Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares da Silva, Leovandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Thaís Ribeiro, Teixeira, Regina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2013
Resumo: Conhecer a distribuição geográfica das espécies e as variáveis que influenciam sua ocorrência são essenciais para a conservação da biodiversidade. O objetivo desse estudo foi investigar a potencial distribuição de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub., na região nordeste do Brasil, e identificar as variáveis ambientais que influenciam a sua distribuição. Para a análise da modelagem foram utilizados dados de ocorrência da espécie e variáveis climáticas referentes a três cenários: atual (1970-2000), futuro pessimista e otimista (2080’). O algoritmo Maxent foi escolhido para relacionar a ocorrência da espécie com variáveis bioclimáticas que refletem diferentes condições de temperatura, precipitação e sazonalidade. A influência das variáveis sobre a distribuição das espécies foi avaliada pelo teste Jackknife, já os modelos foram validados pelo índice AUC. Os modelos apresentaram bom desempenho, os valores dos índices AUC foram consistentes variaram entre 0,85 a 0,89. Os mapas preveem áreas de ampla ocorrência para a espécie na região nordeste. Os modelos evidenciaram uma ampliação da área ambientalmente adequada da espécie para o período atual e aumento considerável para o futuro. As variáveis ambientais que mais contribuíram para a distribuição dessa espécie foram às relacionadas à temperatura e umidade. Foi visualizado o surgimento de áreas com alta adequabilidade ambiental para o cenário futuro. As áreas de adequabilidade apresentaram aumento, indicando que as mudanças climáticas provavelmente não afetarão a ocorrência dessa espécie.
id UNEAL_073bb27f7227cc6e1d0cecb5ee3dfa19
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2013
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?Caatinga, distribuição geográfica, algoritmo maxent.Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?Conhecer a distribuição geográfica das espécies e as variáveis que influenciam sua ocorrência são essenciais para a conservação da biodiversidade. O objetivo desse estudo foi investigar a potencial distribuição de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub., na região nordeste do Brasil, e identificar as variáveis ambientais que influenciam a sua distribuição. Para a análise da modelagem foram utilizados dados de ocorrência da espécie e variáveis climáticas referentes a três cenários: atual (1970-2000), futuro pessimista e otimista (2080’). O algoritmo Maxent foi escolhido para relacionar a ocorrência da espécie com variáveis bioclimáticas que refletem diferentes condições de temperatura, precipitação e sazonalidade. A influência das variáveis sobre a distribuição das espécies foi avaliada pelo teste Jackknife, já os modelos foram validados pelo índice AUC. Os modelos apresentaram bom desempenho, os valores dos índices AUC foram consistentes variaram entre 0,85 a 0,89. Os mapas preveem áreas de ampla ocorrência para a espécie na região nordeste. Os modelos evidenciaram uma ampliação da área ambientalmente adequada da espécie para o período atual e aumento considerável para o futuro. As variáveis ambientais que mais contribuíram para a distribuição dessa espécie foram às relacionadas à temperatura e umidade. Foi visualizado o surgimento de áreas com alta adequabilidade ambiental para o cenário futuro. As áreas de adequabilidade apresentaram aumento, indicando que as mudanças climáticas provavelmente não afetarão a ocorrência dessa espécie.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/201310.48017/dj.v7i4.2013Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2013/1754Copyright (c) 2022 Leovandes Soares da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares da Silva, LeovandesCosta, Thaís RibeiroTeixeira, Regina dos Santos2022-10-10T03:23:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2013Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:27.019560Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
title Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
spellingShingle Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
Soares da Silva, Leovandes
Caatinga, distribuição geográfica, algoritmo maxent.
Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
title_short Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
title_full Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
title_fullStr Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
title_full_unstemmed Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
title_sort Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: As Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
author Soares da Silva, Leovandes
author_facet Soares da Silva, Leovandes
Costa, Thaís Ribeiro
Teixeira, Regina dos Santos
author_role author
author2 Costa, Thaís Ribeiro
Teixeira, Regina dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares da Silva, Leovandes
Costa, Thaís Ribeiro
Teixeira, Regina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Caatinga, distribuição geográfica, algoritmo maxent.
Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
topic Caatinga, distribuição geográfica, algoritmo maxent.
Modelagem preditiva de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub: Mudanças Climáticas poderão afetar sua ocorrência?
description Conhecer a distribuição geográfica das espécies e as variáveis que influenciam sua ocorrência são essenciais para a conservação da biodiversidade. O objetivo desse estudo foi investigar a potencial distribuição de Vellozia cinerascens (Mart.) Mart. ex Seub., na região nordeste do Brasil, e identificar as variáveis ambientais que influenciam a sua distribuição. Para a análise da modelagem foram utilizados dados de ocorrência da espécie e variáveis climáticas referentes a três cenários: atual (1970-2000), futuro pessimista e otimista (2080’). O algoritmo Maxent foi escolhido para relacionar a ocorrência da espécie com variáveis bioclimáticas que refletem diferentes condições de temperatura, precipitação e sazonalidade. A influência das variáveis sobre a distribuição das espécies foi avaliada pelo teste Jackknife, já os modelos foram validados pelo índice AUC. Os modelos apresentaram bom desempenho, os valores dos índices AUC foram consistentes variaram entre 0,85 a 0,89. Os mapas preveem áreas de ampla ocorrência para a espécie na região nordeste. Os modelos evidenciaram uma ampliação da área ambientalmente adequada da espécie para o período atual e aumento considerável para o futuro. As variáveis ambientais que mais contribuíram para a distribuição dessa espécie foram às relacionadas à temperatura e umidade. Foi visualizado o surgimento de áreas com alta adequabilidade ambiental para o cenário futuro. As áreas de adequabilidade apresentaram aumento, indicando que as mudanças climáticas provavelmente não afetarão a ocorrência dessa espécie.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2013
10.48017/dj.v7i4.2013
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2013
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2013/1754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Leovandes Soares da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Leovandes Soares da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279124463616