A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schweig, Graziele Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7841
Resumo: Ao explorar maneiras em que a Antropologia pode compor com os modos de fazer na escola, o artigo discute potencialidades do fazer etnográfico como práticas docente e discente no Ensino Médio. Para tanto, parte de uma experiência de pesquisa e ensino com jovens estudantes de uma instituição de educação profissional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste projeto, elementos da investigação etnográfica permearam tanto o fazer docente, na proposição das intervenções pedagógicas, quanto o percurso de aprendizagem dos estudantes. A partir da análise dos diários de campo produzidos, discutese os usos da etnografia enquanto ferramenta de planejamento e intervenção em contextos educativos. Em específico, entende-se a pesquisa etnográfica na escola enquanto prática de “educação da atenção” (INGOLD, 2010) – ou de cultivo da “atenção imanente” (STENGERS, 2017) – operada tanto por parte dos estudantes quanto da professora, favorecendo a composição de um “plano comum” de aprendizagem.
id UNEB-3_e746274e6b27a71e0da5fc98f9708372
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7841
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLAEthnographyDiversityLearning through researchLearning-teachingAttentionEtnografiaDiversidadeAprendizagem pela pesquisaEnsino-aprendizagemAtençãoAo explorar maneiras em que a Antropologia pode compor com os modos de fazer na escola, o artigo discute potencialidades do fazer etnográfico como práticas docente e discente no Ensino Médio. Para tanto, parte de uma experiência de pesquisa e ensino com jovens estudantes de uma instituição de educação profissional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste projeto, elementos da investigação etnográfica permearam tanto o fazer docente, na proposição das intervenções pedagógicas, quanto o percurso de aprendizagem dos estudantes. A partir da análise dos diários de campo produzidos, discutese os usos da etnografia enquanto ferramenta de planejamento e intervenção em contextos educativos. Em específico, entende-se a pesquisa etnográfica na escola enquanto prática de “educação da atenção” (INGOLD, 2010) – ou de cultivo da “atenção imanente” (STENGERS, 2017) – operada tanto por parte dos estudantes quanto da professora, favorecendo a composição de um “plano comum” de aprendizagem.UNEB2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/784110.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p136-149Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 136-1492358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n56reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7841/5137Copyright (c) 2019 Graziele Ramos Schweiginfo:eu-repo/semantics/openAccessSchweig, Graziele Ramos2021-06-05T16:48:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7841Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:33Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
title A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
spellingShingle A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
Schweig, Graziele Ramos
Ethnography
Diversity
Learning through research
Learning-teaching
Attention
Etnografia
Diversidade
Aprendizagem pela pesquisa
Ensino-aprendizagem
Atenção
title_short A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
title_full A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
title_fullStr A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
title_full_unstemmed A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
title_sort A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA
author Schweig, Graziele Ramos
author_facet Schweig, Graziele Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweig, Graziele Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ethnography
Diversity
Learning through research
Learning-teaching
Attention
Etnografia
Diversidade
Aprendizagem pela pesquisa
Ensino-aprendizagem
Atenção
topic Ethnography
Diversity
Learning through research
Learning-teaching
Attention
Etnografia
Diversidade
Aprendizagem pela pesquisa
Ensino-aprendizagem
Atenção
description Ao explorar maneiras em que a Antropologia pode compor com os modos de fazer na escola, o artigo discute potencialidades do fazer etnográfico como práticas docente e discente no Ensino Médio. Para tanto, parte de uma experiência de pesquisa e ensino com jovens estudantes de uma instituição de educação profissional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste projeto, elementos da investigação etnográfica permearam tanto o fazer docente, na proposição das intervenções pedagógicas, quanto o percurso de aprendizagem dos estudantes. A partir da análise dos diários de campo produzidos, discutese os usos da etnografia enquanto ferramenta de planejamento e intervenção em contextos educativos. Em específico, entende-se a pesquisa etnográfica na escola enquanto prática de “educação da atenção” (INGOLD, 2010) – ou de cultivo da “atenção imanente” (STENGERS, 2017) – operada tanto por parte dos estudantes quanto da professora, favorecendo a composição de um “plano comum” de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7841
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p136-149
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7841
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p136-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7841/5137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Graziele Ramos Schweig
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Graziele Ramos Schweig
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 136-149
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n56
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957184532480