O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida Pontes, Ariane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jennifer Gomes da Silva, Jeynne, Santos, Cirlene Jeane Santos e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801
Resumo: RESUMO: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia: diversidade e cotidiano. Trás consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite refletir sobre o currículo escolar, resultante da investigação acerca da realidade do ensino de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22 escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL. O objetivo principal foi investigar até que ponto o ensino de Geografia vem considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas que dão suporte teórico a investigação, atrelada à aplicação de questionários com os alunos, a tabulação e a análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina, metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos. Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no ensino de Geografia de escolas públicas.   Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos.     ABSTRACT: This work is the result of the monograph Rethinking teaching Geography: diversity and everyday life. Brings with didactic and pedagogical elements that allows us to reflect on the resulting curriculum research about the geography teaching reality, diversity and everyday subjects, performed in groups of 9th grade of 22 schools of public schools, distributed in 8 regions administrative Maceió/AL. With the main objective to investigate the extent to which Geography education has been considering the diversity and the daily lives of individuals. Through literature searches which give theoretical support linked research to application of questionnaires to students, tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students on discipline, methodologies used by teachers in the geographical teaching process when it comes to working with diversity and everyday life. It contains proposals for how to work the diversity in geography classes in elementary school II through media resources. The analysis results show the precision of a geographical education tied to promoting respect for diversity and methodologies that meet this need experienced in public school geography teaching.   Keywords: Geography, Subject of Diversity, Human Rights.
id UNEAL_4f481c9a92dbfa3988ac4ad9f186f676
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/801
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticosRESUMO: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia: diversidade e cotidiano. Trás consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite refletir sobre o currículo escolar, resultante da investigação acerca da realidade do ensino de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22 escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL. O objetivo principal foi investigar até que ponto o ensino de Geografia vem considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas que dão suporte teórico a investigação, atrelada à aplicação de questionários com os alunos, a tabulação e a análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina, metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos. Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no ensino de Geografia de escolas públicas.   Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos.     ABSTRACT: This work is the result of the monograph Rethinking teaching Geography: diversity and everyday life. Brings with didactic and pedagogical elements that allows us to reflect on the resulting curriculum research about the geography teaching reality, diversity and everyday subjects, performed in groups of 9th grade of 22 schools of public schools, distributed in 8 regions administrative Maceió/AL. With the main objective to investigate the extent to which Geography education has been considering the diversity and the daily lives of individuals. Through literature searches which give theoretical support linked research to application of questionnaires to students, tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students on discipline, methodologies used by teachers in the geographical teaching process when it comes to working with diversity and everyday life. It contains proposals for how to work the diversity in geography classes in elementary school II through media resources. The analysis results show the precision of a geographical education tied to promoting respect for diversity and methodologies that meet this need experienced in public school geography teaching.   Keywords: Geography, Subject of Diversity, Human Rights.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/80110.17648/diversitas-journal-v4i2.801Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 542-5552525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801/804Copyright (c) 2019 Ariane de Almeida Pontes, Jeynne Jennifer Gomes da Silva, Cirlene Jeane Santos e Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida Pontes, ArianeJennifer Gomes da Silva, Jeynne Santos, Cirlene Jeane Santos e2021-08-19T19:44:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/801Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:57.162315Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
title O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
spellingShingle O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
de Almeida Pontes, Ariane
title_short O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
title_full O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
title_fullStr O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
title_full_unstemmed O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
title_sort O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
author de Almeida Pontes, Ariane
author_facet de Almeida Pontes, Ariane
Jennifer Gomes da Silva, Jeynne
Santos, Cirlene Jeane Santos e
author_role author
author2 Jennifer Gomes da Silva, Jeynne
Santos, Cirlene Jeane Santos e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida Pontes, Ariane
Jennifer Gomes da Silva, Jeynne
Santos, Cirlene Jeane Santos e
description RESUMO: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia: diversidade e cotidiano. Trás consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite refletir sobre o currículo escolar, resultante da investigação acerca da realidade do ensino de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22 escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL. O objetivo principal foi investigar até que ponto o ensino de Geografia vem considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas que dão suporte teórico a investigação, atrelada à aplicação de questionários com os alunos, a tabulação e a análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina, metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos. Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no ensino de Geografia de escolas públicas.   Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos.     ABSTRACT: This work is the result of the monograph Rethinking teaching Geography: diversity and everyday life. Brings with didactic and pedagogical elements that allows us to reflect on the resulting curriculum research about the geography teaching reality, diversity and everyday subjects, performed in groups of 9th grade of 22 schools of public schools, distributed in 8 regions administrative Maceió/AL. With the main objective to investigate the extent to which Geography education has been considering the diversity and the daily lives of individuals. Through literature searches which give theoretical support linked research to application of questionnaires to students, tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students on discipline, methodologies used by teachers in the geographical teaching process when it comes to working with diversity and everyday life. It contains proposals for how to work the diversity in geography classes in elementary school II through media resources. The analysis results show the precision of a geographical education tied to promoting respect for diversity and methodologies that meet this need experienced in public school geography teaching.   Keywords: Geography, Subject of Diversity, Human Rights.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801
10.17648/diversitas-journal-v4i2.801
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i2.801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801/804
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 542-555
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276060524544