Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Davoglio, Tárcia Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar um exercício piloto para estruturar a metodologia de uma pesquisa mais ampla, a qual visou investigar os sentidos que os sujeitos adultos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos atribuem à retomada da trajetória escolar. Foram entrevistados dois sujeitos, servidores públicos, na faixa etária dos 45 anos de idade e estudantes do Ensino Médio da EJA de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio, com prévia autorização dos sujeitos. Utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações transcritas. Os resultados apontaram para a emergência de três categorias: abandono escolar na infância/adolescência; retorno aos estudos na vida adulta madura e mudanças provocadas pelas vivências na EJA, que reforçam a literatura sobre a origem socioeconômica e cultural do público que a frequenta. Outrossim, os resultados também apresentaram fatores que demonstraram as potencialidades da Educação na vida desses sujeitos, empoderando-os para atuarem, de forma ativa, nos diferentes contextos pelos quais circulam. A Análise Textual Discursiva mostrou-se bastante assertiva para reconstruir as trajetórias escolares e seus significados para os educandos adultos maduros da EJA. 
id UNEB-2_19632d615b63decf597e4fccbf412a24
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4415
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológicoEducação de AdultosEducação de Jovens e AdultosAnálise Textual Discursiva.O presente estudo teve como objetivo realizar um exercício piloto para estruturar a metodologia de uma pesquisa mais ampla, a qual visou investigar os sentidos que os sujeitos adultos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos atribuem à retomada da trajetória escolar. Foram entrevistados dois sujeitos, servidores públicos, na faixa etária dos 45 anos de idade e estudantes do Ensino Médio da EJA de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio, com prévia autorização dos sujeitos. Utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações transcritas. Os resultados apontaram para a emergência de três categorias: abandono escolar na infância/adolescência; retorno aos estudos na vida adulta madura e mudanças provocadas pelas vivências na EJA, que reforçam a literatura sobre a origem socioeconômica e cultural do público que a frequenta. Outrossim, os resultados também apresentaram fatores que demonstraram as potencialidades da Educação na vida desses sujeitos, empoderando-os para atuarem, de forma ativa, nos diferentes contextos pelos quais circulam. A Análise Textual Discursiva mostrou-se bastante assertiva para reconstruir as trajetórias escolares e seus significados para os educandos adultos maduros da EJA. UNEB2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 180-194reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415/2789Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessKulmann Conzatti, Fernanda de BritoDavoglio, Tárcia Rita2018-01-22T04:59:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4415Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-22T04:59:37Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
title Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
spellingShingle Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito
Educação de Adultos
Educação de Jovens e Adultos
Análise Textual Discursiva.
title_short Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
title_full Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
title_fullStr Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
title_full_unstemmed Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
title_sort Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
author Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito
author_facet Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito
Davoglio, Tárcia Rita
author_role author
author2 Davoglio, Tárcia Rita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito
Davoglio, Tárcia Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Adultos
Educação de Jovens e Adultos
Análise Textual Discursiva.
topic Educação de Adultos
Educação de Jovens e Adultos
Análise Textual Discursiva.
description O presente estudo teve como objetivo realizar um exercício piloto para estruturar a metodologia de uma pesquisa mais ampla, a qual visou investigar os sentidos que os sujeitos adultos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos atribuem à retomada da trajetória escolar. Foram entrevistados dois sujeitos, servidores públicos, na faixa etária dos 45 anos de idade e estudantes do Ensino Médio da EJA de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio, com prévia autorização dos sujeitos. Utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações transcritas. Os resultados apontaram para a emergência de três categorias: abandono escolar na infância/adolescência; retorno aos estudos na vida adulta madura e mudanças provocadas pelas vivências na EJA, que reforçam a literatura sobre a origem socioeconômica e cultural do público que a frequenta. Outrossim, os resultados também apresentaram fatores que demonstraram as potencialidades da Educação na vida desses sujeitos, empoderando-os para atuarem, de forma ativa, nos diferentes contextos pelos quais circulam. A Análise Textual Discursiva mostrou-se bastante assertiva para reconstruir as trajetórias escolares e seus significados para os educandos adultos maduros da EJA. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415/2789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 180-194
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658853842944