O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Lígia Isídio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Luana Patrícia Costa, da Silva, Severino Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423
Resumo: Estabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos.
id UNEB-2_7b6718348a610893fa1a32c04eb97430
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10423
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em ConstruçãoEstabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423/7300Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria Lígia Isídio Silva, Luana Patrícia Costa da Silva, Severino Bezerra2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10423Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
title O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
spellingShingle O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
Alves, Maria Lígia Isídio
title_short O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
title_full O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
title_fullStr O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
title_full_unstemmed O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
title_sort O Tecer da Pesquisa na Educação Popular: Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
author Alves, Maria Lígia Isídio
author_facet Alves, Maria Lígia Isídio
Silva, Luana Patrícia Costa
da Silva, Severino Bezerra
author_role author
author2 Silva, Luana Patrícia Costa
da Silva, Severino Bezerra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Lígia Isídio
Silva, Luana Patrícia Costa
da Silva, Severino Bezerra
description Estabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10423/7300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658929340416