A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8132 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a percepção de professores de escolas das redes públicas e privadas de Salvador/BA, acerca do Projeto Escola sem Partido, bem como as possíveis implicações deste projeto para os movimentos de participação social e de liberdade de expressão do processo democrático brasileiro. Nesta perspectiva, a abordagem investigativa adotada foi o estudo de caso, na perspectiva de entender a questão relativa à percepção do referido projeto e de suas implicações para o cotidiano escolar. Para a coleta de dados e validação da pesquisa utilizou-se de fontes múltiplas de evidências, revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários. Com base na análise de dados inferimos que a maioria dos professores percebe o projeto como uma ameaça ao processo democrático, já que, limita o diálogo, cerceia a liberdade de expressão e lança dúvidas sobre o direito à diversidade. |
id |
UNEB-3_3f3136f324d100c5457a77b871cc6cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8132 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticasEducação. Projeto Escola sem Partido. Percepção. Cotidiano Escolar.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a percepção de professores de escolas das redes públicas e privadas de Salvador/BA, acerca do Projeto Escola sem Partido, bem como as possíveis implicações deste projeto para os movimentos de participação social e de liberdade de expressão do processo democrático brasileiro. Nesta perspectiva, a abordagem investigativa adotada foi o estudo de caso, na perspectiva de entender a questão relativa à percepção do referido projeto e de suas implicações para o cotidiano escolar. Para a coleta de dados e validação da pesquisa utilizou-se de fontes múltiplas de evidências, revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários. Com base na análise de dados inferimos que a maioria dos professores percebe o projeto como uma ameaça ao processo democrático, já que, limita o diálogo, cerceia a liberdade de expressão e lança dúvidas sobre o direito à diversidade.UNEB2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/813210.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p250-269Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 250-2692358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8132/pdfCopyright (c) 2020 Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araujo, Ione Oliveira Jatobá Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Cristiane Regina DouradoAraujo, Jomária Alessandra Queiroz de CerqueiraLeal, Ione Oliveira Jatobá2023-04-18T00:32:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8132Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:32:39Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
title |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
spellingShingle |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Educação. Projeto Escola sem Partido. Percepção. Cotidiano Escolar. |
title_short |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
title_full |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
title_fullStr |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
title_full_unstemmed |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
title_sort |
A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas |
author |
Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado |
author_facet |
Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Araujo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Leal, Ione Oliveira Jatobá |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Leal, Ione Oliveira Jatobá |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Araujo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Leal, Ione Oliveira Jatobá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Projeto Escola sem Partido. Percepção. Cotidiano Escolar. |
topic |
Educação. Projeto Escola sem Partido. Percepção. Cotidiano Escolar. |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a percepção de professores de escolas das redes públicas e privadas de Salvador/BA, acerca do Projeto Escola sem Partido, bem como as possíveis implicações deste projeto para os movimentos de participação social e de liberdade de expressão do processo democrático brasileiro. Nesta perspectiva, a abordagem investigativa adotada foi o estudo de caso, na perspectiva de entender a questão relativa à percepção do referido projeto e de suas implicações para o cotidiano escolar. Para a coleta de dados e validação da pesquisa utilizou-se de fontes múltiplas de evidências, revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários. Com base na análise de dados inferimos que a maioria dos professores percebe o projeto como uma ameaça ao processo democrático, já que, limita o diálogo, cerceia a liberdade de expressão e lança dúvidas sobre o direito à diversidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8132 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p250-269 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8132 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p250-269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8132/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 250-269 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957205504000 |