Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413 |
Resumo: | O artigo busca contribuir para o campo da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos com base em estudos das relações entre experiência, memória e narração desses sujeitos, notoriamente já caracterizados por sua diversidade. Mais especificamente, adotam-se princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, buscando compreender como os professores da EJA compõem suas experiências e memórias que constituem e são constituídas pelas suas trajetórias de vida-formação. A partir da escrita de memoriais, o texto discute questões sobre o lugar da experiência a partir da análise de rastros das memórias de toda uma vida dedicada ao Magistério. Essas trajetórias narradas revelam identidades docentes registradas em memoriais de formação, possibilitando a constituição de uma cartografia das experiências. |
id |
UNEB-2_990d7614c38458899cca88fb42feb192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4413 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?ExperiênciaFormação Docente em EJAMemória e NarraçãoO artigo busca contribuir para o campo da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos com base em estudos das relações entre experiência, memória e narração desses sujeitos, notoriamente já caracterizados por sua diversidade. Mais especificamente, adotam-se princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, buscando compreender como os professores da EJA compõem suas experiências e memórias que constituem e são constituídas pelas suas trajetórias de vida-formação. A partir da escrita de memoriais, o texto discute questões sobre o lugar da experiência a partir da análise de rastros das memórias de toda uma vida dedicada ao Magistério. Essas trajetórias narradas revelam identidades docentes registradas em memoriais de formação, possibilitando a constituição de uma cartografia das experiências.UNEB2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 144-163reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413/2787Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jacqueline Monteiro2018-01-22T04:59:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4413Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-22T04:59:37Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
title |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
spellingShingle |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? Pereira, Jacqueline Monteiro Experiência Formação Docente em EJA Memória e Narração |
title_short |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
title_full |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
title_fullStr |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
title_full_unstemmed |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
title_sort |
Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos? |
author |
Pereira, Jacqueline Monteiro |
author_facet |
Pereira, Jacqueline Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jacqueline Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Formação Docente em EJA Memória e Narração |
topic |
Experiência Formação Docente em EJA Memória e Narração |
description |
O artigo busca contribuir para o campo da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos com base em estudos das relações entre experiência, memória e narração desses sujeitos, notoriamente já caracterizados por sua diversidade. Mais especificamente, adotam-se princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, buscando compreender como os professores da EJA compõem suas experiências e memórias que constituem e são constituídas pelas suas trajetórias de vida-formação. A partir da escrita de memoriais, o texto discute questões sobre o lugar da experiência a partir da análise de rastros das memórias de toda uma vida dedicada ao Magistério. Essas trajetórias narradas revelam identidades docentes registradas em memoriais de formação, possibilitando a constituição de uma cartografia das experiências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413/2787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 144-163 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658850697216 |