Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Lígia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/169
Resumo: Estudo de representações do artista na produção ficcional de Judith Grossmann, considerando-se a sua identidade judaica e mediante entrecruzamentos de personagens com fragmentos biográficos da escritora. Na diversidade das personagens que se aproximam em retomadas e migrações no processo de construção desses textos, encontra-se subjacente a figura do artista. A partir dos arquétipos judaicos do êxodo e do anseio pela terra prometida, observa-se a própria ideia de deslocamento, de trânsito, de exílio, em que o processo de ficcionalização do artista o coloca e que resultará num sujeito andarilho, peregrino, desterritorializado, em infindável périplo por espaços geográficos ficcionalmente arquitetados e pelos signos linguísticos constituintes da sua literatura. Embora nem sempre os temas e personagens tenham relação com judaísmo, as imagens construídas na ficção o conservam, inclusive em diálogos com textos bíblicos. O Antigo Testamento situa-se, portanto, como uma das vias de acesso à construção de tal identidade e, nos textos da escritora, aparece em forma de citação ou de paródia, na sua função de um texto referência, ou mediante a migração de suas figuras históricas ou arquetípicas para o espaço ficcional, bem como da utilização de seus temas. O corpus selecionado para este estudo abrange romances, contos e depoimentos de Grossmann.
id UNEB-4_6a3eb4bd813e2bfe40b15d74fdbeebf6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/169
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith GrossmannJudith GrossmannEscritorFicçãoMigraçõesJudaísmo Estudo de representações do artista na produção ficcional de Judith Grossmann, considerando-se a sua identidade judaica e mediante entrecruzamentos de personagens com fragmentos biográficos da escritora. Na diversidade das personagens que se aproximam em retomadas e migrações no processo de construção desses textos, encontra-se subjacente a figura do artista. A partir dos arquétipos judaicos do êxodo e do anseio pela terra prometida, observa-se a própria ideia de deslocamento, de trânsito, de exílio, em que o processo de ficcionalização do artista o coloca e que resultará num sujeito andarilho, peregrino, desterritorializado, em infindável périplo por espaços geográficos ficcionalmente arquitetados e pelos signos linguísticos constituintes da sua literatura. Embora nem sempre os temas e personagens tenham relação com judaísmo, as imagens construídas na ficção o conservam, inclusive em diálogos com textos bíblicos. O Antigo Testamento situa-se, portanto, como uma das vias de acesso à construção de tal identidade e, nos textos da escritora, aparece em forma de citação ou de paródia, na sua função de um texto referência, ou mediante a migração de suas figuras históricas ou arquetípicas para o espaço ficcional, bem como da utilização de seus temas. O corpus selecionado para este estudo abrange romances, contos e depoimentos de Grossmann. Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/16910.35499/tl.v0i4.169Tabuleiro de Letras; n. 4 (2012): LINGUAGENS, CULTURA E SOCIEDADE2176-578210.35499/tl.v0i4reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/169/119Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTelles, Lígia2019-06-02T02:55:41Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/169Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:41Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
title Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
spellingShingle Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
Telles, Lígia
Judith Grossmann
Escritor
Ficção
Migrações
Judaísmo
title_short Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
title_full Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
title_fullStr Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
title_full_unstemmed Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
title_sort Sujeitos errantes: um percurso pela ficção de Judith Grossmann
author Telles, Lígia
author_facet Telles, Lígia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Judith Grossmann
Escritor
Ficção
Migrações
Judaísmo
topic Judith Grossmann
Escritor
Ficção
Migrações
Judaísmo
description Estudo de representações do artista na produção ficcional de Judith Grossmann, considerando-se a sua identidade judaica e mediante entrecruzamentos de personagens com fragmentos biográficos da escritora. Na diversidade das personagens que se aproximam em retomadas e migrações no processo de construção desses textos, encontra-se subjacente a figura do artista. A partir dos arquétipos judaicos do êxodo e do anseio pela terra prometida, observa-se a própria ideia de deslocamento, de trânsito, de exílio, em que o processo de ficcionalização do artista o coloca e que resultará num sujeito andarilho, peregrino, desterritorializado, em infindável périplo por espaços geográficos ficcionalmente arquitetados e pelos signos linguísticos constituintes da sua literatura. Embora nem sempre os temas e personagens tenham relação com judaísmo, as imagens construídas na ficção o conservam, inclusive em diálogos com textos bíblicos. O Antigo Testamento situa-se, portanto, como uma das vias de acesso à construção de tal identidade e, nos textos da escritora, aparece em forma de citação ou de paródia, na sua função de um texto referência, ou mediante a migração de suas figuras históricas ou arquetípicas para o espaço ficcional, bem como da utilização de seus temas. O corpus selecionado para este estudo abrange romances, contos e depoimentos de Grossmann.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/169
10.35499/tl.v0i4.169
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/169
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i4.169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/169/119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 4 (2012): LINGUAGENS, CULTURA E SOCIEDADE
2176-5782
10.35499/tl.v0i4
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211678988599296