POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082 |
Resumo: | O artigo propõe realizar dois movimentos que enlaçam a problemática da formação de educadores de jovens e adultos, no contexto do modelo do Estado Democrático de Direito, nos quais se organizam as bases normativas que dão novo relevo ao estatuto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro movimento refle a disputa de sentidos sobre a formação de educadores da EJA, a partir de um breve inventário bibliográfico e documental que mobilizam tanto organismos internacionais, quanto a sociedade civil, com vistas à elaboração dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Destacamos que, nessa arena de disputas, também se inscrevem pesquisadores da EJA e sujeitos de movimentos sociais em defesa da EJA. O segundo movimento apresenta o levantamento de ações organizadas de educadores da EJA que disputam os sentidos de sua formação. Para tanto, recorre-se às contribuições metodológicas delineadas por Ribeiro (2011, 2009), ao cartografar projetos desenvolvidos por educadores de jovens e adultos, os quais incluem o domínio dos sentidos sobre a sua formação a partir da defesa de projetos que podem superar os modelos já existentes. Na conclusão, fica evidenciado que, na sociedade capitalista, existem sentidos sobre a formação de educadores distintos e contraditórios, sendo os educadores de jovens e adultos sujeitos que podem potencializar sentidos de ações formativas contra-hegemônicas |
id |
UNEB-2_b68647a3ec83363bec56a2db21ecb0e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3082 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da açãoPolíticas de FormaçãoEducação de Jovens e AdultosCartografia da AçãoO artigo propõe realizar dois movimentos que enlaçam a problemática da formação de educadores de jovens e adultos, no contexto do modelo do Estado Democrático de Direito, nos quais se organizam as bases normativas que dão novo relevo ao estatuto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro movimento refle a disputa de sentidos sobre a formação de educadores da EJA, a partir de um breve inventário bibliográfico e documental que mobilizam tanto organismos internacionais, quanto a sociedade civil, com vistas à elaboração dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Destacamos que, nessa arena de disputas, também se inscrevem pesquisadores da EJA e sujeitos de movimentos sociais em defesa da EJA. O segundo movimento apresenta o levantamento de ações organizadas de educadores da EJA que disputam os sentidos de sua formação. Para tanto, recorre-se às contribuições metodológicas delineadas por Ribeiro (2011, 2009), ao cartografar projetos desenvolvidos por educadores de jovens e adultos, os quais incluem o domínio dos sentidos sobre a sua formação a partir da defesa de projetos que podem superar os modelos já existentes. Na conclusão, fica evidenciado que, na sociedade capitalista, existem sentidos sobre a formação de educadores distintos e contraditórios, sendo os educadores de jovens e adultos sujeitos que podem potencializar sentidos de ações formativas contra-hegemônicasUNEB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 7 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 32-52reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082/2000Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Marcia Soares de2016-12-31T04:17:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3082Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2016-12-31T04:17:40Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
title |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação Alvarenga, Marcia Soares de Políticas de Formação Educação de Jovens e Adultos Cartografia da Ação |
title_short |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
title_full |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
title_sort |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação |
author |
Alvarenga, Marcia Soares de |
author_facet |
Alvarenga, Marcia Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Marcia Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de Formação Educação de Jovens e Adultos Cartografia da Ação |
topic |
Políticas de Formação Educação de Jovens e Adultos Cartografia da Ação |
description |
O artigo propõe realizar dois movimentos que enlaçam a problemática da formação de educadores de jovens e adultos, no contexto do modelo do Estado Democrático de Direito, nos quais se organizam as bases normativas que dão novo relevo ao estatuto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro movimento refle a disputa de sentidos sobre a formação de educadores da EJA, a partir de um breve inventário bibliográfico e documental que mobilizam tanto organismos internacionais, quanto a sociedade civil, com vistas à elaboração dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Destacamos que, nessa arena de disputas, também se inscrevem pesquisadores da EJA e sujeitos de movimentos sociais em defesa da EJA. O segundo movimento apresenta o levantamento de ações organizadas de educadores da EJA que disputam os sentidos de sua formação. Para tanto, recorre-se às contribuições metodológicas delineadas por Ribeiro (2011, 2009), ao cartografar projetos desenvolvidos por educadores de jovens e adultos, os quais incluem o domínio dos sentidos sobre a sua formação a partir da defesa de projetos que podem superar os modelos já existentes. Na conclusão, fica evidenciado que, na sociedade capitalista, existem sentidos sobre a formação de educadores distintos e contraditórios, sendo os educadores de jovens e adultos sujeitos que podem potencializar sentidos de ações formativas contra-hegemônicas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082/2000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 7 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 32-52 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658547658752 |