Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jacqueline Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413
Resumo: O artigo busca contribuir para o campo da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos com base em estudos das relações entre experiência, memória e narração desses sujeitos, notoriamente já caracterizados por sua diversidade. Mais especificamente, adotam-se princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, buscando compreender como os professores da EJA compõem suas experiências e memórias que constituem e são constituídas pelas suas trajetórias de vida-formação. A partir da escrita de memoriais, o texto discute questões sobre o lugar da experiência a partir da análise de rastros das memórias de toda uma vida dedicada ao Magistério. Essas trajetórias narradas revelam identidades docentes registradas em memoriais de formação, possibilitando a constituição de uma cartografia das experiências.
id UNEB-2_990d7614c38458899cca88fb42feb192
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4413
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?ExperiênciaFormação Docente em EJAMemória e NarraçãoO artigo busca contribuir para o campo da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos com base em estudos das relações entre experiência, memória e narração desses sujeitos, notoriamente já caracterizados por sua diversidade. Mais especificamente, adotam-se princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, buscando compreender como os professores da EJA compõem suas experiências e memórias que constituem e são constituídas pelas suas trajetórias de vida-formação. A partir da escrita de memoriais, o texto discute questões sobre o lugar da experiência a partir da análise de rastros das memórias de toda uma vida dedicada ao Magistério. Essas trajetórias narradas revelam identidades docentes registradas em memoriais de formação, possibilitando a constituição de uma cartografia das experiências.UNEB2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 144-163reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413/2787Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jacqueline Monteiro2018-01-22T04:59:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4413Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-22T04:59:37Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
title Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
spellingShingle Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
Pereira, Jacqueline Monteiro
Experiência
Formação Docente em EJA
Memória e Narração
title_short Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
title_full Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
title_fullStr Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
title_full_unstemmed Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
title_sort Qual o lugar da experiência na formação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos?
author Pereira, Jacqueline Monteiro
author_facet Pereira, Jacqueline Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jacqueline Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Formação Docente em EJA
Memória e Narração
topic Experiência
Formação Docente em EJA
Memória e Narração
description O artigo busca contribuir para o campo da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos com base em estudos das relações entre experiência, memória e narração desses sujeitos, notoriamente já caracterizados por sua diversidade. Mais especificamente, adotam-se princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, buscando compreender como os professores da EJA compõem suas experiências e memórias que constituem e são constituídas pelas suas trajetórias de vida-formação. A partir da escrita de memoriais, o texto discute questões sobre o lugar da experiência a partir da análise de rastros das memórias de toda uma vida dedicada ao Magistério. Essas trajetórias narradas revelam identidades docentes registradas em memoriais de formação, possibilitando a constituição de uma cartografia das experiências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4413/2787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 144-163
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658850697216