Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Fábio Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Cecília B., Mello, Bernardo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33609
http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232
Resumo: As vantagens e desvantagens do uso de questões de julgamento em avaliações de aprendizagem, bem como a inserção da penalização de respostas erradas como mecanismo de ajuste sobre o acerto casual, já foram apresentadas e discutidas por diversos autores no contexto da avaliação de aprendizagem. No entanto, pouco estudo tem sido feito no Brasil no sentido de entender a extensão da influência do uso da penalização de respostas erradas na medida da proficiência do aluno no domínio avaliado. Neste sentido, este artigo apresenta um estudo realizado na Universidade de Brasília, com os alunos das disciplinas básicas de Física-1 e Física-2 oriundos de 20 cursos diferentes, no modelo das Disciplinas Unificadas da Física, que foram submetidos alternadamente a avaliações com penalidade e sem penalidade. O efeito da redução da confiabilidade do escore devido à penalidade é confrontado estatisticamente com o efeito do aumento do poder discriminativo da prova devido à redução do “chute”. Uma nova grandeza chamada ganho na qualidade γ é proposta para interpretar os resultados desses efeitos combinados. Ao final, fica demonstrado que o aumento do poder discriminativo da prova supera a redução da confiabilidade do escore quando se aplica a penalização de respostas erradas em itens de julgamento.
id UNB_eedfe215d9bdf7e72620b08d485671a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33609
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de FísicaEffect of penalizing wrong answers in true/false physics testsDisciplinas de massaitens dicotômicosPenalização de respostasConfiabilidade do escorePoder discriminativo da provaAs vantagens e desvantagens do uso de questões de julgamento em avaliações de aprendizagem, bem como a inserção da penalização de respostas erradas como mecanismo de ajuste sobre o acerto casual, já foram apresentadas e discutidas por diversos autores no contexto da avaliação de aprendizagem. No entanto, pouco estudo tem sido feito no Brasil no sentido de entender a extensão da influência do uso da penalização de respostas erradas na medida da proficiência do aluno no domínio avaliado. Neste sentido, este artigo apresenta um estudo realizado na Universidade de Brasília, com os alunos das disciplinas básicas de Física-1 e Física-2 oriundos de 20 cursos diferentes, no modelo das Disciplinas Unificadas da Física, que foram submetidos alternadamente a avaliações com penalidade e sem penalidade. O efeito da redução da confiabilidade do escore devido à penalidade é confrontado estatisticamente com o efeito do aumento do poder discriminativo da prova devido à redução do “chute”. Uma nova grandeza chamada ganho na qualidade γ é proposta para interpretar os resultados desses efeitos combinados. Ao final, fica demonstrado que o aumento do poder discriminativo da prova supera a redução da confiabilidade do escore quando se aplica a penalização de respostas erradas em itens de julgamento.The advantages and disadvantages of using true/false tests in learning assessments, as well as the insertion of penalization (negative marking) of wrong answers as mechanism of adjustment on the guessing success, have already been presented and discussed by several authors in the context of learning assessment. However, few studies has been done in Brazil to understand the extent of the influence of using penalization of wrong answers in the measure of student proficiency in the evaluated domain. Hence, this article presents a study carried out at the University of Brasília, with the students of the basic disciplines of Physics-1 and Physics-2 coming from 20 different courses, in the unified Physics disciplines model. The students were alternately submitted to assessments with penalty and without penalty. The effect of reducing the reliability of the score due to the penalty is statistically compared with the effect of increasing the discriminatory power of the test due to the reduction of the guessworking. A new magnitude called “statistical yield” is proposed to interpret the results of these combined effects. To conclude, it is demonstrated that the increase in the discriminatory power of the test outweighs the reduction of the reliability of the score when applying penalization of wrong answers in true/false tests.Sociedade Brasileira de Física2019-01-02T13:54:48Z2019-01-02T13:54:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTEIRO, Fábio F.; ALVES, Cecília B.; MELLO, Bernardo A.. Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 2, e2401, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2019. Epub Sep 28, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33609http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232Licença Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Fábio FerreiraAlves, Cecília B.Mello, Bernardo A.porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/33609Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
Effect of penalizing wrong answers in true/false physics tests
title Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
spellingShingle Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
Monteiro, Fábio Ferreira
Disciplinas de massa
itens dicotômicos
Penalização de respostas
Confiabilidade do escore
Poder discriminativo da prova
title_short Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
title_full Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
title_fullStr Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
title_full_unstemmed Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
title_sort Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física
author Monteiro, Fábio Ferreira
author_facet Monteiro, Fábio Ferreira
Alves, Cecília B.
Mello, Bernardo A.
author_role author
author2 Alves, Cecília B.
Mello, Bernardo A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Fábio Ferreira
Alves, Cecília B.
Mello, Bernardo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplinas de massa
itens dicotômicos
Penalização de respostas
Confiabilidade do escore
Poder discriminativo da prova
topic Disciplinas de massa
itens dicotômicos
Penalização de respostas
Confiabilidade do escore
Poder discriminativo da prova
description As vantagens e desvantagens do uso de questões de julgamento em avaliações de aprendizagem, bem como a inserção da penalização de respostas erradas como mecanismo de ajuste sobre o acerto casual, já foram apresentadas e discutidas por diversos autores no contexto da avaliação de aprendizagem. No entanto, pouco estudo tem sido feito no Brasil no sentido de entender a extensão da influência do uso da penalização de respostas erradas na medida da proficiência do aluno no domínio avaliado. Neste sentido, este artigo apresenta um estudo realizado na Universidade de Brasília, com os alunos das disciplinas básicas de Física-1 e Física-2 oriundos de 20 cursos diferentes, no modelo das Disciplinas Unificadas da Física, que foram submetidos alternadamente a avaliações com penalidade e sem penalidade. O efeito da redução da confiabilidade do escore devido à penalidade é confrontado estatisticamente com o efeito do aumento do poder discriminativo da prova devido à redução do “chute”. Uma nova grandeza chamada ganho na qualidade γ é proposta para interpretar os resultados desses efeitos combinados. Ao final, fica demonstrado que o aumento do poder discriminativo da prova supera a redução da confiabilidade do escore quando se aplica a penalização de respostas erradas em itens de julgamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:54:48Z
2019-01-02T13:54:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Fábio F.; ALVES, Cecília B.; MELLO, Bernardo A.. Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 2, e2401, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2019. Epub Sep 28, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33609
http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232
identifier_str_mv MONTEIRO, Fábio F.; ALVES, Cecília B.; MELLO, Bernardo A.. Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 2, e2401, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2019. Epub Sep 28, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33609
http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Licença Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Licença Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580717492502528