Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rosana Andréa Costa de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1930
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.
id UNB_dfc844ab7a79ec13855d268ada3fa062
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1930
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporâneaArte e educaçãoImagens digitaisCultura digitalCultura visualMulticulturalidadeImagens, ilustrações, etc.Arte - estudo e ensinoComunicações digitais - aspectos sociaisArte por computadorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.As Tecnologias de Informação e Comunicação resultaram, entre outros contextos, no surgimento da cultura digital e do ciberespaço. A digitalização remete ao conceito de interatividade que, por sua vez, concretiza-se nas relações que se estabelecessem na rede mundial de computadores. As imagens digitais constituem parte da linguagem disseminada no ciberespaço. As interfaces gráficas integram esse escopo e têm papel de destaque no estabelecimento da interação usuário/máquina e usuário/usuário. A vasta quantidade de equipamentos digitais, trazidos pelas TIC, facilitou sobremaneira o acesso à produção e difusão de imagens. Até então, essa produção estava subordinada aos sistemas analógicos que demandam conhecimentos técnicos e máquinas específicas. Como, por exemplo, equipamentos de revelação fotográfica e máquinas de imagens para cinema. E ainda no caso das artes visuais, uma produção imagética que depende de habilidade manual e destreza psicomotora. A arte/educação, por intermédio do ensino/aprendizagem das artes visuais, leva para salas de aula o estudo e a produção de imagens. O que muda nessa prática pedagógica com a introdução das TIC no contexto educacional? Quais as implicações da imagem digital para a arte/educação contemporânea? Esse foi o foco da pesquisa que originou a presente dissertação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Information and Communication Technologies – ICTs – resulted, in other contexts, in the arisen of digital culture and cyberspace. Digitalization refers to the interactivity concept, which in its turn, is realized in the relations established in the computer world wide web. Digital images are, in part, a language disseminated in the cyberspace. Graphical interfaces are part of this scope and have a prominent role in the establishment of the user/machine and user/user interactions. The vast number of digital equipment, brought by ICTs, particularly facilitated access to image production and dissemination. So far, this production and dissemination was subordinated to analogical systems that demanded technical knowledge and specialized machines. As an example, photography reveal and cinema image production equipment. And, more specifically in art issue, an image production which dependeds on the technical ability and psychomotor dexterity. The art/education, through the teaching/learning of the visual arts, brings for classrooms the image study and production. What changes in this pedagogical practice with the introduction of ICTs in the educational context? What are the implications of digital images for the contemporaneous art/education? This was the focus of the research which originated the present dissertation.Venturelli, SuzeteCastro, Rosana Andréa Costa de2009-10-13T13:42:45Z2009-10-13T13:42:45Z2008-12-102008-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Rosana Andréa Costa de. Tecnologias de informação e comunicação: implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:38:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/1930Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:38:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
title Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
Castro, Rosana Andréa Costa de
Arte e educação
Imagens digitais
Cultura digital
Cultura visual
Multiculturalidade
Imagens, ilustrações, etc.
Arte - estudo e ensino
Comunicações digitais - aspectos sociais
Arte por computador
title_short Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
title_full Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
title_sort Tecnologias de informação e comunicação : implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea
author Castro, Rosana Andréa Costa de
author_facet Castro, Rosana Andréa Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venturelli, Suzete
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rosana Andréa Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Imagens digitais
Cultura digital
Cultura visual
Multiculturalidade
Imagens, ilustrações, etc.
Arte - estudo e ensino
Comunicações digitais - aspectos sociais
Arte por computador
topic Arte e educação
Imagens digitais
Cultura digital
Cultura visual
Multiculturalidade
Imagens, ilustrações, etc.
Arte - estudo e ensino
Comunicações digitais - aspectos sociais
Arte por computador
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2008-10-12
2009-10-13T13:42:45Z
2009-10-13T13:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Rosana Andréa Costa de. Tecnologias de informação e comunicação: implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1930
identifier_str_mv CASTRO, Rosana Andréa Costa de. Tecnologias de informação e comunicação: implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580908268322816