Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695 |
Resumo: | O artigo analisa os desafios pedagógicos à formação profissional para o mundo do trabalho a partir das percepções dos gestores e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, como técnicas de pesquisa para a coleta de dados, o questionário respondido por 24 docentes dos cursos técnicos do Proeja e Subsequente do noturno, tendo como suporte a plataforma Google forms. Formou-se também um grupo focal com os gestores da unidade de ensino para explorar as percepções sobre a formação para o trabalho. Os resultados apontam implicações diretas entre o perfil dos professores e os limites da sua atuação pelas condições da ação docente, assim como das interações entre o saber profissional e a formação integrada na Educação Profissional no segmento para jovens e adultos |
id |
UNEB-2_e5ef57947691084f6696b70754b0f6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5695 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação ProfissionalO artigo analisa os desafios pedagógicos à formação profissional para o mundo do trabalho a partir das percepções dos gestores e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, como técnicas de pesquisa para a coleta de dados, o questionário respondido por 24 docentes dos cursos técnicos do Proeja e Subsequente do noturno, tendo como suporte a plataforma Google forms. Formou-se também um grupo focal com os gestores da unidade de ensino para explorar as percepções sobre a formação para o trabalho. Os resultados apontam implicações diretas entre o perfil dos professores e os limites da sua atuação pelas condições da ação docente, assim como das interações entre o saber profissional e a formação integrada na Educação Profissional no segmento para jovens e adultosUNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 53-65reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695/3636Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karole PereiraMelo, Roberto da Cruz2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5695Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
title |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
spellingShingle |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional Silva, Karole Pereira |
title_short |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
title_full |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
title_fullStr |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
title_full_unstemmed |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
title_sort |
Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional |
author |
Silva, Karole Pereira |
author_facet |
Silva, Karole Pereira Melo, Roberto da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Roberto da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karole Pereira Melo, Roberto da Cruz |
description |
O artigo analisa os desafios pedagógicos à formação profissional para o mundo do trabalho a partir das percepções dos gestores e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, como técnicas de pesquisa para a coleta de dados, o questionário respondido por 24 docentes dos cursos técnicos do Proeja e Subsequente do noturno, tendo como suporte a plataforma Google forms. Formou-se também um grupo focal com os gestores da unidade de ensino para explorar as percepções sobre a formação para o trabalho. Os resultados apontam implicações diretas entre o perfil dos professores e os limites da sua atuação pelas condições da ação docente, assim como das interações entre o saber profissional e a formação integrada na Educação Profissional no segmento para jovens e adultos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695/3636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 53-65 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658865377280 |