O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reali, Aline Maria Medeiros Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Ana Paula Gestoso de, Barros, Bruna Cury de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7715
Resumo: Resumo Discute-se as potencialidades, limites e desdobramentos pedagógicos do uso do Whatsapp como ferramenta complementar ao processo de formação docente no Programa Híbrido de Mentoria, no qual professoras experientes auxiliam professoras iniciantes que atuam na Educação Básica. Considera-se os dados de oito meses de conversas de uma díade mentora e professora iniciante no WhatsApp e registros num Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem, do ciclo de inquirição e das presença social, cognitiva e docente (VAUGHAN; CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). A princípio, a ferramenta era utilizada para envio de recados e paulatinamente tornou-se um recurso para compartilhamento de experiências e de reflexão sobre as práticas. Infere-se que o WhatsApp favoreceu o contato da díade, possibilitou o conhecimento detalhado de situações, a condução de processos de mentoria e verificação de seus desdobramentos. Palavras-chave: Formação de professores. Mentoria. WhatsApp. Abstract The article presents the potentialities, limits and pedagogical consequences of the use of Whatsapp as a complementary tool to the teacher education processes in a Hybrid Mentoring Program, in which experienced teachers assist Basic Education novice teachers. Data from eight months of conversations of a mentor and a novice teacher using WhatsApp and records in a Virtual Learning Environment were analyzed considering the teaching-learning processes, the inquiring cycle and the social, cognitive and teaching presence (Vaughan, Cleveland-Innes & Garrison, 2013). At the beginning of the conversations, the tool was used for sending messages and gradually became a resource for sharing experiences and reflection on practices. It is inferred that WhatsApp favored the contact of the dyad, enabled the detailed description and analyzes of situations, the mentoring processes and its developments.Key-words:  Teacher education. Mentoring. WhatsApp. ResumenInvestigamos las potencialidades, límites y desarrollos pedagógicos del uso de Whatsapp como una herramienta complementaria para el proceso de formación del profesorado en el Programa Híbrido de Mentoría, donde los docentes experimentados ayudan a los docentes principiantes que trabajan en Educación Básica. Analizamos ocho meses de conversaciones por un díada mentora y un principiante en WhatsApp y los registros producidos en una sala de aprendizaje virtual considerando los procesos de enseñanza-aprendizaje, basados en los conceptos del ciclo de investigación y en la presencia social, cognitiva y docente (VAUGHAN, CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). Al principio, la herramienta se utilizó para enviar mensajes y gradualmente se convirtió en un recurso para compartir experiencias y reflexionar sobre las prácticas. Lo WhatsApp favoreció el contacto de la díada, permitiendo conocer los detalles de las situaciones, la conducción de los procesos de mentoría y la verificación de sus desarrollos.Palabras clave: Formación de docentes. Mentoria. WhatsApp.
id UNEB-3_ead596d389ba7b8e210110a828d2798b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7715
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCARFormação de professoresMentoriaWhatsAppResumo Discute-se as potencialidades, limites e desdobramentos pedagógicos do uso do Whatsapp como ferramenta complementar ao processo de formação docente no Programa Híbrido de Mentoria, no qual professoras experientes auxiliam professoras iniciantes que atuam na Educação Básica. Considera-se os dados de oito meses de conversas de uma díade mentora e professora iniciante no WhatsApp e registros num Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem, do ciclo de inquirição e das presença social, cognitiva e docente (VAUGHAN; CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). A princípio, a ferramenta era utilizada para envio de recados e paulatinamente tornou-se um recurso para compartilhamento de experiências e de reflexão sobre as práticas. Infere-se que o WhatsApp favoreceu o contato da díade, possibilitou o conhecimento detalhado de situações, a condução de processos de mentoria e verificação de seus desdobramentos. Palavras-chave: Formação de professores. Mentoria. WhatsApp. Abstract The article presents the potentialities, limits and pedagogical consequences of the use of Whatsapp as a complementary tool to the teacher education processes in a Hybrid Mentoring Program, in which experienced teachers assist Basic Education novice teachers. Data from eight months of conversations of a mentor and a novice teacher using WhatsApp and records in a Virtual Learning Environment were analyzed considering the teaching-learning processes, the inquiring cycle and the social, cognitive and teaching presence (Vaughan, Cleveland-Innes & Garrison, 2013). At the beginning of the conversations, the tool was used for sending messages and gradually became a resource for sharing experiences and reflection on practices. It is inferred that WhatsApp favored the contact of the dyad, enabled the detailed description and analyzes of situations, the mentoring processes and its developments.Key-words:  Teacher education. Mentoring. WhatsApp. ResumenInvestigamos las potencialidades, límites y desarrollos pedagógicos del uso de Whatsapp como una herramienta complementaria para el proceso de formación del profesorado en el Programa Híbrido de Mentoría, donde los docentes experimentados ayudan a los docentes principiantes que trabajan en Educación Básica. Analizamos ocho meses de conversaciones por un díada mentora y un principiante en WhatsApp y los registros producidos en una sala de aprendizaje virtual considerando los procesos de enseñanza-aprendizaje, basados en los conceptos del ciclo de investigación y en la presencia social, cognitiva y docente (VAUGHAN, CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). Al principio, la herramienta se utilizó para enviar mensajes y gradualmente se convirtió en un recurso para compartir experiencias y reflexionar sobre las prácticas. Lo WhatsApp favoreció el contacto de la díada, permitiendo conocer los detalles de las situaciones, la conducción de los procesos de mentoría y la verificación de sus desarrollos.Palabras clave: Formación de docentes. Mentoria. WhatsApp.UNEB2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/771510.