Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Flávia Bastos da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11624
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
id UNB_eed922bab870b4227ddd28436be98897
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11624
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosóficaProfessores - formaçãoEducadores - subjetividadeEducação - filosofiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.A atualidade e relevância do tema da formação continuada de professores levantam discussões metodológicas, epistemológicas e políticas que mobilizam essa prática a partir das novas tendências e configurações que os contextos educativos vêm assumindo no século XXI. Fundado na interlocução entre a Psicologia, a Educação e a Filosofia acerca dos processos de subjetivação que participam do processo de tornar-se professor no cotidiano, o presente trabalho consiste no relato de uma pesquisa feita em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. O objetivo principal de nosso estudo foi propor um referencial teórico-metodológico para a formação continuada de professores no ambiente escolar, apoiado na prática filosófica, e tendo como referencial os processos de construção da subjetividade do professor como sujeito social. Participaram da pesquisa duas turmas de 4ª. série (5º.ano ) e suas respectivas professoras regentes. A partir dos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa associada à pesquisa-intervenção de base cartográfica, pretende-se incentivar a superação da dicotomia teoria/prática a fim de possibilitar uma compreensão do ambiente de trabalho docente enquanto espaço/tempo propício e desejável para sua formação continuada. A análise das entrevistas, das oficinas filosóficas e do diário de campo foi feita com base na análise construtivo-interpretativa associada ao método da cartografia e buscou identificar as zonas de sentido que se colocam nos processos de tornar-se professor no cotidiano escolar no contexto de oficinas filosóficas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTTeacher continuing training and education is an ongoing and relevant issue which triggers methodological, epistemological and political discussions and musters its practice from new tendencies and configurations that educational contexts have adopted in the 21st Century. Based on interlocutions between Psychology, Education and Philosophy on subjectification processes that are part of the process of becoming a teacher on a day-to-day context, this paper consists on the report of research carried out at an elementary public school in Distrito Federal.The aim of our work is to offer a theoretical-methodological reference to teacher continuing training and education in the school environment that is sustained on philosophical practices and that regards the processes of the construction of the subjectivity of the teacher as a social subject. Two fourth grade (fifth year) classes and their respective teachers have participated in the research. Founded on the methodological pretexts of the qualitative approach associated with cartography-based intervention research, the goal is to encourage transcending the theory/practice dichotomy in order to enable a comprehension of the faculty work environment as a space and time favorable and desirable towards teacher continuing training and education. The analysis of the interviews, the philosophical workshops and the field journal was made in accordance with the constructive-interpretative analysis associated with the cartographical method, and has sought to identify the sense zones set in the process of becoming a teacher in daily school life in the context of philosophical workshops.Pulino, Lúcia Helena Cavasin ZabottoCunha, Flávia Bastos da2012-11-14T13:39:27Z2012-11-14T13:39:27Z2012-11-142012-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Flávia Bastos da. Tornar-se professor no cotidiano: um desenho metodológico: epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica. 2012. xii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11624info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/11624Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
title Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
spellingShingle Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
Cunha, Flávia Bastos da
Professores - formação
Educadores - subjetividade
Educação - filosofia
title_short Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
title_full Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
title_fullStr Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
title_full_unstemmed Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
title_sort Tornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica
author Cunha, Flávia Bastos da
author_facet Cunha, Flávia Bastos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Flávia Bastos da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educadores - subjetividade
Educação - filosofia
topic Professores - formação
Educadores - subjetividade
Educação - filosofia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-14T13:39:27Z
2012-11-14T13:39:27Z
2012-11-14
2012-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Flávia Bastos da. Tornar-se professor no cotidiano: um desenho metodológico: epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica. 2012. xii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11624
identifier_str_mv CUNHA, Flávia Bastos da. Tornar-se professor no cotidiano: um desenho metodológico: epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica. 2012. xii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580824075010048