O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Sirlange Soares da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Cristiane da, Santos, Elayne Cristina Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704
Resumo: The PIBID and its Contribution in Teacher Education in Geography: Experience of the scholars of the State University of Alagoas-UNEALRESUMO: O presente trabalho vislumbra discutir a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação dos docentes em geografia. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, rompendo a rigidez do conhecimento mecanicista. O principal objetivo é o relato de experiência vivenciadas por alunas bolsistas do PIBID, que atuaram em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-AL, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-AL.  Buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa.  Destaca-se que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na prática seus conhecimentos. O programa tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições e na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Importância, Docência ABSTRACT: The present work intends to discuss the importance of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID in the training of teachers in geography. The PIBID is an important teacher training policy, for it extends the training link, as well as close ties between universities and schools of the Public Education Network, offering new opportunities for undergraduate students in geography in innovative learning methods, contributing positively in educational activities, breaking the rigidity of mechanical knowledge. The main objective of the experience report was to present the activities carried out by PIBID scholarship students, who worked in State Schools located in the City of União dos Palmares-AL, in partnership with the State University of Alagoas-UNEAL. We sought to analyze the benefits to the graduates in geography included in the program. It should be noted that during academic training a range of geographical knowledge is acquired, and that through programs such as PIBID, scholarship students have the opportunity to expose in practice all their knowledge. The program also has the incentive to encourage the improvement of teaching-learning institutions and in the training of professionals capable of instigating the discussion about the reality of the city, the neighborhood, the street, the State, the region and the country in the classroom, besides pedagogical valorization, developments and applications of new methodologies in the teaching / learning process.KEYWORDS: Geography, Importance, Teaching.
id UNEAL_02800865f28fc71fa189659bba75b25c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/704
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEALThe PIBID and its Contribution in Teacher Education in Geography: Experience of the scholars of the State University of Alagoas-UNEALRESUMO: O presente trabalho vislumbra discutir a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação dos docentes em geografia. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, rompendo a rigidez do conhecimento mecanicista. O principal objetivo é o relato de experiência vivenciadas por alunas bolsistas do PIBID, que atuaram em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-AL, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-AL.  Buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa.  Destaca-se que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na prática seus conhecimentos. O programa tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições e na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Importância, Docência ABSTRACT: The present work intends to discuss the importance of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID in the training of teachers in geography. The PIBID is an important teacher training policy, for it extends the training link, as well as close ties between universities and schools of the Public Education Network, offering new opportunities for undergraduate students in geography in innovative learning methods, contributing positively in educational activities, breaking the rigidity of mechanical knowledge. The main objective of the experience report was to present the activities carried out by PIBID scholarship students, who worked in State Schools located in the City of União dos Palmares-AL, in partnership with the State University of Alagoas-UNEAL. We sought to analyze the benefits to the graduates in geography included in the program. It should be noted that during academic training a range of geographical knowledge is acquired, and that through programs such as PIBID, scholarship students have the opportunity to expose in practice all their knowledge. The program also has the incentive to encourage the improvement of teaching-learning institutions and in the training of professionals capable of instigating the discussion about the reality of the city, the neighborhood, the street, the State, the region and the country in the classroom, besides pedagogical valorization, developments and applications of new methodologies in the teaching / learning process.KEYWORDS: Geography, Importance, Teaching.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/70410.17648/diversitas-journal-v4i1.704Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 212-2222525-521510.17648/diversitas-journal-v4i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704/720Copyright (c) 2019 Sirlange Soares da Silva Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Sirlange Soares da SilvaSilva, Cristiane daSantos, Elayne Cristina Pereira dos2021-08-19T19:55:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/704Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:54.289929Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
title O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
spellingShingle O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
Brito, Sirlange Soares da Silva
title_short O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
title_full O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
title_fullStr O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
title_full_unstemmed O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
title_sort O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
author Brito, Sirlange Soares da Silva
author_facet Brito, Sirlange Soares da Silva
Silva, Cristiane da
Santos, Elayne Cristina Pereira dos
author_role author
author2 Silva, Cristiane da
Santos, Elayne Cristina Pereira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Sirlange Soares da Silva
Silva, Cristiane da
Santos, Elayne Cristina Pereira dos
description The PIBID and its Contribution in Teacher Education in Geography: Experience of the scholars of the State University of Alagoas-UNEALRESUMO: O presente trabalho vislumbra discutir a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação dos docentes em geografia. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, rompendo a rigidez do conhecimento mecanicista. O principal objetivo é o relato de experiência vivenciadas por alunas bolsistas do PIBID, que atuaram em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-AL, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-AL.  Buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa.  Destaca-se que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na prática seus conhecimentos. O programa tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições e na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Importância, Docência ABSTRACT: The present work intends to discuss the importance of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID in the training of teachers in geography. The PIBID is an important teacher training policy, for it extends the training link, as well as close ties between universities and schools of the Public Education Network, offering new opportunities for undergraduate students in geography in innovative learning methods, contributing positively in educational activities, breaking the rigidity of mechanical knowledge. The main objective of the experience report was to present the activities carried out by PIBID scholarship students, who worked in State Schools located in the City of União dos Palmares-AL, in partnership with the State University of Alagoas-UNEAL. We sought to analyze the benefits to the graduates in geography included in the program. It should be noted that during academic training a range of geographical knowledge is acquired, and that through programs such as PIBID, scholarship students have the opportunity to expose in practice all their knowledge. The program also has the incentive to encourage the improvement of teaching-learning institutions and in the training of professionals capable of instigating the discussion about the reality of the city, the neighborhood, the street, the State, the region and the country in the classroom, besides pedagogical valorization, developments and applications of new methodologies in the teaching / learning process.KEYWORDS: Geography, Importance, Teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704
10.17648/diversitas-journal-v4i1.704
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i1.704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704/720
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sirlange Soares da Silva Brito
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sirlange Soares da Silva Brito
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 212-222
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275675697152