Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilu, Luciane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12690
Resumo: Este artigo busca discutir alternativas pedagógicas e tecnológicas que possam diminuir as disparidades de conhecimentos dos ingressantes dos cursos superiores, advindas do ingresso de grandes turmas por questões de sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior (IES), de forma sustentável economicamente e com qualidade, dentro de um paradigma atual voltado à complexidade. Este questionamento advém da situação atual das IES, que passam por questionamentos epistemológicos, metodológicos, tecnológicos, mas também de vertente da sustentabilidade. Inicia com a discussão sobre a educação na contemporaneidade, tratando dos paradigmas educacionais atuais e de sua íntima ligação com as tecnologias; passa pela análise dos aspectos de sustentabilidade; relata o estudo de caso do curso de Licenciatura em Música de uma IES de grande porte do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), analisando o perfil do ingressante; e, por fim, propõe a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) neste âmbito, conceituandoas como alternativa para solução das problemáticas apontadas. Conclui-se que o uso das TICs no ensino superior faz-se cada vez mais imprescindível, tanto como um meio de se efetivar a aquisição do conhecimento dentro da universidade, quanto um elemento que deve fazer parte do aprendizado de um futuro profissional quando do exercício de sua profissão.
id UNEB-3_b4053d227725c84ffdaee0f099fd367c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12690
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadasParadigmas. Licenciatura em música. TICs.Este artigo busca discutir alternativas pedagógicas e tecnológicas que possam diminuir as disparidades de conhecimentos dos ingressantes dos cursos superiores, advindas do ingresso de grandes turmas por questões de sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior (IES), de forma sustentável economicamente e com qualidade, dentro de um paradigma atual voltado à complexidade. Este questionamento advém da situação atual das IES, que passam por questionamentos epistemológicos, metodológicos, tecnológicos, mas também de vertente da sustentabilidade. Inicia com a discussão sobre a educação na contemporaneidade, tratando dos paradigmas educacionais atuais e de sua íntima ligação com as tecnologias; passa pela análise dos aspectos de sustentabilidade; relata o estudo de caso do curso de Licenciatura em Música de uma IES de grande porte do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), analisando o perfil do ingressante; e, por fim, propõe a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) neste âmbito, conceituandoas como alternativa para solução das problemáticas apontadas. Conclui-se que o uso das TICs no ensino superior faz-se cada vez mais imprescindível, tanto como um meio de se efetivar a aquisição do conhecimento dentro da universidade, quanto um elemento que deve fazer parte do aprendizado de um futuro profissional quando do exercício de sua profissão.UNEB2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1269010.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p179-193Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 179-1932358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n44reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12690/8537Hilu, Luciane info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:06:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12690Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:06:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
title Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
spellingShingle Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
Hilu, Luciane
Paradigmas. Licenciatura em música. TICs.
title_short Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
title_full Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
title_fullStr Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
title_full_unstemmed Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
title_sort Análise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em IES privadas
author Hilu, Luciane
author_facet Hilu, Luciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilu, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigmas. Licenciatura em música. TICs.
topic Paradigmas. Licenciatura em música. TICs.
description Este artigo busca discutir alternativas pedagógicas e tecnológicas que possam diminuir as disparidades de conhecimentos dos ingressantes dos cursos superiores, advindas do ingresso de grandes turmas por questões de sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior (IES), de forma sustentável economicamente e com qualidade, dentro de um paradigma atual voltado à complexidade. Este questionamento advém da situação atual das IES, que passam por questionamentos epistemológicos, metodológicos, tecnológicos, mas também de vertente da sustentabilidade. Inicia com a discussão sobre a educação na contemporaneidade, tratando dos paradigmas educacionais atuais e de sua íntima ligação com as tecnologias; passa pela análise dos aspectos de sustentabilidade; relata o estudo de caso do curso de Licenciatura em Música de uma IES de grande porte do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), analisando o perfil do ingressante; e, por fim, propõe a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) neste âmbito, conceituandoas como alternativa para solução das problemáticas apontadas. Conclui-se que o uso das TICs no ensino superior faz-se cada vez mais imprescindível, tanto como um meio de se efetivar a aquisição do conhecimento dentro da universidade, quanto um elemento que deve fazer parte do aprendizado de um futuro profissional quando do exercício de sua profissão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12690
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p179-193
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12690
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p179-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12690/8537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 179-193
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958300217344