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p344-357Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 344-3572358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7715/pdfCopyright (c) 2020 Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Ana Paula Gestoso de Souza, Bruna Cury de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessReali, Aline Maria Medeiros RodriguesSouza, Ana Paula Gestoso deBarros, Bruna Cury de2023-04-18T00:33:58Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7715Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:33:58Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
title O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
spellingShingle O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
Reali, Aline Maria Medeiros Rodrigues
Formação de professores
Mentoria
WhatsApp
title_short O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
title_full O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
title_fullStr O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
title_full_unstemmed O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
title_sort O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR
author Reali, Aline Maria Medeiros Rodrigues
author_facet Reali, Aline Maria Medeiros Rodrigues
Souza, Ana Paula Gestoso de
Barros, Bruna Cury de
author_role author
author2 Souza, Ana Paula Gestoso de
Barros, Bruna Cury de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reali, Aline Maria Medeiros Rodrigues
Souza, Ana Paula Gestoso de
Barros, Bruna Cury de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Mentoria
WhatsApp
topic Formação de professores
Mentoria
WhatsApp
description Resumo Discute-se as potencialidades, limites e desdobramentos pedagógicos do uso do Whatsapp como ferramenta complementar ao processo de formação docente no Programa Híbrido de Mentoria, no qual professoras experientes auxiliam professoras iniciantes que atuam na Educação Básica. Considera-se os dados de oito meses de conversas de uma díade mentora e professora iniciante no WhatsApp e registros num Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem, do ciclo de inquirição e das presença social, cognitiva e docente (VAUGHAN; CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). A princípio, a ferramenta era utilizada para envio de recados e paulatinamente tornou-se um recurso para compartilhamento de experiências e de reflexão sobre as práticas. Infere-se que o WhatsApp favoreceu o contato da díade, possibilitou o conhecimento detalhado de situações, a condução de processos de mentoria e verificação de seus desdobramentos. Palavras-chave: Formação de professores. Mentoria. WhatsApp. Abstract The article presents the potentialities, limits and pedagogical consequences of the use of Whatsapp as a complementary tool to the teacher education processes in a Hybrid Mentoring Program, in which experienced teachers assist Basic Education novice teachers. Data from eight months of conversations of a mentor and a novice teacher using WhatsApp and records in a Virtual Learning Environment were analyzed considering the teaching-learning processes, the inquiring cycle and the social, cognitive and teaching presence (Vaughan, Cleveland-Innes & Garrison, 2013). At the beginning of the conversations, the tool was used for sending messages and gradually became a resource for sharing experiences and reflection on practices. It is inferred that WhatsApp favored the contact of the dyad, enabled the detailed description and analyzes of situations, the mentoring processes and its developments.Key-words:  Teacher education. Mentoring. WhatsApp. ResumenInvestigamos las potencialidades, límites y desarrollos pedagógicos del uso de Whatsapp como una herramienta complementaria para el proceso de formación del profesorado en el Programa Híbrido de Mentoría, donde los docentes experimentados ayudan a los docentes principiantes que trabajan en Educación Básica. Analizamos ocho meses de conversaciones por un díada mentora y un principiante en WhatsApp y los registros producidos en una sala de aprendizaje virtual considerando los procesos de enseñanza-aprendizaje, basados en los conceptos del ciclo de investigación y en la presencia social, cognitiva y docente (VAUGHAN, CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). Al principio, la herramienta se utilizó para enviar mensajes y gradualmente se convirtió en un recurso para compartir experiencias y reflexionar sobre las prácticas. Lo WhatsApp favoreció el contacto de la díada, permitiendo conocer los detalles de las situaciones, la conducción de los procesos de mentoría y la verificación de sus desarrollos.Palabras clave: Formación de docentes. Mentoria. WhatsApp.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7715
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p344-357
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7715
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p344-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7715/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 344-357
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957168803840