Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Raquel Araújo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20416
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20416
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Programa de Pós-Graduação em Estatística, 2015.
id UNB_f805f21c8d95df4258077663afbb0310
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20416
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicosTeoria de resposta ao item (TRI)PenalizaçãoUniversidade de Brasília - vestibularModelo de Resposta Gradual (MRG)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Programa de Pós-Graduação em Estatística, 2015.O presente trabalho tem como objetivo propor um método alternativo de pontuação para as questões do tipo A das provas do vestibular da UnB elaboradas pelo CEBRASPE. Esse novo método de pontuação consiste em aplicar o Modelo de Resposta Gradual (MRG), da Teoria da Resposta ao Item, ao considerar como uma alternativa de resposta a “não resposta” do aluno às questões do tipo A das provas do vestibular da UnB, nas quais os indivíduos ganham um ponto ao acertarem a questão, perdem um ponto ao errarem a questão e ganham zero pontos por não responderem a questão. Este método de pontuação foi proposto com o intuito de melhorar a avaliação dos indivíduos, visto que a teoria da resposta ao item apresenta inúmeras vantagens em relação ao método convencionalmente utilizado pelo CEBRASPE. Os resultados mostraram uma alta proximidade das notas estimadas pelo modelo de resposta gradual e das notas obtidas pelo método convencional. Dessa forma, pôde-se concluir que o método proposto é eficiente em avaliar os indivíduos com o aditivo das vantagens que a Teoria da Resposta ao Item oferece. Porém, tanto os resultados como algumas limitações evidenciaram oportunidades futuras de pesquisas sob a proposta apresentada, ainda não exaustivamente exploradas.This paper aims to propose an alternative scoring method for questions of type A of the UnB vestibular entrance exam prepared by CEBRASPE. This new correction method applies the Graded Response Model (GRM) from Item Response Theory. We consider “no answer” as an additional response class to the regular possibilities “right” or “wrong”. in the UnB vestibular entrance exam, individuals score 1 for each question with right answer, -1 for each question with wrong answer, and 0 for no answer. This scoring method has been proposed in order to improve the evaluation of individuals' proficiencies, as the item response theory has many advantages compared to the conventional method used by CEBRASPE. The results showed a high correlation between the scores obtained with the use of the graded response model and the scores given by the conventional method. We concluded that the proposed method is effective in evaluating individuals' proficiencies with the advantages of the Item Response Theory. However, the results show opportunities for future research in the studied problem.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Estatística (IE EST)Programa de Pós-Graduação em EstatísticaGomes, Antônio EduardoAlmeida, Raquel Araújo de2016-05-26T16:28:35Z2016-05-26T16:28:35Z2016-05-262015-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Raquel Araújo de. Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos. 2015. iii, 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20416http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20416A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:22:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/20416Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:22:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
title Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
spellingShingle Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
Almeida, Raquel Araújo de
Teoria de resposta ao item (TRI)
Penalização
Universidade de Brasília - vestibular
Modelo de Resposta Gradual (MRG)
title_short Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
title_full Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
title_fullStr Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
title_full_unstemmed Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
title_sort Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos
author Almeida, Raquel Araújo de
author_facet Almeida, Raquel Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Antônio Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Raquel Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de resposta ao item (TRI)
Penalização
Universidade de Brasília - vestibular
Modelo de Resposta Gradual (MRG)
topic Teoria de resposta ao item (TRI)
Penalização
Universidade de Brasília - vestibular
Modelo de Resposta Gradual (MRG)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Programa de Pós-Graduação em Estatística, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
2016-05-26T16:28:35Z
2016-05-26T16:28:35Z
2016-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Raquel Araújo de. Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos. 2015. iii, 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20416
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20416
identifier_str_mv ALMEIDA, Raquel Araújo de. Modelo de resposta gradual para testes com penalização para itens dicotômicos. 2015. iii, 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20416
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580859383709696