O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801 |
Resumo: | RESUMO: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia: diversidade e cotidiano. Trás consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite refletir sobre o currículo escolar, resultante da investigação acerca da realidade do ensino de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22 escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL. O objetivo principal foi investigar até que ponto o ensino de Geografia vem considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas que dão suporte teórico a investigação, atrelada à aplicação de questionários com os alunos, a tabulação e a análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina, metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos. Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no ensino de Geografia de escolas públicas. Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos. ABSTRACT: This work is the result of the monograph Rethinking teaching Geography: diversity and everyday life. Brings with didactic and pedagogical elements that allows us to reflect on the resulting curriculum research about the geography teaching reality, diversity and everyday subjects, performed in groups of 9th grade of 22 schools of public schools, distributed in 8 regions administrative Maceió/AL. With the main objective to investigate the extent to which Geography education has been considering the diversity and the daily lives of individuals. Through literature searches which give theoretical support linked research to application of questionnaires to students, tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students on discipline, methodologies used by teachers in the geographical teaching process when it comes to working with diversity and everyday life. It contains proposals for how to work the diversity in geography classes in elementary school II through media resources. The analysis results show the precision of a geographical education tied to promoting respect for diversity and methodologies that meet this need experienced in public school geography teaching. Keywords: Geography, Subject of Diversity, Human Rights. |
id |
UNEAL_4f481c9a92dbfa3988ac4ad9f186f676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/801 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticosRESUMO: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia: diversidade e cotidiano. Trás consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite refletir sobre o currículo escolar, resultante da investigação acerca da realidade do ensino de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22 escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL. O objetivo principal foi investigar até que ponto o ensino de Geografia vem considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas que dão suporte teórico a investigação, atrelada à aplicação de questionários com os alunos, a tabulação e a análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina, metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos. Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no ensino de Geografia de escolas públicas. Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos. ABSTRACT: This work is the result of the monograph Rethinking teaching Geography: diversity and everyday life. Brings with didactic and pedagogical elements that allows us to reflect on the resulting curriculum research about the geography teaching reality, diversity and everyday subjects, performed in groups of 9th grade of 22 schools of public schools, distributed in 8 regions administrative Maceió/AL. With the main objective to investigate the extent to which Geography education has been considering the diversity and the daily lives of individuals. Through literature searches which give theoretical support linked research to application of questionnaires to students, tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students on discipline, methodologies used by teachers in the geographical teaching process when it comes to working with diversity and everyday life. It contains proposals for how to work the diversity in geography classes in elementary school II through media resources. The analysis results show the precision of a geographical education tied to promoting respect for diversity and methodologies that meet this need experienced in public school geography teaching. Keywords: Geography, Subject of Diversity, Human Rights.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/80110.17648/diversitas-journal-v4i2.801Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 542-5552525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801/804Copyright (c) 2019 Ariane de Almeida Pontes, Jeynne Jennifer Gomes da Silva, Cirlene Jeane Santos e Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida Pontes, ArianeJennifer Gomes da Silva, Jeynne Santos, Cirlene Jeane Santos e2021-08-19T19:44:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/801Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:57.162315Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
title |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
spellingShingle |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos de Almeida Pontes, Ariane |
title_short |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
title_full |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
title_fullStr |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
title_full_unstemmed |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
title_sort |
O trabalho com a diversidade dos sujeitos no Ensino de Geografia a partir de recursos midiáticos |
author |
de Almeida Pontes, Ariane |
author_facet |
de Almeida Pontes, Ariane Jennifer Gomes da Silva, Jeynne Santos, Cirlene Jeane Santos e |
author_role |
author |
author2 |
Jennifer Gomes da Silva, Jeynne Santos, Cirlene Jeane Santos e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida Pontes, Ariane Jennifer Gomes da Silva, Jeynne Santos, Cirlene Jeane Santos e |
description |
RESUMO: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia: diversidade e cotidiano. Trás consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite refletir sobre o currículo escolar, resultante da investigação acerca da realidade do ensino de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22 escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL. O objetivo principal foi investigar até que ponto o ensino de Geografia vem considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas que dão suporte teórico a investigação, atrelada à aplicação de questionários com os alunos, a tabulação e a análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina, metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos. Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no ensino de Geografia de escolas públicas. Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos. ABSTRACT: This work is the result of the monograph Rethinking teaching Geography: diversity and everyday life. Brings with didactic and pedagogical elements that allows us to reflect on the resulting curriculum research about the geography teaching reality, diversity and everyday subjects, performed in groups of 9th grade of 22 schools of public schools, distributed in 8 regions administrative Maceió/AL. With the main objective to investigate the extent to which Geography education has been considering the diversity and the daily lives of individuals. Through literature searches which give theoretical support linked research to application of questionnaires to students, tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students on discipline, methodologies used by teachers in the geographical teaching process when it comes to working with diversity and everyday life. It contains proposals for how to work the diversity in geography classes in elementary school II through media resources. The analysis results show the precision of a geographical education tied to promoting respect for diversity and methodologies that meet this need experienced in public school geography teaching. Keywords: Geography, Subject of Diversity, Human Rights. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801 10.17648/diversitas-journal-v4i2.801 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v4i2.801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/801/804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 542-555 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v4i2 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051276060524544 |