POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Marcia Soares de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082
Resumo: O artigo propõe realizar dois movimentos que enlaçam a problemática da formação de educadores de jovens e adultos, no contexto do modelo do Estado Democrático de Direito, nos quais se organizam as bases normativas que dão novo relevo ao estatuto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro movimento refle a disputa de sentidos sobre a formação de educadores da EJA, a partir de um breve inventário bibliográfico e documental que mobilizam tanto organismos internacionais, quanto a sociedade civil, com vistas à elaboração dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Destacamos que, nessa arena de disputas, também se inscrevem pesquisadores da EJA e sujeitos de movimentos sociais em defesa da EJA. O segundo movimento apresenta o levantamento de ações organizadas de educadores da EJA que disputam os sentidos de sua formação. Para tanto,  recorre-se às contribuições metodológicas delineadas por Ribeiro (2011, 2009),  ao cartografar projetos desenvolvidos por educadores de jovens e adultos, os quais incluem o domínio dos sentidos sobre a sua formação a partir da defesa de projetos que podem superar os modelos já existentes. Na conclusão, fica evidenciado que, na sociedade capitalista, existem sentidos sobre a formação de educadores distintos e contraditórios, sendo os educadores de jovens e adultos sujeitos que podem potencializar sentidos de ações formativas contra-hegemônicas
id UNEB-2_b68647a3ec83363bec56a2db21ecb0e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3082
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da açãoPolíticas de FormaçãoEducação de Jovens e AdultosCartografia da AçãoO artigo propõe realizar dois movimentos que enlaçam a problemática da formação de educadores de jovens e adultos, no contexto do modelo do Estado Democrático de Direito, nos quais se organizam as bases normativas que dão novo relevo ao estatuto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro movimento refle a disputa de sentidos sobre a formação de educadores da EJA, a partir de um breve inventário bibliográfico e documental que mobilizam tanto organismos internacionais, quanto a sociedade civil, com vistas à elaboração dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Destacamos que, nessa arena de disputas, também se inscrevem pesquisadores da EJA e sujeitos de movimentos sociais em defesa da EJA. O segundo movimento apresenta o levantamento de ações organizadas de educadores da EJA que disputam os sentidos de sua formação. Para tanto,  recorre-se às contribuições metodológicas delineadas por Ribeiro (2011, 2009),  ao cartografar projetos desenvolvidos por educadores de jovens e adultos, os quais incluem o domínio dos sentidos sobre a sua formação a partir da defesa de projetos que podem superar os modelos já existentes. Na conclusão, fica evidenciado que, na sociedade capitalista, existem sentidos sobre a formação de educadores distintos e contraditórios, sendo os educadores de jovens e adultos sujeitos que podem potencializar sentidos de ações formativas contra-hegemônicasUNEB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 7 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 32-52reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082/2000Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Marcia Soares de2016-12-31T04:17:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3082Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2016-12-31T04:17:40Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
title POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
spellingShingle POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
Alvarenga, Marcia Soares de
Políticas de Formação
Educação de Jovens e Adultos
Cartografia da Ação
title_short POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
title_full POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
title_fullStr POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
title_sort POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação
author Alvarenga, Marcia Soares de
author_facet Alvarenga, Marcia Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Marcia Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Formação
Educação de Jovens e Adultos
Cartografia da Ação
topic Políticas de Formação
Educação de Jovens e Adultos
Cartografia da Ação
description O artigo propõe realizar dois movimentos que enlaçam a problemática da formação de educadores de jovens e adultos, no contexto do modelo do Estado Democrático de Direito, nos quais se organizam as bases normativas que dão novo relevo ao estatuto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro movimento refle a disputa de sentidos sobre a formação de educadores da EJA, a partir de um breve inventário bibliográfico e documental que mobilizam tanto organismos internacionais, quanto a sociedade civil, com vistas à elaboração dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Destacamos que, nessa arena de disputas, também se inscrevem pesquisadores da EJA e sujeitos de movimentos sociais em defesa da EJA. O segundo movimento apresenta o levantamento de ações organizadas de educadores da EJA que disputam os sentidos de sua formação. Para tanto,  recorre-se às contribuições metodológicas delineadas por Ribeiro (2011, 2009),  ao cartografar projetos desenvolvidos por educadores de jovens e adultos, os quais incluem o domínio dos sentidos sobre a sua formação a partir da defesa de projetos que podem superar os modelos já existentes. Na conclusão, fica evidenciado que, na sociedade capitalista, existem sentidos sobre a formação de educadores distintos e contraditórios, sendo os educadores de jovens e adultos sujeitos que podem potencializar sentidos de ações formativas contra-hegemônicas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3082/2000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 7 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 32-52
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658547658752