Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Marlene Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35225
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
id UNB_f9c7c6841470af86b80cd90954605625
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35225
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolarSubjetividade - aprendizagemDesenvolvimento da criançaDeficiência intelectualInclusão escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.O objetivo deste estudo foi compreender como o processo de desenvolvimento subjetivo dos estudantes com deficiência intelectual pode mobilizar processos de aprendizagem escolar. A pesquisa foi embasada teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano a partir das contribuições de Vigotski, de modo especial em relação à defectologia, e na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica desenvolvida por González Rey. A metodologia construtivo-interpretativa é orientada pela Epistemologia Qualitativa, na qual os pressupostos estão pautados nas relações dialógicas entre o pesquisador e os participantes, enfatizando a importância da singularidade dos processos de investigação e concebendo a produção do conhecimento no processo construtivo-interpretativo. Realizou-se a pesquisa com duas participantes do terceiro ano do Ensino Fundamental em classe inclusiva de uma escola pública do Distrito Federal. A produção das informações ocorreu por meio de instrumentos favorecedores da expressão das participantes: dinâmicas conversacionais, recursos imagéticos, experiências sociorrelacionais, caderno de memórias, complemento de frases lúdico e observação participante ativa. Por meio da análise e da construção das informações, valorizou-se a interpretação do pesquisador diante dos indicadores e das hipóteses quanto à constituição da subjetividade e ao desenvolvimento subjetivo das participantes. Considerou-se que as experiências sociorrelacionais no contexto inclusivo podem promover a emergência do sujeito e favorecer o movimento da subjetividade por meio do espaço dialógico, possibilitando, assim, aos estudantes com deficiência intelectual, a mobilização de sua aprendizagem escolar, compreendida, neste estudo, como criativa e compreensiva.The aim of this study was to understand how the process of subjectivity development of students with intellectual disability can mobilize the process of school learning. Hence, the theoretical framework was based on the cultural historical perspective of human development from Vigotski contributions and his conceptions about the disability and on the study of Theory of Subjectivity developed by González Rey. The constructive-interpretative methodology is oriented by the Qualitative Epistemology, in which the assumptions are guided by the dialogical relations between the researcher and the participants, emphasizing the importance of the singularity of investigation processes and conceiving the production of knowledge in constructive-interpretative process. The research was conducted with two participants of the third year of Elementary School in inclusive class of a public school of Distrito Federal. The information production was made through instruments that help the expression of the participants: conversational dynamics, imaging resources, socio-relational experiences, memory notebook, playful phrase complement and active participant observation. Through the analysis and the construction of information, valued the interpretation of the researcher in front of the indicators and the hypotheses about the constitution of subjectivity and the subjective development of the participants, identifying that the socio-relational experiences in the inclusive context can promote the emergence of the subject and helps the movement of the subjectivity, making it possible, therefore, for the students with intellectual disabilities, the mobilization of your school learning, included, in this study, as criative and understanding.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeRossato, MaristelaChaves, Marlene Pereira2019-08-02T21:37:06Z2019-08-02T21:37:06Z2019-08-022019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAVES, Marlene Pereira. Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar. 2019. xvii, 191 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35225A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/35225Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
title Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
spellingShingle Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
Chaves, Marlene Pereira
Subjetividade - aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
title_short Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
title_full Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
title_fullStr Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
title_sort Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
author Chaves, Marlene Pereira
author_facet Chaves, Marlene Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossato, Maristela
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Marlene Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade - aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
topic Subjetividade - aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02T21:37:06Z
2019-08-02T21:37:06Z
2019-08-02
2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, Marlene Pereira. Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar. 2019. xvii, 191 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35225
identifier_str_mv CHAVES, Marlene Pereira. Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar. 2019. xvii, 191 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580676438654976