Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ambientale (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313 |
Resumo: | O principal ambiente para a promoção da Educação Ambiental (EA) são as escolas devido a uma série de fatores, pois presume-se que essa temática seja abordada com maior frequência, assim como práticas de intervenção e sensibilização envolvendo os discentes. Devido a importância da EA como uma ferramenta amplamente utilizada como via de sensibilização, objetivou-se com este estudo relatar a aplicação da EA na rotina de docentes e discentes da educação básica. A intervenção foi realizada em uma escola municipal do município de São Sebastião - AL, em 2019. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de dois questionários para os discentes e docentes, contendo questões de natureza objetiva e subjetiva. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Tanto os discentes, quanto os docentes participantes da intervenção possuíam conhecimentos ligados a importância, a implementação e as formas de obtenção de informações sobre EA e temas relacionados. Porém, se faz necessário mais abordagens neste âmbito, assim como o monitoramento destas atividades de intervenção, para que sejam aplicadas no cotidiano escolar, podendo assim, realizar mudanças no cotidiano dos discentes da instituição. |
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Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamentalEducação básica. Intervenção. Práticas de ensinoO principal ambiente para a promoção da Educação Ambiental (EA) são as escolas devido a uma série de fatores, pois presume-se que essa temática seja abordada com maior frequência, assim como práticas de intervenção e sensibilização envolvendo os discentes. Devido a importância da EA como uma ferramenta amplamente utilizada como via de sensibilização, objetivou-se com este estudo relatar a aplicação da EA na rotina de docentes e discentes da educação básica. A intervenção foi realizada em uma escola municipal do município de São Sebastião - AL, em 2019. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de dois questionários para os discentes e docentes, contendo questões de natureza objetiva e subjetiva. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Tanto os discentes, quanto os docentes participantes da intervenção possuíam conhecimentos ligados a importância, a implementação e as formas de obtenção de informações sobre EA e temas relacionados. Porém, se faz necessário mais abordagens neste âmbito, assim como o monitoramento destas atividades de intervenção, para que sejam aplicadas no cotidiano escolar, podendo assim, realizar mudanças no cotidiano dos discentes da instituição.Universidade Estadual de Alagoas2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/31310.48180/ambientale.v13i3.313Revista Ambientale; v. 13 n. 3 (2021): Revista Ambientale; 1-112318-454X1984-991510.48180/ambientale.v13i3reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/313/259Copyright (c) 2021 Catiana Gomes dos Santos, Rosineide Nascimento da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Catiana Gomes dos Silva, Rosineide Nascimento da2021-10-26T18:01:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/313Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-26T18:01:07Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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