Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Catiana Gomes dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Rosineide Nascimento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313
Resumo: O principal ambiente para a promoção da Educação Ambiental (EA) são as escolas devido a uma série de fatores, pois presume-se que essa temática seja abordada com maior frequência, assim como práticas de intervenção e sensibilização envolvendo os discentes. Devido a importância da EA como uma ferramenta amplamente utilizada como via de sensibilização, objetivou-se com este estudo relatar a aplicação da EA na rotina de docentes e discentes da educação básica. A intervenção foi realizada em uma escola municipal do município de São Sebastião - AL, em 2019. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de dois questionários para os discentes e docentes, contendo questões de natureza objetiva e subjetiva. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Tanto os discentes, quanto os docentes participantes da intervenção possuíam conhecimentos ligados a importância, a implementação e as formas de obtenção de informações sobre EA e temas relacionados. Porém, se faz necessário mais abordagens neste âmbito, assim como o monitoramento destas atividades de intervenção, para que sejam aplicadas no cotidiano escolar, podendo assim, realizar mudanças no cotidiano dos discentes da instituição.
id UNEAL-2_c37b2ad9d1dcea8f6111edb63daf2f69
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/313
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamentalEducação básica. Intervenção. Práticas de ensinoO principal ambiente para a promoção da Educação Ambiental (EA) são as escolas devido a uma série de fatores, pois presume-se que essa temática seja abordada com maior frequência, assim como práticas de intervenção e sensibilização envolvendo os discentes. Devido a importância da EA como uma ferramenta amplamente utilizada como via de sensibilização, objetivou-se com este estudo relatar a aplicação da EA na rotina de docentes e discentes da educação básica. A intervenção foi realizada em uma escola municipal do município de São Sebastião - AL, em 2019. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de dois questionários para os discentes e docentes, contendo questões de natureza objetiva e subjetiva. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Tanto os discentes, quanto os docentes participantes da intervenção possuíam conhecimentos ligados a importância, a implementação e as formas de obtenção de informações sobre EA e temas relacionados. Porém, se faz necessário mais abordagens neste âmbito, assim como o monitoramento destas atividades de intervenção, para que sejam aplicadas no cotidiano escolar, podendo assim, realizar mudanças no cotidiano dos discentes da instituição.Universidade Estadual de Alagoas2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/31310.48180/ambientale.v13i3.313Revista Ambientale; v. 13 n. 3 (2021): Revista Ambientale; 1-112318-454X1984-991510.48180/ambientale.v13i3reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313/259Copyright (c) 2021 Catiana Gomes dos Santos, Rosineide Nascimento da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Catiana Gomes dos Silva, Rosineide Nascimento da2021-10-26T18:01:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/313Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-26T18:01:07Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
title Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
spellingShingle Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
Santos, Catiana Gomes dos
Educação básica. Intervenção. Práticas de ensino
title_short Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
title_full Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
title_fullStr Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
title_sort Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
author Santos, Catiana Gomes dos
author_facet Santos, Catiana Gomes dos
Silva, Rosineide Nascimento da
author_role author
author2 Silva, Rosineide Nascimento da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Catiana Gomes dos
Silva, Rosineide Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica. Intervenção. Práticas de ensino
topic Educação básica. Intervenção. Práticas de ensino
description O principal ambiente para a promoção da Educação Ambiental (EA) são as escolas devido a uma série de fatores, pois presume-se que essa temática seja abordada com maior frequência, assim como práticas de intervenção e sensibilização envolvendo os discentes. Devido a importância da EA como uma ferramenta amplamente utilizada como via de sensibilização, objetivou-se com este estudo relatar a aplicação da EA na rotina de docentes e discentes da educação básica. A intervenção foi realizada em uma escola municipal do município de São Sebastião - AL, em 2019. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de dois questionários para os discentes e docentes, contendo questões de natureza objetiva e subjetiva. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Tanto os discentes, quanto os docentes participantes da intervenção possuíam conhecimentos ligados a importância, a implementação e as formas de obtenção de informações sobre EA e temas relacionados. Porém, se faz necessário mais abordagens neste âmbito, assim como o monitoramento destas atividades de intervenção, para que sejam aplicadas no cotidiano escolar, podendo assim, realizar mudanças no cotidiano dos discentes da instituição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313
10.48180/ambientale.v13i3.313
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313
identifier_str_mv 10.48180/ambientale.v13i3.313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313/259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Catiana Gomes dos Santos, Rosineide Nascimento da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Catiana Gomes dos Santos, Rosineide Nascimento da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 13 n. 3 (2021): Revista Ambientale; 1-11
2318-454X
1984-9915
10.48180/ambientale.v13i3
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041876343193600