Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriele Gomes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Ramon Brilhante Gonçalves Araújo, Santos, Rafaella Luisa Pereira, Fechine, José Alegnoberto Leite, Almeida, Ricardo Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1237
Resumo: ABSTRACT: This study aims to discuss the didactic-pedagogical importance of educational practices that involve the production of knowledge by students and teachers in Geography and seeking to highlight through experiences within the project Mental Maps in Geography Teaching, developed in a school public school in Delmiro Gouveia / AL participating in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), the importance of methodological instruments that can be adopted for evaluations as long as they are playful, diagnostic and work with important contents and concepts of Geography, thus contributing to the interpretation of information and, finally, the learning of all involved. KEYWORDS: Teaching-learning process, Teaching Methodology in Geography, Assessment.
id UNEAL_46e3a27d51cf532073a11401833c60ce
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1237
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão AlagoanoABSTRACT: This study aims to discuss the didactic-pedagogical importance of educational practices that involve the production of knowledge by students and teachers in Geography and seeking to highlight through experiences within the project Mental Maps in Geography Teaching, developed in a school public school in Delmiro Gouveia / AL participating in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), the importance of methodological instruments that can be adopted for evaluations as long as they are playful, diagnostic and work with important contents and concepts of Geography, thus contributing to the interpretation of information and, finally, the learning of all involved. KEYWORDS: Teaching-learning process, Teaching Methodology in Geography, Assessment.RESUMO: Este estudo tem por objetivo discutir a importância didático-pedagógica de práticas educativas que envolvem a produção de conhecimentos por estudantes e docentes na Geografia e buscando ressaltar por meio de experiências no âmbito do projeto Mapas Mentais no Ensino da Geografia, desenvolvidos em uma escola pública estadual em Delmiro Gouveia/AL participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a importância de instrumentos metodológicos que podem ser adotados para avaliações desde que sejam lúdicos, diagnósticos e que trabalhem conteúdos e conceitos importantes da Geografia contribuindo assim para a interpretação de informações e, por fim, o aprendizado de todos os envolvidos.  PALAVRAS-CHAVE: Processo ensino-aprendizagem, Metodologia de Ensino em Geografia, Avaliação.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/123710.17648/diversitas-journal-v5i3-1237Diversitas Journal; v. 5 n. 3 (2020): Redes sociais asseguram o desenvolvimento; 2169-21832525-521510.17648/diversitas-journal-v5i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1237/1074Copyright (c) 2020 Adriele Gomes da Silva, Ramon Brilhante Gonçalves Araújo Ramos, Rafaella Luisa Pereira Santos, José Alegnoberto Leite Fechine, Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriele Gomes daRamos, Ramon Brilhante Gonçalves AraújoSantos, Rafaella Luisa PereiraFechine, José Alegnoberto LeiteAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T18:19:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1237Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:10.077756Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
title Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
spellingShingle Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
Silva, Adriele Gomes da
title_short Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
title_full Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
title_fullStr Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
title_full_unstemmed Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
title_sort Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano
author Silva, Adriele Gomes da
author_facet Silva, Adriele Gomes da
Ramos, Ramon Brilhante Gonçalves Araújo
Santos, Rafaella Luisa Pereira
Fechine, José Alegnoberto Leite
Almeida, Ricardo Santos de
author_role author
author2 Ramos, Ramon Brilhante Gonçalves Araújo
Santos, Rafaella Luisa Pereira
Fechine, José Alegnoberto Leite
Almeida, Ricardo Santos de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriele Gomes da
Ramos, Ramon Brilhante Gonçalves Araújo
Santos, Rafaella Luisa Pereira
Fechine, José Alegnoberto Leite
Almeida, Ricardo Santos de
description ABSTRACT: This study aims to discuss the didactic-pedagogical importance of educational practices that involve the production of knowledge by students and teachers in Geography and seeking to highlight through experiences within the project Mental Maps in Geography Teaching, developed in a school public school in Delmiro Gouveia / AL participating in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), the importance of methodological instruments that can be adopted for evaluations as long as they are playful, diagnostic and work with important contents and concepts of Geography, thus contributing to the interpretation of information and, finally, the learning of all involved. KEYWORDS: Teaching-learning process, Teaching Methodology in Geography, Assessment.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1237
10.17648/diversitas-journal-v5i3-1237
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1237
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v5i3-1237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1237/1074
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 5 n. 3 (2020): Redes sociais asseguram o desenvolvimento; 2169-2183
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v5i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051277174112256