A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Iassana Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
id UNB_f55d1534adc89966cdf7d3e14bdd1dfe
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40156
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação interculturalEscola Classe Sítio das AraucáriasDiversidade culturalEducação do campoEducação interculturalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.O tema desta dissertação envolve a forma como a diversidade cultural, presente nas diversas comunidades que formam a região da Fazenda Sálvia, reverbera na Escola Classe Sítio das Araucárias. Para tanto, o estudo analisa de forma articulada como essa diversidade tem sido percebida, afirmada, negada, valorizada e/ou comungada no espaço formal da educação que está no rol de instituições campesinas. O caminho metodológico foi criado com base na coleta de dados em momentos de Roda de Conversa, entrevista semiestruturada, observação participante nos territórios de vivência das crianças, análise documental e diário de campo. Além disso, foi trilhado com base nas minhas próprias experiências como professora da Escola e moradora na região. Dentre os interlocutores que participaram da pesquisa estão as docentes da Escola e os/as moradores/as das comunidades da região, em especial dos acampamentos Renascer Palmares, Marias da Terra, Canaã dos ciganos da etnia Calon e de espaços do turismo Rota do Cavalo. As análises evidenciam de que forma a diversidade cultural, presente nos pertencimentos identitários e saberes comunitários, é valorizada e sistematizada no contexto escolar. A partir dos dados levantados e nas análises empreendidas, é possível afirmar que a forma como a região foi e é territorializada influencia na sua diversidade cultural, além do que as diferenças culturais que as crianças e jovens trazem de seus territórios de vivências permeiam o cotidiano escolar e influenciam a produção e a organização do trabalho pedagógico. Ao final do estudo, a experiência do encontro das diversidades culturais é pontuada como oportunidade de diálogo e educação intercultural.The theme of this dissertation involves the way in which the cultural diversity presents in the several communities that form Fazenda Sálvia reverberates region at Escola Classe Sítio das Araucárias. Therefore, the study analyzes in an articulated way how this diversity has been perceived, affirmed, denied, valued and / or shared in the formal space of education that is even on the list of rural institutions. The methodological path was created based on the collection of data in moments of conversation, semi-structured interviews, participant observation in the children's living territories, document analysis and field diary, in addition it was traced based on my own experiences as a teacher of the school and resident in the region. Among the interlocutors who participated in the research are school’s teachers and community residents from Fazenda Sálvia reverberates region, specially Renascer Palmares Camps, Marias da Terra, Canaã of the Calon gypsies and Rota do Cavalo ecotourism spaces. The analyzes show how cultural diversity, identity belongings, community knowledge are valued and systematized in the school context. From the data collected and the analyzes undertaken, it is possible to affirm that the way the region was and is territorialized influences in its cultural diversity. In addition, children and young people cultural differences bring from their own territories permeate school daily life and influence the production and organization of pedagogical work. At the end of this study, the experience of meeting cultural diversity is scored as an opportunity for dialogue and intercultural education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Ana Tereza Reis daiassana.soares@edu.se.df.gov.brSoares, Iassana Rodrigues2021-03-01T17:15:57Z2021-03-01T17:15:57Z2021-03-012020-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:51:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/40156Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:51:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
title A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
spellingShingle A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
Soares, Iassana Rodrigues
Escola Classe Sítio das Araucárias
Diversidade cultural
Educação do campo
Educação intercultural
title_short A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
title_full A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
title_fullStr A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
title_full_unstemmed A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
title_sort A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
author Soares, Iassana Rodrigues
author_facet Soares, Iassana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Tereza Reis da
iassana.soares@edu.se.df.gov.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Iassana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Classe Sítio das Araucárias
Diversidade cultural
Educação do campo
Educação intercultural
topic Escola Classe Sítio das Araucárias
Diversidade cultural
Educação do campo
Educação intercultural
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
2021-03-01T17:15:57Z
2021-03-01T17:15:57Z
2021-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156
identifier_str_mv SOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580775229194240