Educação Integral e Democracia: contextos, referências e conceitos em um campo em disputas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p17-31 |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16305 |
Resumo: | O propósito deste artigo é abordar a Educação Integral, desde a perspectiva das lutas pela democratização da educação escolar no Brasil, tendo como arcabouço preceitos contidos na Constituição Federal de 1988 - sobretudo o objetivo da educação nacional em relação ao pleno desenvolvimento da pessoa, a partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para tanto, retoma aspectos da contribuição histórica de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Maria Nilde Mascellani para a construção da escola universal, laica, pública e de formação humana integral. Sublinha as relações entre educação e democracia e recupera a memória recente das políticas públicas, sobretudo do Programa Mais Educação e do Programa Novo Mais Educação, explicitando um horizonte de disputas que dizem respeito não só ao trabalho das instituições escolares mas ao próprio projeto de sociedade. |
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