Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Larissa Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10276
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012
id UNB_f175196a0cbd49b1b94a8a3eed10fb13
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10276
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. SebaldSpiegelman, Art, 1948 - crítica e interpretaçãoSebald, Winfried Georg, 1944-2001 - crítica e interpretaçãoHolocausto judeu (1939-1945) - literaturaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a expansão das possibilidades representativas que ocorre na literatura sobre o Holocausto. Para tanto, analisam-se dois livros – a obra Maus, escrita por Art Spiegelman, um romance gráfico no qual há uma inexorável interação entre imagem e texto, e o romance Os emigrantes, de W. G. Sebald, no qual também existe um diálogo entre fotografias selecionadas pelo autor e prosa literária – procurando-se investigar como esses textos ultrapassam aqueles discursos padronizados, o lugar-comum, que rondam as representações do Holocausto. Apesar de reconhecer e, ainda, de analisar os discursos que ressaltam os aspectos irrepresentáveis do evento em questão, este trabalho caminha em sentido contrário ao assinalar as novas possibilidades de representação do tema que surgem com a atualização dos meios de comunicação e das mídias na sociedade ocidental contemporânea. Essas mudanças notórias, como a ascensão da imagem como uma forma de expressão que antecipa o declínio da leitura linear da escrita, acontecem desde o imediato pós-guerra (meados de 1940), e isso se reflete na expressão da literatura que tem o Holocausto como objeto de representação. Graças a este estudo, pode-se notar que a ampliação das formas de representação do Holocausto se dá de forma mais evidente a partir da inclusão da imagem junto ao texto literário. É importante compreender também que, assim como se deu a expansão da forma literária, com a inserção de imagens, seu conteúdo, ou seja, a referência a sentimentos, tempos, espaços e vítimas do Holocausto, sofreu, igualmente, evidente ampliação. No que se refere às obras estudadas, Maus e Os emigrantes demonstram que o Holocausto ultrapassa o período da Segunda Guerra Mundial, de 1939-1945. Além disso, elas põem em evidência outros lugares em que a repressão nazista esteve presente que não só os campos de concentração, como também ressaltam a existência de inusitadas vítimas, por exemplo, emigrantes que fugiram da perseguição hitlerista. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to evidence the expansion of representative possibilities that occurs in the literature about the Holocaust. For this, two books will be analyzed – the book Maus, written by Art Spiegelman, a graphic novel in which there is an inevitable interaction between image and text, and the novel The emigrants, written by W. G. Sebald, in which there is also a dialogue between photographs selected by the author and literary prose – seeking to investigate how these texts beyond those standardized discourse, the commonplace, that surround the representations of the Holocaust. Despite of recognize and, also, analyze the discourses that highlight aspects unrepresentable of the Holocaust, this work is moving in the opposite direction to signal the new possibilities of representation of the theme that come with the update of media of the contemporary occidental society. These remarkable changes, as the rise of the image as a form of expression that anticipates the decline of reading linear writing, have been held since the immediate post-war (Mid 1940), and this reflects in the expression of literature that has the Holocaust as representation object. Thanks to this study, it may be noted that the expansion of forms of representation of the Holocaust takes more evident from the inclusion of the image with the literary text. It is also important to understand that just as the expansion of the literary form with the inclusion of the image, the content, namely, the reference to feelings, time, space and Holocaust victims, suffered equally clear magnification. With regard to the works studied, Maus and The emigrants show that the Holocaust exceeded the period of World War II, of 1939-1945. Moreover, they highlight other places where the Nazi repression was present that not only the concentration camps, they also show the existence of unexpected victims, for example, immigrants who fled Hitler persecution.Pires, Maria Isabel EdomNascimento, Larissa Silva2012-04-18T17:29:22Z2012-04-18T17:29:22Z2012-04-182012-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Larissa Silva. Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald. 2012. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10276info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/10276Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
title Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
spellingShingle Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
Nascimento, Larissa Silva
Spiegelman, Art, 1948 - crítica e interpretação
Sebald, Winfried Georg, 1944-2001 - crítica e interpretação
Holocausto judeu (1939-1945) - literatura
title_short Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
title_full Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
title_fullStr Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
title_full_unstemmed Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
title_sort Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald
author Nascimento, Larissa Silva
author_facet Nascimento, Larissa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Maria Isabel Edom
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Larissa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Spiegelman, Art, 1948 - crítica e interpretação
Sebald, Winfried Georg, 1944-2001 - crítica e interpretação
Holocausto judeu (1939-1945) - literatura
topic Spiegelman, Art, 1948 - crítica e interpretação
Sebald, Winfried Georg, 1944-2001 - crítica e interpretação
Holocausto judeu (1939-1945) - literatura
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18T17:29:22Z
2012-04-18T17:29:22Z
2012-04-18
2012-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Larissa Silva. Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald. 2012. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10276
identifier_str_mv NASCIMENTO, Larissa Silva. Para além das cercas de arame farpado : o Holocausto em Maus, de Art Spiegelman, e em Os emigrantes, de W. G. Sebald. 2012. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580730244235264