Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mundim, Tiago Elias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16165
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
id UNB_f02bb4932384a40ed1ea43e925a0dd55
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16165
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplasMusicaisInteligências múltiplasArtistas - formaçãoInterpretaçãoMultilinguagem artísticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.O presente trabalho se propõe a fazer uma contextualização do Teatro Musical contemporâneo a partir de problematizações do treinamento do ator-cantor-bailarino que deseja atuar neste estilo teatral, associando o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas com o conceito do ensino e aprendizado por meio da teoria das Inteligências Múltiplas. Inicialmente foram analisadas características da Tragédia Grega sob o ponto de vista de Friedrich Nietzsche e da Obra de Arte Total descrita por Richard Wagner, que foram absorvidas ou adaptadas ao Teatro Musical, especialmente no que diz respeito à busca pelo encantamento – tanto do público quanto dos próprios atores em cena – e a relação com a multilinguagem artística utilizada em cada um desses estilos. Em seguida, com o intuito de traçar um panorama do Teatro Musical na contemporaneidade, foram descritos alguns conceitos e características desse estilo e como são realizadas e concebidas algumas dessas produções, detalhando sobre o que os enredos dos musicais estão discutindo e como isto pode influenciar nas técnicas exigidas no treinamento do ator-cantor-bailarino, buscando uma relação entre a formação dos intérpretes, a forma da encenação e os resultados estéticos esperados por este mercado. Para finalizar, foi elaborada uma tentativa de se criar um paralelo entre as habilidades cognitivas específicas dos atores-cantores-bailarinos de Teatro Musical e o conceito do ensino e aprendizado por meio das Inteligências Múltiplas. Com o intuito de se fazer uma relação entre essa teoria e os treinamentos oferecidos atualmente no Brasil e nos EUA, também foi realizada uma análise curricular de alguns cursos de Artes Cênicas e de Teatro Musical que são oferecidos em ambos os países, levando-se em consideração a formação e o treinamento de atores-cantores-bailarinos que estão em cartaz em produções profissionais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work intends to contextualize about contemporary Musical Theater from problems found in the training of the actor-singer-dancer who desires to act in this theatrical style, by associating the development of their cognitive skills with the conception of teaching and learning through the Multiple Intelligences theory. First, Greek Tragedy’s characteristics were analyzed from Friedrich Nietzsche’s point of view and also the Total Work of Art’s characteristics described by Richard Wagner, which have been absorbed or adapted to Musical Theatre, specially in regard to the search for the enchantment – both the public’s and the actors on stage’s – and the relation with the multi-language arts used in each of those styles. Next, in order to outline an overview of Musical Theatre in contemporaneity, some concepts and characteristics of this theatrical style and how some productions are designed and developed were here described, detailing about what musicals’ plots are about and how they may influence the required techniques in actor-singer-dancer’s training, searching for a relation among the training of interpreters, the format of staging and the aesthetic results expected by this market. Finally, an attempt to create a parallel between Musical Theatre actor-singer-dancer’s specific cognitive skills and the conception of teaching and learning through the Multiple Intelligences was developed. In order to make a connection between this theory and the trainings offered in Brazil and in the USA, a curriculum analysis of some Performing Arts and Musical Theatre courses offered in both countries was conducted, considering professional actor-singer-dancer’s degree courses and training.Lignelli, CésarMundim, Tiago Elias2014-08-28T19:28:24Z2014-08-28T19:28:24Z2014-08-282014-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNDIM, Tiago Elias. Contextualização do teatro musical na contemporaneidade: conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas. 2014. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16165A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/16165Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
title Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
spellingShingle Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
Mundim, Tiago Elias
Musicais
Inteligências múltiplas
Artistas - formação
Interpretação
Multilinguagem artística
title_short Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
title_full Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
title_fullStr Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
title_full_unstemmed Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
title_sort Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas
author Mundim, Tiago Elias
author_facet Mundim, Tiago Elias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lignelli, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Mundim, Tiago Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Musicais
Inteligências múltiplas
Artistas - formação
Interpretação
Multilinguagem artística
topic Musicais
Inteligências múltiplas
Artistas - formação
Interpretação
Multilinguagem artística
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28T19:28:24Z
2014-08-28T19:28:24Z
2014-08-28
2014-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNDIM, Tiago Elias. Contextualização do teatro musical na contemporaneidade: conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas. 2014. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16165
identifier_str_mv MUNDIM, Tiago Elias. Contextualização do teatro musical na contemporaneidade: conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas. 2014. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580731001307136