Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo realizar um exercício piloto para estruturar a metodologia de uma pesquisa mais ampla, a qual visou investigar os sentidos que os sujeitos adultos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos atribuem à retomada da trajetória escolar. Foram entrevistados dois sujeitos, servidores públicos, na faixa etária dos 45 anos de idade e estudantes do Ensino Médio da EJA de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio, com prévia autorização dos sujeitos. Utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações transcritas. Os resultados apontaram para a emergência de três categorias: abandono escolar na infância/adolescência; retorno aos estudos na vida adulta madura e mudanças provocadas pelas vivências na EJA, que reforçam a literatura sobre a origem socioeconômica e cultural do público que a frequenta. Outrossim, os resultados também apresentaram fatores que demonstraram as potencialidades da Educação na vida desses sujeitos, empoderando-os para atuarem, de forma ativa, nos diferentes contextos pelos quais circulam. A Análise Textual Discursiva mostrou-se bastante assertiva para reconstruir as trajetórias escolares e seus significados para os educandos adultos maduros da EJA. |
id |
UNEB-2_19632d615b63decf597e4fccbf412a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4415 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológicoEducação de AdultosEducação de Jovens e AdultosAnálise Textual Discursiva.O presente estudo teve como objetivo realizar um exercício piloto para estruturar a metodologia de uma pesquisa mais ampla, a qual visou investigar os sentidos que os sujeitos adultos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos atribuem à retomada da trajetória escolar. Foram entrevistados dois sujeitos, servidores públicos, na faixa etária dos 45 anos de idade e estudantes do Ensino Médio da EJA de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio, com prévia autorização dos sujeitos. Utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações transcritas. Os resultados apontaram para a emergência de três categorias: abandono escolar na infância/adolescência; retorno aos estudos na vida adulta madura e mudanças provocadas pelas vivências na EJA, que reforçam a literatura sobre a origem socioeconômica e cultural do público que a frequenta. Outrossim, os resultados também apresentaram fatores que demonstraram as potencialidades da Educação na vida desses sujeitos, empoderando-os para atuarem, de forma ativa, nos diferentes contextos pelos quais circulam. A Análise Textual Discursiva mostrou-se bastante assertiva para reconstruir as trajetórias escolares e seus significados para os educandos adultos maduros da EJA. UNEB2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 180-194reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415/2789Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessKulmann Conzatti, Fernanda de BritoDavoglio, Tárcia Rita2018-01-22T04:59:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4415Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-22T04:59:37Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
title |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
spellingShingle |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito Educação de Adultos Educação de Jovens e Adultos Análise Textual Discursiva. |
title_short |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
title_full |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
title_fullStr |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
title_full_unstemmed |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
title_sort |
Análise Textual Discursiva e as trajetórias educativas de adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um exercício metodológico |
author |
Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito |
author_facet |
Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito Davoglio, Tárcia Rita |
author_role |
author |
author2 |
Davoglio, Tárcia Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kulmann Conzatti, Fernanda de Brito Davoglio, Tárcia Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Adultos Educação de Jovens e Adultos Análise Textual Discursiva. |
topic |
Educação de Adultos Educação de Jovens e Adultos Análise Textual Discursiva. |
description |
O presente estudo teve como objetivo realizar um exercício piloto para estruturar a metodologia de uma pesquisa mais ampla, a qual visou investigar os sentidos que os sujeitos adultos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos atribuem à retomada da trajetória escolar. Foram entrevistados dois sujeitos, servidores públicos, na faixa etária dos 45 anos de idade e estudantes do Ensino Médio da EJA de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio, com prévia autorização dos sujeitos. Utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações transcritas. Os resultados apontaram para a emergência de três categorias: abandono escolar na infância/adolescência; retorno aos estudos na vida adulta madura e mudanças provocadas pelas vivências na EJA, que reforçam a literatura sobre a origem socioeconômica e cultural do público que a frequenta. Outrossim, os resultados também apresentaram fatores que demonstraram as potencialidades da Educação na vida desses sujeitos, empoderando-os para atuarem, de forma ativa, nos diferentes contextos pelos quais circulam. A Análise Textual Discursiva mostrou-se bastante assertiva para reconstruir as trajetórias escolares e seus significados para os educandos adultos maduros da EJA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4415/2789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 180-194 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658853842944 |