre a aula de música na Educação Musical Escolar e indicam a importância de se reconhecer o professor como produtor e disseminador de conhecimento pedagógico musical.Los avances tecnológicos en el ámbito de la información y de las comunicaciones han aumentado el acceso a los datos, a informaciones, a nuevos conocimientos y han fomentado la interacción entre los individuos y los nuevos modelos y formas de enseñanza y aprendizaje. Entre las innovaciones en materia educativa sobresalen los Recursos Educativos Abiertos (REA), siendo el Portal del Profesor uno de estos espacios en el que se disponen clases de música. En este panorama, la presente investigación tiene como objetivo analizar y describir las clases de música en el “Espacio de la Clase” del “Portal do Profesor” del Ministerio de Educación (MEC), identificando la autoría y coautoría; como son planeadas: cuáles contenidos, objetivos, actividades, recursos y evaluación se utilizan. La metodología de investigación adopta un enfoque cuali-cuantativo de análisis documental, para describir, analizar e interpretar los documentos con el fin de responder a las cuestiones de investigación. Esta investigación demuestra que el Portal e poco usado por los profesores para la producción de clases de música. En las clases de música analizadas, el uso de las Nuevas Tecnologías de la Información y de la Comunicación (NTICs) se presenta como una herramienta de apoyo para las actividades y aún es poco explotado como un recurso músico pedagógico. Los autores de las clases de música disponibles en el Portal demuestran una preocupación por actividades y contenidos que incluyan la producción musical y el contexto social de las prácticas musicales. Las clases de música revelan las concepciones de los autores y coautores sobre la Educación Musical Escolar y la importancia.Technological advances in communication and information have expanded access to data and knowledge, creating new ways to convey information, and have promoted interaction between individuals and the new models of teaching and learning. Open Educational Resources (OER or REA abbreviation in Portuguese) are an innovation in education, and the Portal do Professor (Teacher's Portal) in Brazil is one of them, where music lessons are available. This research aims to describe and analyze music lessons available in the “Espaço da Aula” (Lesson Place) at the Portal do Professor from the Brazilian Ministério da Educação (MEC) (Brazilian Ministry of Education), as well as to identify authorship and co-authorship; how lessons are planned: which content, objectives, activities, assessment and resources are used. The methodology used is a quali-quantitative research and document analysis, to describe, analyze and interpret documents, in order to answer research questions. This research shows that the music lessons of the Portal are little used by teachers in their teaching classes and music activities. The use of New Information Technologies and Communication (ICTs) within classes is presented as a tool to support activities and is still poorly exploited as an educational resource musical. The authors of the music classes available in the Portal demonstrate a concern for activities and contents that include music production and the social context of musical practices. Music lessons show the conceptions of the authors and coauthors of music class in School Music Education and the importance of recognizing the teacher as producer and promoter of musical pedagogical knowledge.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deOrtiz Rodriguez, Maria Débora2015-12-04T14:44:25Z2015-12-04T14:44:25Z2015-12-042014-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORTIZ RODRIGUEZ, Maria Débora. A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014: as aulas para o ensino médio. 2014. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18872http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18872A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/18872Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
title A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
spellingShingle A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
Ortiz Rodriguez, Maria Débora
Aula de música
Objetos de aprendizagem
Ensino médio
title_short A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
title_full A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
title_fullStr A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
title_full_unstemmed A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
title_sort A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014 : as aulas para o ensino médio
author Ortiz Rodriguez, Maria Débora
author_facet Ortiz Rodriguez, Maria Débora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz Rodriguez, Maria Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de música
Objetos de aprendizagem
Ensino médio
topic Aula de música
Objetos de aprendizagem
Ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
2015-12-04T14:44:25Z
2015-12-04T14:44:25Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORTIZ RODRIGUEZ, Maria Débora. A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014: as aulas para o ensino médio. 2014. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18872
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18872
identifier_str_mv ORTIZ RODRIGUEZ, Maria Débora. A música no "espaço da aula" do portal do professor de 2008-2014: as aulas para o ensino médio. 2014. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18872
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580900892639232