O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423 |
Resumo: | Estabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos. |
id |
UNEB-2_7b6718348a610893fa1a32c04eb97430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10423 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em ConstruçãoEstabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423/7300Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria Lígia Isídio Silva, Luana Patrícia Costa da Silva, Severino Bezerra2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10423Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
title |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
spellingShingle |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção Alves, Maria Lígia Isídio |
title_short |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
title_full |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
title_fullStr |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
title_full_unstemmed |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
title_sort |
O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção |
author |
Alves, Maria Lígia Isídio |
author_facet |
Alves, Maria Lígia Isídio Silva, Luana Patrícia Costa da Silva, Severino Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luana Patrícia Costa da Silva, Severino Bezerra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Lígia Isídio Silva, Luana Patrícia Costa da Silva, Severino Bezerra |
description |
Estabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423/7300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658929340416 |